Entretenimento
Reabertura da ETI João Beltrão: Uma nova era para a educação em Taquaruçu Grande

A Escola de Tempo Integral (ETI) João Beltrão, situada na Rodovia TO-020, KM 08, no distrito de Taquaruçu Grande, foi reaberta e entregue à comunidade nesta segunda-feira, 1º de julho. Com capacidade para atender 212 crianças, a unidade educacional passou por uma reforma completa e ampliação para atender às famílias das regiões de chácaras próximas e dos loteamentos Alto da Serra e Coqueirinho. O investimento, de mais de R$ 370 mil, foi realizado com recursos próprios da prefeitura de Palmas.
Educação Integral e Inclusiva
A ETI João Beltrão vai atender crianças da Pré-escola I e II da Educação Infantil, e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a partir do segundo semestre letivo. Durante a cerimônia de reabertura, a prefeita Cinthia Ribeiro destacou a importância de preservar a estrutura já existente, valorizando a história da comunidade local. “Mantivemos o prédio original, mas revitalizamos e modernizamos a escola. Isso é fruto do investimento dos impostos que pagamos para trazer uma melhoria aos moradores de Taquaruçu Grande. Precisamos reconhecer a história de cada pessoa, assim como nosso legado será lembrado”, afirmou a prefeita.
Uma Inauguração Diferenciada
O secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, ressaltou que a reabertura da ETI João Beltrão é mais do que uma simples oferta de vagas. “A comunidade local cresceu muito e a única escola da região, a ETI Fidêncio Bogo, não era suficiente. Esta reestruturação é um recomeço de uma história muito bonita, que faremos tudo para preservar e que esperamos nunca mais seja interrompida”, pontuou.
Impacto na Comunidade
A médica Miriam Silva Rocha dos Santos Nascimento, moradora da região, elogiou a nova estrutura e já planeja matricular sua filha Sofia na ETI João Beltrão. “Essa escola vai ajudar muito, especialmente os que moram mais distante. Ficou muito linda. Parabéns à prefeitura por conseguir reestruturar e dar uma cara nova, é um grande ganho para a comunidade”, disse Miriam.
História e Resiliência
Geovana Pereira da Silva Carneiro, servidora lotada na ETI João Beltrão desde 2010, compartilhou sua alegria ao ver a escola revitalizada. “Meu primeiro emprego foi aqui, e para mim é motivo de muita alegria ver como ficou linda. Estou muito feliz com toda essa estrutura ampliada e reformada. Será um prazer trabalhar aqui novamente, com muito amor e carinho”, comemorou.
Detalhes da Reforma
A reforma incluiu a revitalização do pátio, nova pintura das salas de aula, manutenção do telhado, substituição do forro, revisão geral da parte elétrica e troca de todo o piso por porcelanato. A cerimônia de reabertura contou com a presença de deputados estaduais, vereadores, lideranças e membros da comunidade local.
Raízes Históricas
A ETI João Beltrão tem raízes históricas anteriores à criação de Palmas, pertencendo inicialmente ao município de Porto Nacional. Em 1989, com a fundação de Palmas, as três escolas da comunidade foram unificadas no processo de nucleação. A escola foi inaugurada em 20 de maio de 1991 e recebeu o nome em homenagem ao pai do doador do terreno, Ademar Nepomuceno. Em 2009, a escola passou a oferecer educação em tempo integral, mas foi desativada em 2019 devido à necessidade de reforma estrutural. A demanda crescente por matrículas levou à reabertura e ampliação da escola, atendendo agora às necessidades da comunidade.
Entretenimento
Quadrilhas do Tocantins disputam o Prêmio Melhores do Ano 2025
No Bless Centro de Eventos em Palmas, sábado 23 de agosto às 19h30, quadrilhas do Tocantins disputam 10 categorias no Prêmio Melhores do Ano 2025. Homenagem a Maria de Jesus Neres da Silva.

As quadrilhas juninas do Tocantins ocupam o centro das atenções neste sábado, 23 de agosto, às 19h30, no Bless Centro de Eventos, em Palmas. É a realização do Prêmio Melhores do Ano 2025, uma noite dedicada a celebrar talento, dedicação e a força cultural dos grupos que mantêm viva a identidade junina. O prêmio conta com patrocínio de edital da Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura.
Homenagem
A premiação deste ano leva o nome Prêmio Melhores do Ano 2025 — Maria de Jesus Neres da Silva, primeira marcadora de quadrilha junina do Tocantins, reconhecendo seu legado para o movimento junino.
Categorias
- Melhor Quadrilha
- Melhor Casamento Tema
- Melhor Coreografia
- Melhor Figurino
- Melhor Repertório Musical
- Melhor Equipe de Apoio
- Melhor Marcador
- Melhor Casal de Noivos
- Melhor Casal de Reis
- Melhor Rainha
Quadrilhas concorrentes
Malacabados, Encanto do Luar, Tradição Matuta, Império Nordestina, Estação Arte e Cultura EAC Junina, Encanto Luar, Cafundó do Brejo, Arrasta Pé do Liberdade, Matutos da Noite e São João das Palmas.
Avaliadores e atrações
O júri reúne profissionais do Tocantins e de outros estados como Wênia Sonály Mnezes PB, Hallyson Melo PE, Monyele Nascimento DF, Kelcya Almeida PI e Ana Dias PA. A noite terá shows de Viny da Maré e DJ Tom.
Como serão escolhidos os vencedores
A escolha acontecerá em duas etapas. Primeiro, um júri técnico definirá os finalistas. Em seguida, haverá votação popular online. A revelação dos campeões será feita na cerimônia de gala, com apresentações culturais, entrega de troféus e premiação em dinheiro.
- Data sábado 23 de agosto
- Horário 19h30
- Local Bless Centro de Eventos Palmas TO
Leia também
Entretenimento
Melhores noivos do Brasil consagram casal de Palmas
“Trindade e Jaqueline Guimarães, da Matutos da Noite de Taquaruçu, são eleitos Melhores Noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos no Rio de Janeiro.

Os dançarinos juninos Trindade e Jaqueline Guimarães, integrantes da quadrilha Matutos da Noite, de Taquaruçu, distrito de Palmas TO, foram consagrados como Melhores noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos, realizado no Rio de Janeiro em 16 e 17 de agosto.
O evento reuniu representantes de várias regiões do País, premiou destaques em diferentes categorias e coroou o casal tocantinense como referência nacional na interpretação dos tradicionais noivos de quadrilha.
Apresentação emociona e reforça tradição junina
Com emoção, sintonia cênica e autenticidade cultural, Trindade e Jaqueline conquistaram o júri, reforçando o talento da Matutos da Noite, um dos grupos mais reconhecidos do Tocantins, e valorizando a força das tradições juninas da região Norte.
Depoimentos
“Nós viemos representando não apenas a Matutos da Noite, mas também o Tocantins e toda a cultura junina do nosso estado. Cada passo que demos foi pensado para mostrar a força da nossa tradição e a dedicação de todos que mantêm viva essa paixão.” — Trindade
“É fruto de muito ensaio, de noites dedicadas e de um amor profundo pela cultura junina. Esse título não é só nosso, é de cada brincante, costureira e músico que faz parte dessa família junina.” — Jaqueline Guimarães
Leia também
Entretenimento
Viola de buriti ganha site em Taquaruçu no Café com Viola
Viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história e mestres. Foto divulgação

Um dos símbolos da cultura tocantinense, a viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história, tradições e mestres. O Café com Viola, neste sábado 23 de agosto, no Pote de Ouro Arts, em Taquaruçu, terá como ponto alto o lançamento do site da viola de buriti, plataforma dedicada à preservação e difusão desse patrimônio.
Plataforma preserva memória e mestres
O site reunirá informações sobre origem do instrumento, técnicas de confecção, depoimentos de mestres e violeiros e conteúdos audiovisuais que registram a importância da viola de buriti para comunidades do Tocantins e do Cerrado.
Depoimento
Para o artesão violeiro Wanderley Batista, que atua na construção do instrumento e na articulação de violeiros, o lançamento é um marco para a preservação cultural. “A viola de buriti é parte da nossa identidade, mas poucos conhecem sua história e seu valor. Com o site, queremos garantir que esse conhecimento chegue às novas gerações e seja reconhecido como um bem cultural de todos os tocantinenses”, afirmou.
Programação cultural e show Violas Brasileiras
Além do lançamento, a programação terá mesa redonda sobre a viola de buriti como patrimônio cultural do Tocantins, apresentações de violeiros, roda de conversa e o show Violas Brasileiras, com o duo André Moraes e César Petená, que apresentam a diversidade de sete violas brasileiras e incluem a viola de buriti.
- 9h30 abertura mesa redonda A viola de buriti como Patrimônio Cultural do Tocantins vozes saberes e resistência
- 10h30 lançamento do site da viola de buriti
- 14h30 apresentação dos violeiros
- 17h30 café com os violeiros roda de conversa
- 18h show Violas Brasileiras com André Moraes e César Petená
Realização e patrocínio
O Café com Viola é uma realização da WanderleyArt, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Tocantins, via Secretaria da Cultura e Governo do Tocantins.
Leia também
-
Social4 dias atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social1 dia atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Social4 dias atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Entretenimento4 dias atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025