Turismo
Recanto Oriental reabre as portas com proposta de renovação

Localizada no distrito turístico da Capital tocantinense, a pousada reforça atendimento e ambiente acolhedor.
Imagina pernoitar num lindo e acolhedor abrigo ao pé da serra, em Taquaruçu, a 5 km do centro do distrito, com vista para a mata densa, enormes paredões, jardins coloridos, e ainda poder contar com um atendimento personalizado aliado às novas tecnologias de gestão?
A Pousada Recanto Oriental reabriu recentemente suas portas, após pausa de um ano.
À frente da nova gestão, o consultor e gestor em turismo, especialista em roteiros de experiência, Marcos Luz, explica que o empreendimento retorna com a proposta de trazer todas as ferramentas tecnológicas, que incluem sistemas de reservas, check-in, check-out, camareira eletrônica, gestão de eventos, com o objetivo de melhorar a gestão e o atendimento direto ao hóspede.
Ele observa que as empresas de tecnologias atualmente fazem uma diferença imensa na gestão. “A bola da vez é a automação, ou seja, cada vez se necessita menos da intervenção humana: um chatbot faz a diferença, porque cruza informações com a inteligência artificial”, ressalta.
Febtur
O projeto, que envolve a aplicação do modelo de gestão de pequenas hospedagens desenvolvido pela empresa Tekoá Brasil, foi apresentado durante jantar de confraternização de fim de ano dos jornalistas e convidados da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Tocantins e Centro-Oeste (Febtur/TO), evento que marcou oficialmente a reabertura da Pousada Recanto Oriental.
Marcos Luz falou das suas propostas à frente do empreendimento, onde propõe fazer jus aos mais de 20 anos de experiência como consultor para outras empresas. “O desafio é tornar a Pousada Recanto Oriental um case de gestão de negócios de turismo na região de Palmas”, disse, ao lembrar que uma consultoria do Sebrae Goiás, onde está a base da empresa Tekoá Brasil, sugeriu a ele o desafio.
O empreendedor explanou sobre algumas frentes de trabalho determinantes. Uma delas será colocar a pousada no mundo das tecnologias, segundo ele, “para poder dedicar mais tempo e maior atenção ao turista”, disse confiante. Reforçou que este é o grande objetivo e completou: “quanto mais rápido as empresas conseguirem adaptar-se ao universo das tecnologias, mais tempo sobrará para nós, humanos, cuidarmos do hóspede”, ressaltou.
Outra proposta importante, se refere à gestão de pessoas e de atendimento. Segundo Marcos Luz, o foco estará nas demandas atuais do mercado de hospedagem, que são a utilização de tecnologias no atendimento ao cliente. Isso significa oferecer ao hóspede maior qualidade nas respostas às suas demandas.
Para o empresário, a pousada é um negócio que exige muito. “É preciso gostar de gente, mostrar sorriso a qualquer hora do dia ou da noite, estar disposto a contornar uma série de ânimos possíveis do hóspede, que precisa de acolhimento.”
Conforme ele, “isso é o que determina a hospitalidade e essa é a postura que esperamos da equipe”. Por outro lado, Marcos Luz acredita que o comprometimento, na sua própria condição de gestor e capacitações contínuas dos colaboradores irão proporcionar o devido equilíbrio.
Para a presidente da Febtur-TO, a jornalista Seleucia Fontes, a reabertura da Pousada representa incremento no mercado de hospedagem na região de Taquaruçu, que vem revelando nos últimos tempos alta considerável na demanda. Além disso, esta nova proposta é um importante atrativo no mercado de profissionais do turismo, que incentiva a vocação da região na gastronomia e prestação dos diversos serviços no setor. Uma responsabilidade que interessa aos jornalistas da Febtur levar à sociedade.
Oriente ao pé da Serra
A Pousada Recanto Oriental brinda ao hóspede a gratificante experiência de visitar um pedacinho da cultura oriental mesclada às referências socioculturais do Brasil Central.
Surpreende o visitante com um enxoval renovado, de altíssima qualidade e referências da arquitetura nipônica, especialmente em seu restaurante.
Tudo isso, entrega ao turista mais que diversão e lazer durante sua estada, representa um agradável passeio por uma galeria de cultura diferente.
Os dormitórios levam nomes de cidades do Japão grafados nas portas com traços orientais. Lendas e crenças são contadas por todos os ambientes nas diversas linguagens visuais, permitindo-nos revisitar a história migratória no Brasil e seus significados profundos na diversidade e costumes.
Marcos Luz relata que os fundadores e proprietários do imóvel, o casal Kazuhiro Matubara e Ivonete Vieira o inspiram a preservar os signos da herança migratória brasileira, presentes em cada canto da pousada. Os conhecimentos históricos adquiridos e/ou apreciados representam, certamente, imensurável valor a agregar à vivencia do visitante, juntamente com as referências do Cerrado brasileiro, que marca a culinária local e a localização da pousada, na zona rural de Taquaruçu, distrito turístico distante apenas 30 km do centro da Capital tocantinense.
Saiba mais
Serviços – Hospedagem com café da manhã; auditório e outros ambientes para eventos; coffe break; restaurante sob encomenda; Day Use
Endereço: Loteamento Santa Fé, lote 40-C, S/N, Distrito de Taquaruçu, Palmas/TO
Contatos: (63) 99212 8409 – e-mail: reservas.recantooriental@gmail.com
Fotos: Jaciara Barros
Texto: Zuleide D´Angelo
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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