Saúde e Bem Estar
QDENGA: Vacina contra dengue é disponibilizada pelo Sabin em Palmas
De acordo com o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, em 2024 foram registrados 2.911 casos de dengue e confirmadas 3 mortes causadas pela doença no Estado do Tocantins. No Brasil, os diagnósticos da doença já ultrapassaram 4,3 milhões, com incidência de 2.965 casos por 100 mil habitantes.
Em 2023, a nova vacina contra a dengue começou a ser comercializada no Brasil, se tornando um importante aliado para combater os casos da doença. Com os serviços de vacinas recém chegados no Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferta o imunizante para toda a população palmense, com disponibilidade na Unidade Matriz (Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado) e que pode ser adquirida por meio do e-commerce, com o cliente podendo agendar a administração do produto na unidade ou através do serviço móvel.
A vacina QDENGA (TAK-003), produzida pelo laboratório Takeda e já licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), protege contra todos os quatro tipos do vírus causadores da doença e apresenta maior eficácia que a atual vacina disponível no mercado.
A enfermeira responsável pelo serviço de vacinas do Sabin no Tocantins, Heryka Cavalcante, explica que o imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos de idade, prevenindo cerca de 80% dos casos gerais e apresentando uma eficácia de aproximadamente 15% superior às vacinas anteriores. “Além disso, reduz em mais de 90% a necessidade de hospitalização. O esquema vacinal é simples, consistindo em duas doses com intervalo de três meses entre elas”, complementa a profissional.
A nova vacina não elimina a necessidade de outras medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite Zika e Chikungunya. A eliminação dos criadouros do inseto continua sendo fundamental para complementar os esforços de prevenção.
Exames
A biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, explica que além das medidas de prevenção e controle da doença, é importante estar atento aos sintomas em caso de suspeitas de infecção. “A detecção precoce é fundamental para iniciar um tratamento adequado e evitar complicações e desfechos mais graves. Visite seu médico e comunique o que está acontecendo o mais rápido possível”, destaca.
Nayara conta que o Sabin possui o teste rápido, que faz esse diagnóstico na fase aguda e ativa da doença. “Especialmente indicado nos primeiros dias de sintomas, o exame tem como diferencial identificar a presença da proteína NS1 (Non-Structural Protein 1) durante os estágios iniciais da infecção”.
Uma das principais vantagens deste teste é a rapidez com que fornece resultados. “O exame de Dengue NS1 oferece diagnósticos em um tempo significativamente menor, permitindo intervenções médicas mais rápidas e eficazes, importantes devido à urgência do diagnóstico”, explica.
Alerta
A dengue é reconhecida como uma das principais causas de doenças graves com morte em crianças em alguns países da Ásia e da América Latina. Não existe tratamento específico para as formas de dengue ou dengue grave. A Organização Mundial da Saúde – OMS recomenda, além da vigilância epidemiológica, o diagnóstico e atendimento médico precoces e adequados para redução da mortalidade.