Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO

Primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karinne Sotero no lançamento programa Cuidar - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta segunda-feira (1º) do lançamento do Programa AlimenTO, iniciativa do Governo do Tocantins voltada à transferência de renda e segurança alimentar. O programa beneficiará 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todos os 139 municípios do estado e foi instituído por Medida Provisória publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O programa prevê a transferência direta de R$ 250 mensais, via Cartão AlimenTO, com prioridade para famílias inscritas no Cadastro Único, especialmente aquelas chefiadas por mulheres e com crianças de 0 a 6 anos. Além de garantir acesso à alimentação adequada, a iniciativa também prevê acompanhamento nutricional, fortalecimento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisan) e ações socioeducativas sobre alimentação saudável.

Fortalecimento da economia local

Os alimentos poderão ser adquiridos no comércio local credenciado, estimulando a economia regional e fortalecendo a agricultura familiar. O benefício terá duração inicial de 12 meses, período em que será realizada avaliação para verificar a permanência das famílias em situação de insegurança alimentar.

Declarações

O governador Wanderlei Barbosa celebrou o avanço social representado pelo novo programa:

Governador Wanderlei Barbosa celebrou mais um avanço do Governo, com o programa que vai atuar no âmbito da segurança alimentar - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

“Estamos colocando em prática um programa essencial, que atende famílias que mais precisam, especialmente aquelas com crianças, idosos ou pessoas com deficiência. É uma ação de cuidado, justiça social e compromisso com a dignidade das pessoas”, afirmou.

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Valderez Castelo Branco, destacou a importância da integração entre as secretarias e agradeceu o empenho da primeira-dama:

Titular da Setas, Valderez Castelo Branco, destacou a relevância da política pública para beneficiar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade - Josy Karla/Governo do Tocantins

“O AlimenTO reafirma o compromisso do Governo do Tocantins, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, em fortalecer as políticas sociais e garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade. Integrado à Rede Cuidar, ele representa cuidado, acolhimento e esperança. Agradecemos de forma especial à primeira-dama Karynne Sotero, cuja dedicação e sensibilidade têm sido fundamentais para a construção de políticas que colocam as pessoas no centro das ações do estado.”

Condicionalidades

  • Manter crianças na escola com frequência mínima de 85%;
  • Manter vacinação em dia;
  • Realizar pré-natal;
  • Participar do monitoramento nutricional;
  • Estar inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até R$ 218.

Estrutura de execução

O Programa AlimenTO será executado pela Setas, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), por meio da Rede Cuidar, e terá o apoio de instituições como o Fecoep, Consea, Caisan, UFT e os Cras.

👉 O Programa AlimenTO chega para assegurar dignidade e segurança alimentar a milhares de famílias tocantinenses. Acompanhe mais novidades no Portal Jaciara Barros.

 

 

Publicidade

Portal Jaciara Barros - Anuncie Aqui