Turismo
Projeto de inventariação e capacitação valoriza patrimônio histórico

Foram percorridos 49 municípios de norte a sul do Estado, em mais de seis meses de trabalho.
Jovem em sua composição política e administrativa, mas com uma rica trajetória que supera três séculos, desde a colonização da região central do País, o Tocantins se equilibra entre o mundo contemporâneo, representado por sua Capital, Palmas, e a preservação de referências herdadas a partir do período colonial, representadas pelas cidades históricas. Para garantir que essa rica trajetória não se perca, o Governo do Estado deu início, em 2022, a um importante projeto, o Circuito de Patrimônio e Memória do Estado do Tocantins.
O Circuito foi desenvolvido pela Superintendência de Cultura, por meio da Gerência de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, com o objetivo de preservar e divulgar festas e eventos tradicionais, bem como edificações históricas e culturais tocantinenses. Dividido em duas modalidades, percorreu 49 municípios de norte a sul do Estado, em mais de seis meses de trabalho. Além da coleta de informações para o inventário das festas e eventos culturais para divulgação na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), também levou capacitação aos gestores culturais municipais visando a inclusão de Festas e Eventos Tradicionais no Calendário Cultural do Estado do Tocantins.
“Este projeto resume dois propósitos de alta relevância, a preservação da rica tradição cultural de nossos municípios e o desenvolvimento de estratégias de atração turística, revelando que o Tocantins, além de belezas naturais excepcionais reúne outras virtudes capazes de manter os visitantes no Estado por períodos mais prolongados”, afirma do secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, ao ressaltar que ações como esta sintonizam com a visão do governador Wanderlei Barbosa, pois colaboram com a geração de emprego e renda, por meio de uma extensa cadeia de atividades da economia criativa.
Autonomia
Segundo a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artísitico e Cultural, Alline Alves Santos da Silva, este projeto é de fundamental importância para o conhecimento, a catalogação, a preservação, a divulgação e o fomento das festas e monumentos culturais do Tocantins. “Também contribui para dinamizar o fluxo do turismo cultural nos municípios, pois todos os dados culturais serão disponibilizados na Plataforma Integrada de Turismo do Estado, o que vai atrair turistas do País inteiro, gerando emprego e renda para os empreendedores que atuam no setor cultural e contribuindo para toda a economia da cidade”, comemora, lembrando que outro ponto importante do projeto é o acesso direto dos gestores municipais à Plataforma, dando a eles autonomia para atualizar constantemente a divulgação das informações.
Repercussão
Bruna Menezes, gestora da pasta de Cultura e Turismo de Natividade, lembra que a cidade a mais antiga do Tocantins se destaca na preservação do patrimônio cultural, tanto edificado, com seu rico conjunto arquitetônico, mas sobretudo nas manifestações culturais. “Quando a gente fala de cultura nós chamamos a responsabilidade para diversos atores. A própria Constituição prescreve ao Estado o dever de promover a cultura, que é essencial para o desenvolvimento da identidade regional e nacional e também para a educação e o lazer. Então, essa é uma responsabilidade dos entes federados. Com isso, a parceria que nós temos com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Turismo é imprescindível para fortalecer os saberes, os fazeres, o patrimônio material e imaterial, além de fomentar o desenvolvimento socioeconômico e a salvaguarda das nossas tradições”, pontua.
Secretário de Turismo e Cultura de Lagoa da Confusão, Leandro Henrique Alves Gama, comemora a parceria do município com a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, ressaltando o reconhecimento de valores culturais que poderão ser alinhados aos atrativos naturais do município que é porta de entrada da maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. “A inventariação cultural vai ser muito importante para o nosso município, para fortalecer a parte cultural por meio dessa ação envolvendo Estado e município”, afirma.
Municípios beneficiados
Aliança, Almas, Alvorada, Araguanã, Araguatins, Aguiarnópolis, Arraias, Buriti do Tocantins, Couto Magalhães, Dianópolis, Fátima, Filadélfia, Itacajá, Jaú, Juarina, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Natividade, Novo Acordo, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paraiso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Peixe, Pequizeiro, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Rio da Conceição, Rio dos Bois, Rio Sono, Sandolândia, Santa Rita, Santa Tereza, São Félix do Tocantins, São Salvador, Silvanópolis, Tabocão, Taguatinga, Taipas, Talismã, Tocantínia, Tocantinópolis, Tupirama e Xambioȧ.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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