Tocantins
Rede TO Sustentável: Homenagem a José Maria, Balanço de Ações e Novo Parceiro
A sala do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Cinugep-TJTO) foi palco, na tarde desta segunda-feia (15/5), do balanço das ações e números da Rede TO Sustentável, além da aprovação de mais um parceiro a ingressar na Rede, a Energisa. A realização do “III Seminário de Gestão Socioambiental: Mudanças climáticas e efetivação da Justiça Socioambiental” também esteve em discussão durante o evento.
“Vivemos em uma era em que a sustentabilidade se tornou uma pauta indispensável. A conscientização sobre a importância de cuidar do nosso planeta tem se disseminado rapidamente, e é fundamental que as instituições que representamos estejam alinhadas com esse propósito maior”, ressaltou a desembargadora Ângela Prudente, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Judiciário tocantinense.
Para a desembargadora Ângela, a sustentabilidade é um movimento sem volta e lembrou que o trabalho em rede é um reflexo do compromisso coletivo dos órgãos e entidades que a rede representa para enfrentar os desafios ambientais vivenciados dentro e fora de suas esferas de atuação.
“Juntos, abraçamos a missão de incentivar, estimular e promover uma nova mentalidade social que coloca a sustentabilidade em primeiro plano”, frisou a magistrada.
Balanço e seminário
Ainda durante o evento, a servidora Leila Jardim apresentou um balanço das ações da Rede a integrantes do Sistema de Justiça, órgãos estaduais, municipais e da comunidade acadêmica do Estado, entre os quais o Projeto Drive Thru da Coleta Seletiva, no Dia Nacional da Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis (dois anos consecutivos); arrecadação de 1,4 e 1,8 tonelada de resíduos reaproveitáveis que foram doados para as cooperativas; doação de 500 mudas e sementes de árvores nativas do cerrado para os participantes do evento 2021 e em 2022 doação de aproximadamente 1.200 mudas.
Homenagem
“Nesse primeiro encontro da Rede TO Sustentável, não podíamos deixar de tecer honrosa homenagem ao Dr. José Maria Júnior, membro que representou o Ministério Público do Estado do Tocantins junto à Rede e de cuja presença fomos privados pela sua precoce partida”, lamentou a desembargadora durante o evento, na sala do Cinugep.
Para a Ângela Prudente, “o Dr. José Maria sempre foi notável pela forma com que conduzia seus trabalhos, pautado nos valores de honestidade, integridade, retidão e justiça, ao mesmo tempo em que nos brindava com tamanha gentileza, simpatia e cordialidade”.
“Um ser humano honrado que ao longo de sua jornada levantou bandeiras sensíveis, dentre elas as causas ambientais, onde, à frente do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), foi um parceiro que contribuiu substancialmente com o seu conhecimento, engajamento e senso de humanidade para a missão da Rede TO Sustentável, alavancando projetos e ações que elevaram a temática a patamares nunca antes vistos”.
O promotor José Maria foi homenageado também no estacionamento da sede do Tribunal de Justiça do Tocantins, por servidores e participantes do evento, que soltaram balões verdes. Ao falar sobre a morte do marido, Fernanda Prado ressaltou que “o Tocantins tem essa semente plantada e que irá terminar com ações efetivas para o nosso planeta”.