ALETO
Presidente da Aleto reafirma compromisso do Legislativo no combate à discriminação racial

No dia 3 de julho, comemora-se o aniversário de mais de 70 anos da aprovação da Lei n° 1.390, também conhecida como Lei Afonso Arinos, que representou a primeira legislação de combate à discriminação racial no Brasil. Neste Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, o deputado Amélio Cayres (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), reitera o papel fundamental do parlamento na luta contra o preconceito e na criação de mecanismos que promovam a igualdade racial entre todos os cidadãos.
Ciente de que 70% da população tocantinense é composta por indivíduos negros (considerando pretos e pardos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE), além de existirem mais de 40 comunidades quilombolas reconhecidas e aproximadamente 14 mil indígenas no estado, o deputado destaca a responsabilidade da Assembleia Legislativa em garantir os direitos dessas populações. Para ele, é um dever e uma obrigação assegurar dignidade, justiça social e igualdade racial por meio da criação, aprovação e promoção de leis efetivas.
Há 15 anos, o deputado apresentou um requerimento solicitando a criação de uma secretaria especial para os povos indígenas, que foi atendido durante o governo de Wanderlei Barbosa. A criação dessa Secretaria, neste ano, é resultado da compreensão e ação justa do governador Wanderlei, que não apenas atende às demandas dos povos indígenas, mas também das comunidades tradicionais, como os quilombolas, que enfrentam significativo preconceito. Amélio Cayres enfatiza que a Assembleia Legislativa estará sempre aberta para votar e garantir leis que assegurem a igualdade de direitos para todas essas populaçõe
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
Cayres participou da festividade ao lado do deputado federal Vicentinho Júnior, os estaduais Luciano Oliveira e Wiston Gomes e do prefeito Clayton Paulo.
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO3 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento3 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção