conecte-se conosco

Faet e Senar

Programa da FAET qualifica líderes rurais

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

“Essa capacitação fez com que a gente abrisse os olhos para as possibilidades de melhoria da nossa gestão e também no relacionamento com os produtores rurais”. A avaliação é do presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos, Francisco Tozzati, ao final do 3º módulo do programa “Capacita Sindicato Rural”, realizado em Palmas.

O programa é uma iniciativa do Sistema FAET/Senar que está qualificando cerca de 30 dirigentes sindicais do Tocantins com o objetivo de estimular e fortalecer a liderança e gestão nas entidades rurais. Já foram realizados três módulos de capacitação e duas viagens técnicas a outros estados.

Segundo o palestrante que ministrou o curso, o mestre em Administração e especialista em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Celso Garcia, o curso foi baseado em alicerces construídos com foco no sistema: o autoconhecimento e a visão estratégica para o sistema sindical rural. “Nesse encontro nós colocamos os participantes a pensarem no sistema sindical e entender a importância de assumir o protagonismo. Com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, os dirigentes precisam oferecer soluções para os produtores”, destacou.

Ao longo do dia foram tratados assuntos como: planejamento estratégico, análise SWOT, onde foram avaliadas as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.  Também foram trabalhados indicadores para que os líderes possam aferir os resultados que estão atingindo.

O palestrante também relembrou pontos nos encontros anteriores. “No primeiro pilar, os líderes discutiram perfil e estilo de liderança. No segundo, eles tiveram o entendimento do papel da comunicação, da escuta ativa e do feedback, no exercício da liderança, como forma de melhorar suas relações interpessoais”, destacou.

No final da capacitação, o  presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, disse que o próximo passo do programa é a realização das consultorias de planejamento individual com os sindicatos rurais. “Como parte da capacitação, o sistema vai oferecer um acompanhamento personalizado para entender melhor a realidade de cada sindicato. Em agosto faremos um novo encontro para avaliar os resultados”, pontuou.

O presidente do Sindicato Rural de Marianópolis, Darci Dario, comemorou o resultado do curso, afirmando que é uma forma de mostrar alternativas para melhorar a administração junto a entidade e que sem dúvidas foi uma das melhores capacitações que já participou”. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Governo Federal.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

 

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *