ALETO
Presidente da Aleto recebe mais de 50 deputados para reunião do Parlamento Amazônico

Durante a 4ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico, sediada na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nesta quinta-feira, 22, o presidente da Casa de Leis, deputado Amélio Cayres (Republicanos) destacou a necessidade de conservação da Amazônia caminhando junto com desenvolvimento da região, para uma boa utilização das riquezas possibilitando melhorias ao povo brasileiro.
“Nos aprofundamos em debates importantes, não só a reforma Agrária mas também outras situações que necessitam do nosso olhar atento, como a exploração do petróleo na Amazônia que está sendo vetada, uma discussão madura e necessária também sobre o Pedral do Lourenço que está impedindo a implantação da Hidrovia Araguaia Tocantins. Ficamos felizes em recebê-los e saber que temos essa união para buscar formas de sanar esses problemas e continuar conservando, mas também trazendo desenvolvimento à Amazônia Legal”, declarou o chefe do Legislativo tocantinense.
“Agradeço a todos os estados por escolherem nossa humilde, mas bela cidade de Palmas para sediar este Encontro. A Assembleia sempre está de portas abertas para recepcioná-los e o que fica é o sentimento de amizade, de respeito e um debate saudável em busca de melhorias para nossa Amazônia Legal”, frisou.
Amélio ainda fez um apelo aos parlamentares da Amazônia para os próximos encontros. “Que daqui possam ser extraídos frutos que irão repercutir bem nas nossas regiões e, inclusive, deixo como sugestão para reunião de outubro, que possamos também conclamar nossos representantes federais para participarem. Eles estão em Brasília discutindo as causas nacionais, mas precisam ter conhecimento mais próximos das demandas da base, pois somos nós, os deputados estaduais, que estamos rotineiramente nas cidades, vendo as necessidades do povo e tendo uma conexão direta com o eleitor”, complementou.
A reunião contou com a concessão da mais alta condecoração da Aleto ao deputado pelo Amazonas, Sinésio Campos, que recebeu a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo das mãos do presidente Amélio Cayres, em reconhecimento ao seu trabalho como um dos fundadores do Parlamento e em prol da Amazônia Legal.
Além da presidente do Parlamento Amazônico, deputada do Amapá, Edna Auzier, e do vice-presidente, deputado pelo Tocantins, Nilton Franco, participaram do Encontro mais de 50 deputados dos estados que compõem a Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso, bem como representantes estaduais e nacionais ligados aos temas debatidos.
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
ALETO
Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) publicou, nesta segunda-feira, 1º de setembro, decreto administrativo com a nomeação de 18 novos servidores aprovados no concurso público para exercício em cargos efetivos de analista e técnico legislativo em diversas áreas de atuação. O documento pode ser consultado na edição nº 4.097 do Diário Oficial Eletrônico da Aleto, neste link: https://www.al.to.leg.br/diario .
Foram nomeados dez servidores da carreira de analista legislativo, distribuídos nas áreas de administração, análise de sistema, ciências econômicas, direto, jornalismo, publicidade, revisão e web designer. Já na carreira de técnico legislativo, foram nomeados oito servidores, distribuídos nas áreas de assistência administrativa, audioeditoração, fotografia, design gráfico, enfermagem e segurança do trabalho.
Os servidores nomeados têm o prazo de até 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para entrar em exercício. Caso tenha necessidade, o servidor poderá protocolar documento solicitando a prorrogação do prazo de posse por mais 30 dias.
Documentação
A relação completa de documentos, certidões, declarações e exames exigidos para posse dos candidatos aprovados no concurso público está disponível no Decreto Administrativo nº 629/2025, publicado no DOE da Aleto em 21 de março de 2025.
Os documentos devem ser apresentados em via original e cópias autenticadas em cartório ou pelo servidor responsável pelo seu recebimento na Coordenadoria de Registro de Cadastro Funcional da Diretoria de Pessoal da Aleto. A norma exige que os documentos sejam apresentados de forma legível, sem emendas, rasgos e rasuras, sendo permitida a regularização mediante apresentação de novos documentos pelo empossando.
Os manuais, formulários e declarações exigidos para a posse poderão ser obtidos no site da Assembleia Legislativa, neste link: https://www.al.to.leg.br/documentos
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO3 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Palmas5 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos esclarece atuação em emendas destinadas à compra de cestas básicas na pandemia