Tribunal Regional Eleitoral
RE-TO informa que Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral recebeu 5.250 apontamentos no pleito de 2024

TO, AP E RR tiveram os menores números. Dados estão em relatório divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Entre 4 de junho a 27 de outubro deste ano o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) recebeu um total de 5.250 apontamentos durante o pleito deste ano. Os números são relativos à desinformação eleitoral, dos quais 1.287 foram encaminhados aos TREs por estarem ligados a questões locais e 2.127 foram direcionados às plataformas digitais, principalmente ao WhatsApp, para análise de conteúdo e possível disparo em massa.
A ferramenta permitiu a qualquer pessoa relatar fatos inverídicos ou descontextualizados capazes de comprometer o equilíbrio ou a integridade das eleições de 2024. Todo o trabalho de triagem coube à Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação. Em pelo menos 70 apontamentos, foram realizadas diligências, que resultaram em ações como a instauração de inquéritos policiais e registros em sistemas internos para apuração.
TRE-TO
Dos 1.287 alertas encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais, o Tocantins, Amapá e Roraima tiveram os menores números, com menos de 10 apontamentos cada, e percentuais abaixo de 1%. Já o TRE-SP liderou com 432 apontamentos, representando 33,6% do total. Em seguida, o TRE-MG que registrou 156 apontamentos, correspondendo a 12,1%. Juntos, esses dois regionais representam praticamente metade dos apontamentos tratados. As regiões do Sudeste e do Sul do país foram as que registraram o maior número de alertas. Trata-se de variação significativa no número de apontamentos recebidos.
O envio aos regionais ocorreu porque o apontamento estava diretamente ligado a questões de caráter local. Esse encaminhamento foi uma medida estratégica para descentralizar o enfrentamento da desinformação, permitindo que os TREs, com conhecimento próprio e atuação local, pudessem analisar e tomar as devidas providências.
Relatório do TSE
Os dados estão no relatório do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral (PPED) apresentado nessa quarta-feira (18), aos integrantes do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O documento foi disponibilizado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet para conhecimento público.
A divulgação foi anunciada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, durante a sessão de quarta-feira, dia 18, do Supremo Tribunal Federal (STF), em que se analisava a responsabilização de provedores de internet por conteúdos de terceiros. “Devo dizer que as plataformas atuaram com o dever de cuidar, neste processo eleitoral [de 2024], sem a menor sombra de dúvida, retirando [conteúdos] antes que houvesse a notificação”, ressaltou.
O relatório apresenta um balanço das medidas e dos resultados de ações adotadas pelo Tribunal com foco nas Eleições Municipais de 2024, além de contextualizar a criação do PPED, da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) e do CIEDDE, que reúne órgãos públicos e entidades privadas, especialmente serviços de mensagem privada e plataformas de redes sociais, para garantir o cumprimento das normas relacionadas à propaganda eleitoral (Resolução TSE nº 23.610/2019).
Para monitorar, de forma ágil, a veiculação de informações falsas no pleito de 2024, incluindo as que utilizaram técnicas inovadoras como deepfakes, foi criada uma rede de comunicação em tempo real entre o TSE, os 27 tribunais regionais eleitorais (TREs), o Ministério Público Federal (MPF), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Federal (PF), a Advocacia-Geral da União (AGU), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as plataformas digitas Facebook, Instagram, WhatsApp, Threads, TikTok, Kwai, Telegram, LinkedIn e X Brasil.
Ações do TRE-TO
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) desenvolveu neste ano uma série de atividades no enfrentamento e combate à desinformação. As ações foram lideradas pela desembargadora Ângela Issa Haonat, membro substituta da Corte, que preside a Comissão de Enfrentamento à Desinformação (CEDE) no Estado.
A designação da magistrada foi feita pelo presidente do tribunal, desembargador João Rigo Guimarães, por meio da Portaria nº 128/2024 publicada na edição de 12 de abril do Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
Além de checagens e contestações feitas pela comunicação do tribunal, houve outras atividades, como o pacto feito com instituições públicas, veículos de comunicação e setores da sociedade de enfrentamento e combate à desinformação.
E mais: apresentação de orientações e alerta de conscientização durante o projeto “Transparência em Foco”, que percorreu as todas 33 zonas eleitorais em todo o Estado, com mobilização de pré-candidatos, representantes políticos, instituições públicas e sociedade. O assunto foi abordado ainda durante eventos de programas permanentes de inclusão sociopolítica voltadas às mulheres, quilombolas, indígenas e jovens estudantes.
O PodFatos, do TRE-TO, ação liderada pela desembargadora Ângela Issa Haonat foi outro ponto alto do trabalho. Nos episódios, profissionais do Direito debateram, esclareceram e conscientizaram o público sobre os impactos, malefícios e reflexos jurídicos da propagação de informações falsas, bem como alertas e orientações para detectar conteúdos suspeitos.
Clique no anexo e confira o relatório na íntegra.
Tribunal Regional Eleitoral
Posse TRE-TO 2025 define novos membros e gestão
TRE-TO dá posse a novos membros e elege mesa diretora 2025/2027. Adolfo Amaro é o novo presidente e João Rodrigues assume vice-presidência.

A posse TRE-TO 2025 marcou um novo ciclo na Justiça Eleitoral tocantinense, com a eleição do desembargador Adolfo Amaro Mendes para a presidência do tribunal.
A posse TRE-TO 2025 ocorreu na manhã desta quinta-feira (3), no auditório do TRE-TO, em Palmas. Foram empossados o novo presidente, desembargador Adolfo Amaro Mendes, e o vice-presidente, desembargador João Rodrigues Filho, que também assume a Corregedoria Regional Eleitoral.
A juíza Silvana Maria Parfieniuk foi reconduzida à Corte Eleitoral como Ouvidora Regional e Ouvidora das Mulheres+.
Eleição da mesa diretora
Utilizando urna eletrônica, os membros da Corte votaram por aclamação em Adolfo Amaro Mendes para a presidência. João Rodrigues foi empossado vice-presidente e Silvana Parfieniuk reeleita ouvidora por unanimidade.
Pronunciamentos de posse TRE-TO 2025
João Rigo Guimarães, presidente anterior, destacou a leveza da gestão. Adolfo Amaro ressaltou como pilares da nova administração: integridade, conformidade e produtividade. João Rodrigues prometeu dedicação e Silvana destacou o papel da Ouvidoria como canal de escuta da sociedade.
Autoridades presentes na posse TRE-TO 2025
A solenidade contou com a presença de autoridades como a presidente do TJTO, Maysa Vendramini Rosal; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; e a vice-presidente da OAB Tocantins, Larissa Carlos Rosenda.
Composição da nova Corte Eleitoral
Composta por sete membros titulares e substitutos, a Corte inclui juízes, desembargadores, juristas e o procurador regional eleitoral.
Tribunal Regional Eleitoral
Presidente do TRE-TO empossa novo juiz substituto à Corte Eleitoral tocantinense

Para integrar a Corte Eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães empossou nesta quarta-feira, 25, o juiz substituto Nelson Coelho Filho, na classe Juiz de Direito para o biênio 2025/2027. A solenidade ocorreu no gabinete da Presidência, após a 43ª Sessão Ordinária.
“Tenho certeza de que Vossa Excelência tem muito a contribuir para o aperfeiçoamento da Jurisdição Eleitoral e à efetivação plena dos direitos de cada cidadã e cidadão tocantinense”, destacou o desembargador durante a condução da cerimônia.
Durante os biênios 2006/2008 e 2008/2010, Nelson Coelho Filho contribuiu com a Justiça Eleitoral tocantinense, atuando em prol da democracia como juiz na 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e na 35ª ZE de Novo Acordo, também compondo a Corte Eleitoral do TRE-TO.
Compromisso com a democracia
Após o ato de posse, o novo juiz substituto destacou que a Justiça Eleitoral requer compromisso com a democracia e transparência, principalmente em momentos desafiadores. “Estar aqui nos exige muita dedicação e compromisso. Passamos por momentos difíceis, de suscitação de dúvidas indevidas sobre a lisura do processo eleitoral, mas o Tribunal tem exercido tudo com seriedade e transparência que é devida”, declarou.
O magistrado substitui a vaga deixada pela juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, que finalizou seu segundo biênio no último dia 10 de junho. Ele foi eleito durante a 9ª Sessão Ordinária Administrativa presencial do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Prestigiaram a cerimônia
Participaram da cerimônia os magistrados que compõem a Corte, o vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, a ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk, o juiz federal Wagmar Roberto Silva, o juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni, o juiz Antônio Paim Broglio, o juiz Rodrigo de Meneses dos Santos e o procurador regional eleitoral Rodrigo Mark Freitas. Na solenidade foi reforçado pelos membros que será uma honra contar com a experiência eleitoral e os serviços do novo juiz substituto.
Também estiveram presentes na solenidade o diretor-geral, Jonas Demostene Ramos; a assessora-chefe da Presidência, Marisa Batista Alvarenga Webler, o coordenador da CRE, José Machado dos Santos e a chefe de gabinete do desembargador, Kênia Cristina de Oliveira,
Perfil
Nelson Coelho Filho nasceu na cidade de Goiânia (GO), no dia 27 de setembro de 1960. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás, concluindo o curso em dezembro de 1983. Pós-Graduado em Direito Civil e Processual Civil (Unirg), em Teoria da Decisão Judicial (Esmat) e Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (Esmat). Atuou como Advogado em Goiânia (GO) de 1984 a 1989, no escritório de Advocacia Dr. José Gonçalves da Cunha e Dr. José Porfírio Teles. Ingressou na Magistratura tocantinense em setembro de 1989, com atuação nas Comarcas de Miracema, Formoso do Araguaia, Miranorte, Gurupi e Palmas.
O empossado exerceu a função de Juiz Eleitoral na 15ª Zona Eleitoral de Formoso do Araguaia, na 28ª Zona Eleitoral de Miranorte, 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e 35ª Zona Eleitoral de Novo Acordo. Atuou como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins no biênio 2006-2008, sendo reconduzido para o biênio 2008-2010. Atualmente é titular da 2ª Vara de Família e Sucessões e, também, Membro/ Presidente da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais e da Fazenda Pública – 3º Gabinete. Honrarias: Título de cidadão honorário de Miracema do Tocantins (TO) e Medalha Tiradentes da Polícia Militar do Tocantins.
Tribunal Regional Eleitoral
Juiz Nelson Coelho Filho toma posse no TRE-TO dia 25
Juiz Nelson Coelho Filho tomará posse como membro titular do TRE-TO no dia 25, assumindo vaga na classe Juiz de Direito para o biênio 2025/2027.

A Corte Eleitoral tocantinense receberá um novo membro substituto na próxima quarta-feira, 25 de junho. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) dará posse ao juiz Nelson Coelho Filho, que assume vaga na classe Juiz de Direito, para o biênio 2025/2027, em solenidade marcada para as 10h30, no gabinete da Presidência.
Histórico e experiência na Justiça Eleitoral
Eleito durante a 9ª Sessão Ordinária Administrativa Presencial do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), realizada no último dia 5, o magistrado ocupará a vaga deixada pela juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, que se desligou da Corte no dia 10 de junho.
Com uma trajetória consolidada na Justiça Eleitoral, Nelson Coelho Filho já atuou como juiz na 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e na 35ª ZE de Novo Acordo. Ele também integrou a Corte Eleitoral do TRE-TO nos biênios 2006/2008 e 2008/2010.
Estrutura da Corte Eleitoral do Tocantins
Membros titulares:
- Desembargador João Rigo Guimarães (presidente)
- Desembargador Adolfo Amaro Mendes (vice-presidente)
- Juíza Silvana Maria Parfieniuk (ouvidora)
- Juiz Federal Wagmar Roberto Silva
- Juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni
- Juiz Antônio Paim Broglio
- Juiz Rodrigo de Meneses dos Santos
- Procurador Regional Eleitoral Rodrigo Mark Freitas
Membros substitutos:
- Desembargadora Ângela Issa Haonat
- Juiz Igor Itapary Pinheiro
- Juíza Hélvia Túlia Sandes Pedreira
- Juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro
- Juiz Renan Albernaz de Souza
- Procurador Álvaro Lotufo Manzano
- Juiz Nelson Coelho Filho (a partir de 25 de junho)
-
Turismo5 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Turismo5 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Palmas5 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro