Turismo
Programação de fococultural e turístico em Ponte Alta do Tocantins desvenda riquezas e roteirosturísticos baseados no artesanato e saberes autênticos

A cidade de Ponte Alta do Tocantins, localizada a 148 km de Palmas e também conhecida como Portal do Jalapão, recebe nesta terça-feira, 14, projeto de foco cultural e turístico. É o projeto “Roteiro Turístico Artesanal e dos Saberes Autênticos”, onde será realizado testagem do roteiro e os visitantes serão convidados a embarcar em uma jornada pelos encantos artesanais e tradições autênticas da região.
A programação conta com apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e visita a atrativos turísticos, artesãos locais e líderes comunitários. O roteiro foi construído em parceria com a comunidade junto com a agente de roteiro turístico do Sebrae, Cláudia Roberta, consultora do Sebrae de economia criativa. “O Tocantins é rico em belezas naturais e valorizar a cultura e os saberes autênticos é essencial para preservar a identidade local, promover o desenvolvimento sustentável e proporcionar aos visitantes uma autêntica e enriquecedora experiência tocantinense”, ressalta.
Ainda de acordo com a consultora, o evento não é apenas uma viagem pelas paisagens de Ponte Alta, mas uma imersão nas habilidades artesanais que passam de geração em geração. Desde a visita à Vereda de Capim Dourado até as pitorescas bancas do Mercado Municipal, cada parada revela a riqueza cultural do nosso povo.
Tradição
De acordo com a presidente da Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense Maria do Carmo Vieira, o Roteiro Artesanal e dos Saberes Autênticos de Ponte Alta ressalta a importância de manter vivas as tradições locais. “Resgatam as tradições que nossos antepassados nos transmitiram e esses saberes nos capacita a continuar transmitindo para as novas gerações e mostrá-los que é possível empreender com essas modalidades”, afirma.
Gestora do Artesanato no Sebrae, Celina Soares complementa que a rota turística dos saberes autênticos tem a proposta de apresentar aos visitantes de Ponte Alta do Tocantins o artesanato como importante manifestação cultural. “Mostra como o artesão transforma os valores e a identidade daquele povo em objetos e lembranças”, explica.
O evento acontece no mês de aniversário da cidade de Ponte Alta do Tocantins, quando o município celebra 65 anos de história. Esta é uma das ações do projeto Agente de Roteiro Turístico (ART), que possui ainda diversas vertentes de atuação. A realização é da empresa Cerrado Criativo à serviço do Sebrae Tocantins, sendo uma das ações do projeto Agente de Roteiro Turístico (ART).
Programação:
14h30: Ponto de Partida
Local: CAT – Centro de Atendimento ao Turista de Ponte Alta do Tocantins.
15h00: Visita a Vereda de Capim Dourado
Local: Fazenda da Dulcimar
15h45: Visita a Banca da Maninha (Mel Flor do Cerrado)
Local: Mercado Municipal
Duração Prevista: 15 minutos
16h00: Oficina de Capim Dourado – Ateliê da Família Guedes Capim Dourado Business
16h40: Visita e Compras
Lojas: Coconha Capim Dourado e Cabana Capim Dourado
Área: Associação de Capim Dourado
18h00: Apresentações Culturais
18h00: Folia do Divino
18h30: Azibo Capoeira
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi