Durante encontro realizado nesta quarta-feira, 6, na sede do Ministério Público do Tocantins, com representantes dos órgãos que integram à rede de proteção, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, enfatizou sobre o papel fundamental da parceria do TJ em programas no âmbito municipal e assegurou: “Faremos tudo o que for possível para a atuação plena e eficaz do município”.
“É a primeira vez que temos um prefeito engajado nesta temática”, comentou o promotor de justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Sidney Fiori Júnior, referindo-se à participação de Eduardo Siqueira Campos, na reunião.
A titular da Semas, Polyanna Siqueira Campos, pontuou a atuação da gestão nos serviços de atendimento às crianças e adolescentes acometidos pela violência. “Estamos trabalhando para garantir um ambiente seguro e acolhedor para que eles não tenham medo de relatar seus traumas e possam superá-los”.
A superintendente de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Ação Social, Marlucy Albuquerque, destacou a importância do diálogo entre os órgãos parceiros. “Fortalece o nosso trabalho de proteção social e acompanhamento dessas crianças e adolescentes que passam pelos mais diversos tipos de violência”, afirmou.
Termo de Cooperação
A cooperação técnica é celebrada entre o Tribunal de Justiça do Tocantins, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado, Prefeitura de Palmas e Governo Estadual. Em abril, o TJ informou o encerramento da sua participação no Programa de Escuta Especializada, que está prevista para o próximo dia 15, mas o magistrado espera que o trabalho continue. “O Judiciário fará todo o possível para em conjunto termos a continuidade desses serviços”, antecipou o juiz da Infância e Juventude de Palmas, Adriano Gomes.