Turismo
Recanto Oriental reabre as portas com proposta de renovação

Localizada no distrito turístico da Capital tocantinense, a pousada reforça atendimento e ambiente acolhedor.
Imagina pernoitar num lindo e acolhedor abrigo ao pé da serra, em Taquaruçu, a 5 km do centro do distrito, com vista para a mata densa, enormes paredões, jardins coloridos, e ainda poder contar com um atendimento personalizado aliado às novas tecnologias de gestão?
A Pousada Recanto Oriental reabriu recentemente suas portas, após pausa de um ano.
À frente da nova gestão, o consultor e gestor em turismo, especialista em roteiros de experiência, Marcos Luz, explica que o empreendimento retorna com a proposta de trazer todas as ferramentas tecnológicas, que incluem sistemas de reservas, check-in, check-out, camareira eletrônica, gestão de eventos, com o objetivo de melhorar a gestão e o atendimento direto ao hóspede.
Ele observa que as empresas de tecnologias atualmente fazem uma diferença imensa na gestão. “A bola da vez é a automação, ou seja, cada vez se necessita menos da intervenção humana: um chatbot faz a diferença, porque cruza informações com a inteligência artificial”, ressalta.
Febtur
O projeto, que envolve a aplicação do modelo de gestão de pequenas hospedagens desenvolvido pela empresa Tekoá Brasil, foi apresentado durante jantar de confraternização de fim de ano dos jornalistas e convidados da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Tocantins e Centro-Oeste (Febtur/TO), evento que marcou oficialmente a reabertura da Pousada Recanto Oriental.
Marcos Luz falou das suas propostas à frente do empreendimento, onde propõe fazer jus aos mais de 20 anos de experiência como consultor para outras empresas. “O desafio é tornar a Pousada Recanto Oriental um case de gestão de negócios de turismo na região de Palmas”, disse, ao lembrar que uma consultoria do Sebrae Goiás, onde está a base da empresa Tekoá Brasil, sugeriu a ele o desafio.
O empreendedor explanou sobre algumas frentes de trabalho determinantes. Uma delas será colocar a pousada no mundo das tecnologias, segundo ele, “para poder dedicar mais tempo e maior atenção ao turista”, disse confiante. Reforçou que este é o grande objetivo e completou: “quanto mais rápido as empresas conseguirem adaptar-se ao universo das tecnologias, mais tempo sobrará para nós, humanos, cuidarmos do hóspede”, ressaltou.
Outra proposta importante, se refere à gestão de pessoas e de atendimento. Segundo Marcos Luz, o foco estará nas demandas atuais do mercado de hospedagem, que são a utilização de tecnologias no atendimento ao cliente. Isso significa oferecer ao hóspede maior qualidade nas respostas às suas demandas.
Para o empresário, a pousada é um negócio que exige muito. “É preciso gostar de gente, mostrar sorriso a qualquer hora do dia ou da noite, estar disposto a contornar uma série de ânimos possíveis do hóspede, que precisa de acolhimento.”
Conforme ele, “isso é o que determina a hospitalidade e essa é a postura que esperamos da equipe”. Por outro lado, Marcos Luz acredita que o comprometimento, na sua própria condição de gestor e capacitações contínuas dos colaboradores irão proporcionar o devido equilíbrio.
Para a presidente da Febtur-TO, a jornalista Seleucia Fontes, a reabertura da Pousada representa incremento no mercado de hospedagem na região de Taquaruçu, que vem revelando nos últimos tempos alta considerável na demanda. Além disso, esta nova proposta é um importante atrativo no mercado de profissionais do turismo, que incentiva a vocação da região na gastronomia e prestação dos diversos serviços no setor. Uma responsabilidade que interessa aos jornalistas da Febtur levar à sociedade.
Oriente ao pé da Serra
A Pousada Recanto Oriental brinda ao hóspede a gratificante experiência de visitar um pedacinho da cultura oriental mesclada às referências socioculturais do Brasil Central.
Surpreende o visitante com um enxoval renovado, de altíssima qualidade e referências da arquitetura nipônica, especialmente em seu restaurante.
Tudo isso, entrega ao turista mais que diversão e lazer durante sua estada, representa um agradável passeio por uma galeria de cultura diferente.
Os dormitórios levam nomes de cidades do Japão grafados nas portas com traços orientais. Lendas e crenças são contadas por todos os ambientes nas diversas linguagens visuais, permitindo-nos revisitar a história migratória no Brasil e seus significados profundos na diversidade e costumes.
Marcos Luz relata que os fundadores e proprietários do imóvel, o casal Kazuhiro Matubara e Ivonete Vieira o inspiram a preservar os signos da herança migratória brasileira, presentes em cada canto da pousada. Os conhecimentos históricos adquiridos e/ou apreciados representam, certamente, imensurável valor a agregar à vivencia do visitante, juntamente com as referências do Cerrado brasileiro, que marca a culinária local e a localização da pousada, na zona rural de Taquaruçu, distrito turístico distante apenas 30 km do centro da Capital tocantinense.
Saiba mais
Serviços – Hospedagem com café da manhã; auditório e outros ambientes para eventos; coffe break; restaurante sob encomenda; Day Use
Endereço: Loteamento Santa Fé, lote 40-C, S/N, Distrito de Taquaruçu, Palmas/TO
Contatos: (63) 99212 8409 – e-mail: reservas.recantooriental@gmail.com
Fotos: Jaciara Barros
Texto: Zuleide D´Angelo
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins16 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza