conecte-se conosco

Tocantins

Professor do IFTO, Campus Palmas, lança livro de crônicas sobre autismo

Publicadas

sobre

Crônicas Espectrais: Notas sobre o TEA reflete sobre neurodiversidade e autodescoberta

O professor e pesquisador Luciano de Jesus Gonçalves, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Palmas, lança, em pré-venda, seu livro de estreia na prosa, Crônicas Espectrais: Notas sobre o TEA, pela Editora Patuá. A obra propõe um espaço de reflexão sobre crises pessoais e sociais, abordando temas como saúde mental, neurodiversidade, envelhecimento e os desafios do equilíbrio emocional e financeiro.

A narrativa parte de uma experiência pessoal do autor. Aos 39 anos, em meio a noites insones e dificuldades financeiras, Luciano decide listar todos os seus fracassos e problemas de saúde. O que começa como um inventário pessoal culmina em uma descoberta inesperada: o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir dessa revelação, o autor reavalia sua trajetória, ajusta seus hábitos e explora as implicações de viver consciente de sua neurodiversidade.

Com posfácio da professora doutora e pesquisadora Aline Novais de Almeida, o livro traz uma jornada de autodescoberta narrada com humor ácido, lucidez e sensibilidade. Entre reflexões sobre medicina, sanidade, envelhecimento e identidade, Luciano apresenta uma escrita envolvente que transforma o cotidiano em matéria-prima para o entendimento de si e do mundo. Com base em sua própria experiência, ele convida o leitor a enxergar além dos rótulos, trazendo um relato ao mesmo tempo pessoal e universal.

Como presente de aniversário para si mesmo, Luciano celebra seus 40 anos com uma visão otimista: “A festa está apenas começando”, comemora.

A pré-venda do livro está disponível no site da Editora Patuá e, em breve, também na Amazon. O texto “Tudo bem! Ele é autista”, que abre Crônicas Espectrais: Notas sobre o TEA, foi publicado no portal UOL em 2 de abril de 2024, data em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

“Escrever Crônicas Espectrais foi como organizar o caos interno e dar sentido às minhas vivências. O diagnóstico de TEA não apenas revelou quem eu sou, mas também abriu caminhos para entender melhor minhas relações com o mundo. Espero que essas crônicas ressoem com leitores que também buscam se compreender em meio às adversidades”, conclui o autor. O lançamento oficial em Palmas está previsto para o início de março.


Sobre o autor
Nascido em Teixeira de Freitas, Bahia, Luciano de Jesus Gonçalves é doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre e graduado em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Há 15 anos, pesquisa a obra de Samuel Rawet, escritor judeu-polonês naturalizado brasileiro. Atualmente, é professor de Português e Literatura no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Palmas. Crônicas Espectrais: Notas sobre o TEA marca sua estreia como escritor de prosa.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda