Governo do Tocantins
Promovida pelo Governo do Tocantins, seleção para intercâmbio cultural em Barcelona recebe inscrições até domingo, 22

São considerados aptos a concorrer ao intercâmbio todos os que ingressaram no programa Jovem Trabalhador até o dia 31 de março de 2024
Cláudio Duarte/Governo do Tocantins
Os jovens participantes do programa estadual de promoção do primeiro emprego, Jovem Trabalhador, têm até este domingo, 22, para se inscreverem no intercâmbio cultural que ocorrerá em Barcelona, na Espanha, entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2024. O Governo do Tocantins, por meio da empresa contratada para executar o Programa, Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), selecionará entre os inscritos 10 jovens, por ampla concorrência, para participarem do intercâmbio.
As inscrições podem ser realizadas até às 18 horas deste domingo, 22, no endereço www.jovemtrabalhadorto.org.br. A escolha dos participantes do intercâmbio será realizada por meio das notas, desempenho escolar, assiduidade no projeto, entre outras análises.
O secretário da Setas, Jonis Calaça, destaca que o intercâmbio tem grande relevância para a vida profissional desses jovens e que a escolha do modo de seleção de quem participará da viagem à Barcelona possibilita que todas as microrregiões do Tocantins possam ser representadas. “A divisão do Estado em dez microrregiões geográficas possibilita que os jovens, de todas elas, que estejam inscritos no Programa, tenham a chance de participar e serem selecionados”.
As microrregiões geográficas do Estado são: Bico do Papagaio, com 25 municípios; Araguaína, com 17 municípios; Guaraí, com 12 municípios; Miracema do Tocantins, com 12 municípios; Rio Formoso, com 13 municípios; Gurupi, com 14 municípios; Palmas, com 11 municípios; Jalapão, com 15 municípios; Natividade, com 11 municípios; e Dianópolis, com nove municípios agregados.
Cada jovem que for selecionado para o intercâmbio terá direito a uma passagem, sem acompanhante, com todas as despesas pagas (aéreo, deslocamento, hospedagem, alimentação e passeios previamente estabelecidos) pelo período de cinco dias.
Programa Jovem Trabalhador
Iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep/TO), o Programa Jovem Trabalhador é considerado o maior programa de primeiro emprego no Norte do Brasil e tem por objetivo inserir 3 mil jovens no mercado de trabalho, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade social, que tenham idade entre 16 e 21 anos, e sejam residentes no Estado.
O Programa já contratou mais de 2,8 mil jovens desde a sua criação e, somente, de janeiro a junho de 2024 foram 959 jovens e adolescentes admitidos.
O valor investido é de R$ 107.739.173,68 para três anos da execução, e o Programa atende jovens com idades entre 16 e 21 anos, que concluíram ou cursam o ensino médio em escola pública ou que seja bolsista integral, regra que também se aplica para estudante universitário.
Além de gerar emprego e renda, o Programa promove a formação dos jovens e incentiva a descoberta de novas habilidades.
Intercâmbio cultural
O Intercâmbio Cultural, promovido pelo Jovem Trabalhador, tem por objetivo fomentar, incentivar e valorizar os jovens que estejam devidamente inseridos no Programa.
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 26 de setembro de 2024, e a entrega dos documentos para agendamento e emissão de passaportes será do dia 2 a 4 de outubro. Durante o mês de outubro serão solicitados os documentos e realizados os procedimentos relativos à viagem para Barcelona que ocorre de 2 a 6 de dezembro de 2024
Serão considerados aptos a concorrer ao intercâmbio todos os jovens inscritos no Programa Jovem Trabalhador até o dia 31 de março de 2024.
Critério de Avaliação
A avaliação dos jovens ocorre em três etapas. Na primeira, a inscrição do jovem no intercâmbio, por meio do site do Jovem Trabalhador que é www.jovemtrabalhadorto.org.br; a segunda etapa será a análise das notas escolares no ensino regular ou superior, mediante apresentação do boletim escolar ou acadêmico; a terceira etapa analisa o desempenho do jovem no programa de trabalho, assiduidade no curso e atividade prática, participação nas aulas e comportamento. Para essa etapa, o jovem que concluiu o ensino regular e não está matriculado no ensino superior deverá encaminhar o histórico escolar do ensino médio. Os boletins ou históricos escolares e acadêmicos deverão ser inseridos no link disponível no ato da inscrição.
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
-
Social5 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento4 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia3 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins4 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social3 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi