Palmas
Reestruturação administrativa redefine gestão de Palmas
Prefeito Eduardo Siqueira Campos promove ampla reestruturação administrativa em Palmas, com novas secretarias e nomeações estratégicas.

A Medida Provisória nº 10/2025, publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira (14), marcou uma das maiores reestruturações administrativas da história de Palmas. A proposta extingue órgãos, incorpora fundações e redefine competências, com o objetivo de modernizar a máquina pública e otimizar a gestão.
Foram extintas 12 estruturas municipais, incluindo:
Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp-Palmas)
Agência de Tecnologia da Informação (Agtec)
Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes)
Fundação da Juventude (FJP)
Agência Municipal de Turismo (Agtur)
Secretarias de Habitação, Governo, Administração e Modernização, Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Mulher e Região Metropolitana
As funções dessas pastas serão absorvidas por novas secretarias integradas, de acordo com a MP nº 10/2025.
Novas nomenclaturas e fusões
Com a reforma, diversas secretarias foram fundidas e renomeadas:
Secretaria de Finanças passa a ser Secretaria Municipal da Fazenda, incorporando a Agtec e centralizando a política de tecnologia da informação e governança digital.
📌 Nomeado: Fabiano Francisco de SouzaSecretaria de Planejamento, Orçamento e Licitações se torna Secretaria de Planejamento e Gestão, responsável por contratações, capacitação e modernização administrativa.
📌 Nomeado: André Fagundes CheguhemSecretaria de Infraestrutura e Obras Públicas é agora Secretaria de Infraestrutura e Habitação, unificando obras e políticas habitacionais.
📌 Nomeado: Paulo Cezar Monteiro da SilvaSecretaria de Agricultura e Serviços do Interior vira Secretaria de Agricultura e Região Metropolitana, ampliando políticas de integração regional.
📌 Nomeado: Jaime Café de SáSecretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária passa a ser Secretaria de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, reunindo planejamento territorial, transporte e mobilidade.
📌 Nomeado: Israel Henrique de Melo SousaSecretaria de Ação Social foi reformulada como Secretaria de Ação Social e da Mulher, que agora também cuida de políticas de proteção e valorização feminina.
📌 Nomeada: Polyanna Marques TeixeiraFoi criada a Secretaria de Turismo, Juventude e Esportes, reunindo as antigas Agtur, Fundesportes e Fundação da Juventude.
📌 Nomeada: Ana Paula Setti Nogueira
Novas secretarias extraordinárias
O Decreto nº 2.784/2025 criou a Secretaria Municipal Extraordinária de Relações Institucionais, com o objetivo de fortalecer a interlocução do Executivo com instituições públicas, privadas e a sociedade civil.
📌 Nomeado: Sérgio Vieira Marques, ex-secretário de Governo.
Além disso, o prefeito Eduardo Siqueira Campos está autorizado a criar até seis secretarias extraordinárias para áreas específicas, conforme necessidade administrativa.
Outra mudança foi a nomeação de Waldson Pereira Salazar como Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, reforçando a estrutura de manutenção e limpeza da cidade.
Com a nova estrutura, o prefeito exonerou, a partir de 15 de outubro de 2025, os seguintes titulares:
Marlen Ribeiro Rodrigues – Habitação
Diogo Borges de Araújo Costa – Região Metropolitana
Cleison Almeida Nunes – Administração e Modernização
Sérgio Vieira Marques – Governo
Francisco Seixas Tadeu de Lima – Mobilidade Urbana
Solange Jane Tavares Duailibe de Jesus – Mulher
Glauber Santana Aires – Finanças
Paulo Cezar Monteiro da Silva – Infraestrutura e Obras Públicas
Raimundo Rêgo Negreiros – Agricultura e Serviços do Interior
André Fagundes Cheguhem – Planejamento, Orçamento e Licitações
Israel Henrique de Melo Sousa – Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária
Polyanna Marques Teixeira – Ação Social
Fabiano Francisco de Souza – Agtec
Ana Paula Setti Nogueira – Agtur
Rivaldo Azevedo da Silva – Fundação da Juventude
Lécio Cláudio de Oliveira Guimarães – Fundesportes
André Luís Nunes Cavalari – Fesp-Palmas
A MP também atualiza os anexos da Lei nº 3.173/2025, redefinindo cargos e garantindo que 20% dos postos de confiança sejam ocupados por servidores de carreira. Foram criadas novas funções estratégicas como Assessor Executivo de Gestão, Assessor Jurídico Especial e Assessor Técnico-Legislativo, além de cargos voltados à diagramação e revisão do Diário Oficial.
A reestruturação administrativa de 2025 representa um marco na modernização da Prefeitura de Palmas, com foco na integração das políticas públicas, otimização de recursos humanos e fortalecimento da governança digital e comunitária.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos reforça que o novo modelo busca “uma gestão mais ágil, participativa e conectada com as necessidades da população”.
Palmas
Natalzão CDL 2025 aquece vendas em Palmas com sorteios e prêmios
Com apoio da Prefeitura, o Natalzão CDL 2025 promete impulsionar o comércio palmense com sorteios de carro, motos e iPhones

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), lançaram oficialmente a edição 2025 do Natalzão CDL Palmas, uma das maiores campanhas de fim de ano do Tocantins. Com o tema ‘Venha comprar em Palmas’, a iniciativa tem como principal objetivo estimular o comércio local e aquecer as vendas durante o período natalino, valorizando os consumidores com prêmios que prometem movimentar a cidade.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, reforça a importância de apoiar o comércio local. “O objetivo dessa campanha é aquecer as vendas e incentivar as compras no comércio da Capital, trazendo consumidores e recursos para nossa cidade. Por isso, convido toda a população a participar da campanha, aproveitar os prêmios e mais importante ainda, contribuir para o crescimento de Palmas”, ressaltou.
Como participar
Os lojistas interessados em fazer parte da campanha podem entrar em contato com a equipe comercial da CDL Palmas pelo telefone (63) 3221-2000 e adquirir o kit promocional, que inclui materiais de identificação como cartazes, adesivos e cupons, além da possibilidade de expor os prêmios que serão sorteados diretamente nos pontos de vendas.
Para os consumidores, participar também é simples: ao realizar compras em uma das lojas participantes, o cliente recebe um cupom com QR code. Basta baixar o aplicativo CDL Palmas, realizar o cadastro e registrar o cupom. Após essa etapa, a participação é automaticamente confirmada, e o cupom é impresso na CDL, garantindo a inclusão nos sorteios.
Sorteios e prêmios
Os sorteios acontecerão nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de dezembro, com transmissão ao vivo pela TV Norte SBT, pelo canal oficial da CDL Palmas no YouTube e pela Rádio Meio Norte. Neste ano, os participantes concorrem a dois iPhones 16; duas motos CG 160 0KM; duas motos Biz 125cc 0KM e um carro 0KM.
“O Natalzão CDL é um marco no nosso calendário. A cada ano, conseguimos envolver mais lojistas e consumidores, fortalecendo o comércio e gerando resultados positivos para toda a economia local. Com o apoio da Prefeitura de Palmas e do Governo do Estado, esta edição promete ser um sucesso para todos”, destacou o presidente da CDL Palmas, Silvan Marcos Portilho.

O Natalzão CDL
Palmas
Reforma administrativa em Palmas busca equilibrar contas públicas
Prefeitura de Palmas inicia reforma administrativa para reduzir custos, reorganizar secretarias e garantir equilíbrio nas contas públicas.

A reforma administrativa em Palmas foi anunciada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos como parte das ações para otimizar gastos e reequilibrar o orçamento municipal. A iniciativa prevê fusões de secretarias e revisão de despesas, com o objetivo de adequar a gestão pública à nova realidade fiscal.
A Prefeitura de Palmas deu início a uma ampla reestruturação administrativa com o objetivo de reduzir custos e ajustar o orçamento municipal diante da queda de arrecadação. A medida foi anunciada nesta segunda-feira pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, que destacou a necessidade de adequar a máquina pública à atual realidade fiscal.
De acordo com o gestor, o plano prevê a fusão e reagrupamento de secretarias, reunindo pastas com funções semelhantes sob uma mesma coordenação. A ideia é otimizar a gestão e garantir maior eficiência no uso dos recursos públicos. Uma das mudanças previstas é a integração das áreas de planejamento urbano, mobilidade e desenvolvimento urbano, que passarão a funcionar de forma unificada.
Segundo o prefeito, a reforma tem caráter técnico e visa racionalizar despesas com cargos comissionados, preservando os direitos dos servidores efetivos. “Estamos reorganizando a estrutura sem prejuízo para o quadro permanente. O foco é diminuir gastos administrativos e tornar a gestão mais ágil”, afirmou.
Os secretários das pastas que serão incorporadas devem ser realocados em funções estratégicas dentro da nova estrutura. A gestão também avalia ajustes nas gratificações e benefícios de cargos comissionados, como o auxílio-transporte e o DAS.
Além da revisão administrativa, o município estuda medidas complementares de contenção de despesas, incluindo a redução de contratos de aluguel de veículos e a possível substituição por serviços de transporte por aplicativo em algumas demandas.
O prefeito ressaltou que a prioridade é manter o equilíbrio financeiro e assegurar o pagamento do 13º salário dos servidores ainda neste ano. A administração também busca novas fontes de financiamento para investimentos estruturantes, já em fase de negociação.
Durante reunião com vereadores, Eduardo Siqueira Campos adiantou que pretende reforçar sua equipe com nomes técnicos, entre eles o do ex-secretário de Agricultura Jaime Café, cotado para integrar o primeiro escalão. Outros ajustes pontuais ainda estão em avaliação.
Com a reformulação, a Prefeitura de Palmas segue o movimento adotado por diversas administrações municipais do país que enfrentam restrições orçamentárias e buscam soluções estruturais para garantir a sustentabilidade fiscal sem afetar os serviços públicos essenciais.
Palmas
Palmas integra Gov.br ao sistema de gestão e reforça segurança digital
Palmas é pioneira na integração do Gov.br ao sistema de gestão municipal, garantindo mais segurança e simplicidade aos servidores.

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (Agtec) e em colaboração com a empresa Prodata, alcançou um marco na modernização dos serviços públicos. A capital do Tocantins tornou-se a primeira cidade do Brasil a integrar a autenticação do sistema GOV.BR, do Governo Federal, ao seu Sistema Integrado de Gestão Pública (SIG) PRODATA.
Essa inovação estabelece uma conexão direta entre os serviços municipais e federais, promovendo mais agilidade e segurança nos processos digitais da administração. O resultado é um acesso simplificado aos serviços públicos para os servidores.
Acesso Unificado e Vantagens Imediatas
O login via GOV.BR já está em pleno funcionamento. Agora, os servidores municipais utilizam a mesma credencial (login e senha) dos serviços federais para acessar as ferramentas de trabalho da Prefeitura, eliminando a necessidade de múltiplos cadastros e senhas — um avanço em praticidade e eficiência.
As principais vantagens dessa integração são:
Simplicidade: Fim da necessidade de múltiplos logins, centralizando o acesso.
Segurança Reforçada: Adoção dos robustos padrões de proteção de dados da plataforma GOV.BR.
Agilidade: Otimização do tempo de acesso aos sistemas e, futuramente, ao Portal do Servidor.
Liderança e Visão Estratégica
O presidente da Agtec destaca que, embora o sistema SIG PRODATA seja utilizado em diversas cidades brasileiras, Palmas é a primeira a implementar essa autenticação, devemos isso a competência e dedicação de nossos servidores. “O prefeito Eduardo Siqueira Campos confiou à Agtec a missão de tornar a gestão pública mais eficiente e acessível ao cidadão palmense, e esse é o nosso foco”, afirma.
Para Wagner Lobo, fundador e diretor-presidente da Prodata Gestão Estratégica, a iniciativa demonstra que é possível unir inovação, segurança e simplicidade em benefício de servidores e cidadãos. “Ao integrar o Sistema Prodata à plataforma GOV.BR, como em Palmas, criamos um modelo que facilita o acesso das gestões municipais ao ecossistema digital do Governo Federal. Assim, contribuímos para que nossos clientes avancem com mais agilidade na transformação digital, reduzindo custos, fortalecendo a transparência e aproximando os serviços públicos das pessoas. Quando a tecnologia funciona bem, a vida do servidor e do cidadão também fica mais fácil”, conclui Lobo.
- Tocantins5 dias atrás
Barroso nega Habeas Corpus de Wanderlei Barbosa antes de se aposentar
- Palmas2 dias atrás
Reforma administrativa em Palmas busca equilibrar contas públicas
- Entretenimento5 dias atrás
Resenha do Cabeça celebra o samba de raiz em Palmas
- Entretenimento5 dias atrás
Aluísio Cavalcante celebra 1 ano de Fruto Rebeldia com show em Palmas
- Internacional4 dias atrás
Presidente Lula será recebido pelo Papa Leão XIV na segunda-feira, no Vaticano