Esportes
Projeto de inclusão social encerra com competição esportiva
O projeto Inclusão Social Através do Futebol, desenvolvido pela Associação Atlética Atenas e apoiado pelo Instituto EDP, está sendo finalizado após nove anos de atividades. O encerramento será marcado por um torneio de futebol realizado em três cidades onde o projeto é executado e que contará com a participação de 20 times formados pelos alunos que integram o projeto. O projeto beneficiou 300 crianças, entre meninos e meninas, nos municípios de Palmas, Miracema e Peixe.
O objetivo foi incluir socialmente crianças e adolescentes, melhorando a qualidade de vida e a educação através do futebol. Além das atividades esportivas, foram oferecidos acompanhamento e reforço escolar para os estudantes, a fim de melhorar a qualidade do ensino. Durante os 10 meses de iniciativa, foram trabalhados a coordenação motora, aptidão física, posicionamento tático, orientação corporal, domínio de bola com treinos coletivos e jogos de competição. Paralelamente, foram realizadas atividades pedagógicas e de reforço escolar com as crianças, ensinando matemática, português (gramática e ortografia), leitura, interpretação e produção de texto.
O projeto também realizou outras ações, como o Dia da Mulher, jogos amistosos entre pais e alunos, palestras sobre diversos temas do eixo de saúde, sobre o consumo consciente de energia elétrica, Copinha Regional de Futebol de Campo em Paranã e gincanas pedagógicas. O Instituto EDP, responsável por coordenar as ações socioambientais da Investco e Enerpeixe no Tocantins, é a organização que apoia o projeto.