Turismo
Redescobrindo o quintal: Tocantins explora o lazer de proximidade e fortalece economia local no verão amazônico
Novas rotas cada vez mais empolgantes, e tempo e dinheiro curtos têm impulsionado uma nova tendência entre os turistas, o ‘staycation’

Nesse contexto de um mercado turístico robusto, uma tendência global ganha força no Tocantins: o ‘staycation’. A opção por aproveitar o descanso e as experiências na própria cidade ou em destinos próximos torna-se ainda mais atraente com a chegada do verão amazônico. A pesquisa do Ministério do Turismo para o último verão já apontava que fatores como condições financeiras, falta de planejamento e tempo limitado motivaram muitos brasileiros a não viajar, cenário que impulsiona a valorização do lazer de proximidade.
Para os tocantinenses, e mesmo para aqueles que, como a policial civil Patrícia Vasconcelos, mantêm fortes laços com o estado, o ‘staycation’ no verão amazônico representa uma oportunidade prática de desfrutar das belezas naturais e do lazer local sem os custos e a logística de longas viagens. “Apesar de ter vivido em Palmas por muitos anos, nunca deixo de voltar a visitar o Estado”, compartilha Patrícia. “Saindo de Brasília é possível passar por Alto Paraíso, Aurora e visitar os Azuis e o Rancho Buscapé, passar na lagoa do japonês, e vir até Palmas, dando aquela parada obrigatória em Taquaruçu. Assim é possível ir viajando, parando e construindo uma viagem linda de Brasília até aqui.” Essa perspectiva ilustra como o conceito de lazer de proximidade se expande para além dos limites da cidade, abrangendo roteiros regionais acessíveis.
A analista do Sebrae Ana Flávia Borges corrobora essa observação, destacando a consolidação do turismo de proximidade no cenário pós-pandemia. “Essa tendência se tornou um fato, impulsionada pela facilidade de se locomover para locais próximos de casa, utilizando recursos já disponíveis”, explica. “No Tocantins, observamos que muitos aproveitam as opções mais próximas, como as praias de Miracema, a natureza exuberante de Taquaruçu ou os sítios de pinturas rupestres.”
Ainda segundo Ana Flávia, os empreendedores locais têm demonstrado sensibilidade a essa mudança no comportamento dos turistas. “Nossos empreendedores percebem a cada dia que esse turismo está voltando nos finais de semana e têm se preparado para isso. Eles reorganizam a dinâmica dos serviços de alimentação, oferecem mais facilidades como acesso à internet e posicionam-se nas redes sociais, buscando agregar valor à experiência dos visitantes.”
O setor turístico local, impulsionado por essa nova demanda, encontra no ‘staycation’ uma oportunidade de fortalecer a economia e valorizar os atrativos regionais. Nesse cenário, o Five Senses Resort, que está com vendas abertas na modalidade de multipropriedade, apresenta-se como uma opção para o lazer de proximidade. “Estamos entusiasmados em breve apresentar ao público do Tocantins e região o Five Senses Resort. Acreditamos que a multipropriedade oferece uma forma inteligente e acessível de desfrutar de férias de alta qualidade, permitindo que mais famílias vivenciem experiências memoráveis sem a necessidade de um investimento imobiliário integral”, destaca Jimmy Reile, CEO do Five Senses Resort.
A experiência de Patrícia Vasconcelos reforça o potencial do turismo regional e a atratividade do Tocantins para visitantes de estados vizinhos. “Assim é possível ir viajando, parando e construindo uma viagem linda de Brasília até aqui”, reitera a policial civil, evidenciando a facilidade de acesso e a variedade de atrações próximas. Reile também enfatiza a sinergia do empreendimento com essa tendência. “O conceito do Resort foi pensado para atender essa crescente demanda por lazer perto de casa. Queremos ser o destino preferencial para os tocantinenses e para aqueles que, mesmo vindo de perto, buscam um refúgio sofisticado e completo para aproveitar o verão amazônico e outros períodos do ano, impulsionando assim o turismo local e fortalecendo a nossa economia. Acreditamos que o staycation e a multipropriedade se complementam, oferecendo conveniência, qualidade e um excelente custo-benefício para as famílias.”
Para o futuro do turismo de proximidade, Ana Flávia Borges aponta que “o SEBRAE considera essenciais iniciativas e colaborações entre governo, comunidade local, empresas e turistas para estabelecer um ambiente de negócios robusto e sustentável.”
“Para garantir que essa modalidade traga benefícios duradouros”, conclui a analista do Sebrae, “é crucial um planejamento integrado que envolva a valorização da cultura local, a preservação ambiental e a qualificação dos serviços, com o apoio de políticas públicas e a conscientização dos turistas sobre a importância do consumo responsável.” A valorização das opções de lazer locais e regionais, impulsionada por fatores econômicos, pela busca por praticidade e pelo expressivo número de empresas atuantes no setor, redefine a maneira como os tocantinenses e seus vizinhos vivenciam suas férias e feriados, com impacto direto na economia regional.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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