CASACOR
Regado à sofisticação: paisagista Leandro Araújo assina ‘Jardim do Presente’ na CASACOR Goiás 2024

Apresentando tendências em alta, ambiente oferece conforto, beleza e momento de reflexão para os visitantes da mostra
Um ponto de presença no presente. Com o objetivo de ser um espaço de interação, pausa e reflexão sobre o agora, o Jardim do Presente, ambiente assinado pelo paisagista Leandro Araújo, vai bem ao encontro do tema da CASACOR Goiás 2024. Em sua 27ª edição, a mostra acontece de 9 de maio a 23 de junho, na histórica academia Athletics, localizada no Setor Bueno. Sendo há décadas vitrine de tendências em arquitetura, design de interiores e paisagismo, o evento traz, neste ano, um tema que prevê contemplação: “De presente, o agora”.
Mesclando um ar conceitual com toques contemporâneos e de elegância, o profissional, que assina pelo terceiro ano consecutivo o projeto da praça externa da mostra, projetou um ambiente sofisticado e, ao mesmo tempo, possível de ser adaptado a qualquer residência, incluindo ainda um jardim vertical, tendência do segmento. “Diferente de todos os anos, nesta edição eu não estou usando tantas flores, que foram destaques nos meus espaços anteriores. O local que tínhamos para trabalhar não proporciona terra, já que é uma antiga quadra de esporte. Então, trabalhamos com vasos de plantas, oferecendo movimentos mais orgânicos e resultando em um jardim muito inteligente, elegante e rico”, conta Leandro.
Com cerca de 250m², o Jardim do Presente traz exemplares de jasmim-manga, uma árvore de porte médio com flores exóticas, conhecidas pela beleza encantadora. “É uma planta muito bonita, bastante utilizada para ambientes interno e externo. No nosso espaço, elas aparecem dentro dos vasos. Embaixo dessas peças, para formar a composição, temos uma folhagem bem baixinha. Na lateral esquerda do projeto, trabalhamos com 12 ravenalas, conhecidas como árvore-do-viajante, uma espécie que atinge até quatro metros de altura. Ela compõe a fachada da praça”, destaca. O paisagista conta também que há um jardim vertical “bem bonito, com costela-de-adão no início do ambiente”.
Tornando o espaço ainda mais imponente e acolhedor, o jardim apresenta tendências de arquitetura e design de interiores, como revestimento em pedras naturais, pintura no piso, mobiliário clássico e confortável, e sonorização. “Hoje é uma questão de luxo pensar no projeto, compondo juntamente com piso e paredes, o paisagismo. No nosso ambiente, trazemos uma pintura pontilhada no chão, dando movimento para o jardim. Os elementos da parede, revestimento de pedras, estão super em alta. O mercado tem vários modelos e, no nosso ambiente, usamos a chamada dragon. Ela traz uma hostilidade para o jardim, na mesma tendência de movimento. Outra coisa são os vasos orgânicos, bonitos e rústicos. E uma tendência que também está em alta é o jardim vertical, que a gente pode citar como elemento de luxo, que pode aparecer tanto em praças, casas, quanto em sacadas de um apartamento”, reforça Leandro.
O agora em alta
Para o paisagista, trazer as tendências de 2024 que estão dominando as residências do mundo é tornar o Jardim do Presente um ponto do agora. “O que estamos usando, o que estamos fazendo, está acontecendo agora, sabe? Tudo o que está ali, um jardim acolhedor, onde você pode dar uma pausa, interagir, pensar, e que pode ser executado em um apartamento ou numa casa, é o agora”, diz. Para tornar o projeto real, Leandro contou com alguns parceiros. “Tivemos o apoio do pessoal da Coral, da Vasos & Cia, da Natuzzi, que está me fornecendo o mobiliário da praça, da Avant Lux, com toda a iluminação, da Multipedras e da Infinity, com o som. Sou muito grato pelas parcerias.”
À frente da Agroeng, Leandro também destaca o apoio da própria equipe. “Nós já temos cinco anos de mercado. Nossa empresa conta com agrônomo, técnico, jardineiro e diversos profissionais. Então, nada seria possível sem toda minha equipe estar contribuindo, ajudando para a execução do nosso projeto da CASACOR”, finaliza o profissional, conhecido também como Leandro Paisagista.
SERVIÇO – CASACOR Goiás 2024
Espaço: ‘Jardim do Agora’ assinado por Leandro Araújo na CASACOR Goiás 2024
Onde: Antiga academia Athletics (Av. T-12 esq. com Rua T-37, Setor Bueno)
Quando: de 9 de maio a 23 de junho
Tema: De Presente, o Agora
CASACOR
Grandes nomes da arquitetura reunidos na CASACOR Minas
A 30ª edição da CASACOR Minas, que segue até 05 de outubro na sede da PUC Lourdes, reúne um time formado por 74 profissionais das áreas de arquitetura, design e paisagismo, que assinam um 49 ambientes.

Visitar a CASACOR Minas é ter acesso a um rol elevado de inspiração e conhecimento nas áreas de arquitetura, design, paisagismo e arte. A cada edição, um time formado por profissionais é escalado para apresentar interpretações acerca do tema, que neste ano é “Semear Sonhos”, propondo uma análise sobre o futuro que queremos e os impactos que precisamos trazer para o presente, despertando uma série de reflexões no público.
Esta edição conta com a participação de nomes representativos da arquitetura mineira, incluindo expoentes como Pedro Lázaro, Beth Nejm, Ana Paula Paolinelli, Flávia Roscoe, Gislene Lopes, Sérgio Viana, Manuela Senna, Ana Bahia, Joana Hardy, Antônio Grillo, Alexandre Rousset, entre outros, reforçando a importância da mostra em apresentar um recorte expressivo e atual da produção arquitetônica do estado.
A Sala de Jantar, de Pedro Lázaro, se destaca pelas escolhas precisas, tanto no design do mobiliário – boa parte assinada pelo próprio arquiteto – como nas obras de arte que assumem um papel fundamental na composição. A ideia foi criar uma sala de jantar para quem gosta de receber, propiciando um ambiente ideal para encontros sem hora para terminar. O resultado é um conjunto de peso em que a riqueza de conteúdo expõe segurança e bagagem cultural e histórica.
Beth Nejm também aposta em um ambiente para receber com a sua Confraria. A paixão por vinhos se revela na vasta adega, e o destaque fica por conta do painel desenvolvido pelo Studio K2, que desconstrói digitalmente a obra Feira de Camponeses (1570), de Peeter Baltens. Cores fortes, acabamentos finos e mobiliário moderno dialogam com detalhes clássicos, criando uma atmosfera elegante e atemporal.
O Espaço Singular, de Ana Paula Paolinelli propõe uma nova leitura para o living integrado ao jantar. O projeto foge do convencional e lança um novo olhar sobre layout e mobiliário: cada peça é vitrine de uma tendência em evolução, criando uma harmonia inesperada entre rigidez e maciez.
O Living do Colecionador, de Joana Hardy, reúne formas, matérias e referências que atravessam o tempo. O estar e a sala de jantar se fundem e cada peça de mobiliário, assinada por grandes nomes do design brasileiro e, em especial, por arquitetos mineiros, carrega consigo o respeito à história, à matéria e ao fazer manual.
Com uma estética refinada e atual, o Living Mineiridade, de Flávia Roscoe, é uma homenagem à cultura do estado. Na curadoria, o equilíbrio do mobiliário com a arte, ocasionando um convite à permanência e contemplação. Entre os artistas, destaque paras as peças de Maria Lira Marques, ícone do Vale do Jequitinhonha, em contraste com a contemporaneidade dos também mineiros Ricardo Homem e Bruno Cançado.
A Sala Elos, de Gislene Lopes, é outro espaço pensado para quem gosta de receber. O destaque fica por conta das peças desenhadas pela arquiteta, como o balcão em pedra sabão e madeira, a estante e a marcenaria, além da presença marcante da arte, que reforça o caráter autoral.
No Loft Essência, Graziella Nicolai aposta na paleta suave de cores que valoriza a iluminação e reforça a presença dos materiais naturais. Quarto, banho e estar foram pensados como um refúgio para uma mulher independente e autêntica, que valoriza o silêncio das pausas.
O Living Raízes, de Manuela Senna se destaca como uma sala-bar inspirada na arte de receber. A composição valoriza formas orgânicas e texturas que evocam memória e pertencimento. Os tons terrosos criam uma atmosfera serena e sensorial, com foco no bem-estar.
O ambiente de Ana Bahia, a Sala Brasileira, celebra os 80 anos da Líder Interiores, exaltando o encontro da familiaridade com a surpresa. A ideia é preservar memórias e celebrar o novo, a partir de uma curadoria criteriosa de peças de mobiliário e materiais, resultando num ambiente único e atemporal.
Assinada pela irmãs Cris e Linda Martins, fundadoras da Maraú Design, a Casa Boa Vista Deca é um refúgio que reflete a essência das fazendas contemporâneas. Cozinha e living se fundem em um só gesto, conferindo à ilha o status de coração pulsante da casa. O rústico e o contemporâneo convivem de forma harmoniosa e inspiradora.
A CASACOR Minas Gerais é realizada pela Multicult, e conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são: Coral Tintas, Banco BRB, ArcelorMittal. Entre os patrocínios locais, estão: PUC Minas, OOH Brasil, Brastemp e QuintoAndar. A energia oficial é fornecida pela Click Livre. A 30ª CASACOR Minas ainda conta com os apoios do Sebrae, Portinari, Guararapes, CAU/MG, NEOOH e BH Airport.
A 30ª CASACOR Minas Gerais segue até dia 05/10, na PUC Minas Lourdes(Rua da Bahia, 2020). Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.
Sobre a CASACOR Minas
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2025 chega à sua 30ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
SITE: www.casacor.abril.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas
INSTAGRAM: @casacorminas
Sobre a PUC Minas
Considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil, a PUC Minas é a única instituição privada de Minas Gerais a fazer parte do ranking das melhores universidades do mundo: o Times Higher Education 2025. Com 66 anos de história, é reconhecida pelo mercado como uma das mais inovadoras do Brasil e uma das quatro mais respeitadas pelos empregadores do país (RUF 2024). O Campus Lourdes é a Unidade Educacional mais recente da Universidade e está estruturado em diversos prédios próximos ao Circuito Praça da Liberdade, com diversos laboratórios equipados com o que há de mais moderno para atender as necessidades dos cursos ofertados, salas de monitoria, entre outros espaços de estudos e convivência. Atualmente, a PUC Minas Lourdes oferta 17 cursos de graduação, além de cursos de graduação no formato EAD, Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais e inúmeros cursos de pós-graduação oferecidos pelo IEC PUC Minas, presente na região desde 1995.
Sobre a Multicult
A Multicult é uma empresa sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal. Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.
Serviço
30ª CASACOR Minas Gerais
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira: Bilheteria: 14h às 21h | Visitação: 14h às 22h
Sábados: Bilheteria: 12h às 21h | Visitação: 12h às 22h
Domingos: Bilheteria: 12h às 19h | Visitação: 12h às 20h
*Nos feriados a CASACOR não altera o horário de funcionamento.
Ingressos:
Inteira – R$ 90 de terça a sexta / R$ 100 sábado e domingo
Meia Entrada: R$ 45 de terça a sexta / R$ 50 sábado e domingo
Válida para Idoso/Estudante/Professor/PCD/Id Jovem – Mediante apresentação de documento comprobatório
Passaporte (*Meia entrada não se aplica)
3 Dias = R$ 200
6 Dias = R$ 380
Ilimitado = R$ 950
CASACOR Minas Gerais
Onde: Rua da Bahia, 2020 – Lourdes – Belo Horizonte – MG
Quando: Até 05 de outubro
Ingressos pelo site: www.casacor.com.br
Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/
CASACOR
CASACOR Minas Gerais anuncia local da mostra em 2025

Para comemorar os 30 anos de atuação em Minas Gerais, a CASACOR irá ocupar um edifício que possui uma importância histórica para a cidade, além de uma estreita conexão com a arquitetura.
O local escolhido para sediar a 30ª edição da CASACOR Minas é o edifício-sede do Campus da PUC Minas Lourdes, na Praça da Liberdade. O campus foi construído originalmente para abrigar o Instituto Metodista Izabela Hendrix. Localizado na Rua da Bahia, 2.020, no bairro de Lourdes, a construção, inaugurada em 1941, se prepara para sediar a PUC Lourdes. A edificação chama atenção pela imponência e também por sua relevância histórica. O edifício é tombado pelos órgãos competentes e integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Projetado em 1938 pelo arquiteto italiano Raffaello Berti, autor de mais de 200 obras na cidade, incluindo algumas edificações importantes como a sede da Prefeitura, do Minas Tênis Clube, da Santa Casa de Belo Horizonte, a sede dos Correios, entre outras, o prédio também foi a sede da faculdade de arquitetura e urbanismo do Instituto Metodista Izabela Hendrix, considerado um dos melhores cursos da área no país. Adquirido no final de 2023 pela PUC Minas, o imóvel tombado será adaptado para abrigar a PUC Lourdes, a partir do próximo ano. Alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Jogos Digitais, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da PUC Minas Lourdes já circulam pelo complexo de prédios da sede. A nova unidade promete ser uma referência de inovação e tecnologia, abrigando uma série de iniciativas nas diversas áreas.
No projeto de Berti, é possível perceber uma influência discreta de traços modernistas, com predominância do estilo Art Decó. A construção se destaca pela precisão das formas e também por ter incluído algumas experimentações estéticas na época, como as janelas altas e estreitas, que formam um desenho bastante característico de sua fachada. A planta é simétrica e funcional e a circulação conduz a um pátio externo de onde é possível contemplar a edificação. A fachada em pó de pedra, outra característica bastante marcante da época, é também uma assinatura do arquiteto, presente em outros projetos assinados por ele.
Criada com o objetivo de apresentar e promover o trabalho desenvolvido por arquitetos, designers e paisagistas do estado, a CASACOR Minas Gerais se consolidou ao longo de sua trajetória como o mais longevo e importante evento do segmento, atraindo a atenção do público e do mercado. Com o passar dos anos, a mostra foi ficando cada vez mais robusta, incorporando novidades, tornando-se assim a principal referência do segmento para profissionais, lojistas, fabricantes e público.
Como já é tradição, a CASACOR Minas está sempre em movimento, ocupando novos endereços pela cidade, contribuindo para despertar novos olhares e reflexões acerca das nossas edificações e do papel fundamental da arquitetura, do design e da arte na vida das pessoas. “Dessa forma, estamos contribuindo para contar um pouco da história da nossa cidade, além de evidenciar o trabalho de uma série de profissionais criativos e das empresas do segmento”, destaca Juliana Grillo, diretora da mostra.
A 30ª edição da CASACOR Minas será realizada ao longo dos meses de agosto e setembro. “Além da importância histórica, o edifício escolhido para esta edição comemorativa se destaca por seus ambientes generosos, com pé direito alto, uma ampla área externa, além de um pátio central que será palco de uma série de eventos e encontros ao longo da mostra. Podemos adiantar que será uma edição muito especial, possibilitando que o público possa vivenciar diversas possibilidades de ocupação e fruição daquele espaço”, destaca o diretor Eduardo Faleiro.
Sobre a CASACOR Minas
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2025 chega à sua 30ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
SITE: www.casacor.abril.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas
INSTAGRAM: @casacorminas
Sobre a PUC Minas
Considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil, a PUC Minas é a única instituição privada de Minas Gerais a fazer parte do ranking das melhores universidades do mundo: o Times Higher Education 2025. Com 66 anos de história, é reconhecida pelo mercado como uma das mais inovadoras do Brasil e uma das quatro mais respeitadas pelos empregadores do país (RUF 2024). O Campus Lourdes é a Unidade Educacional mais recente da Universidade e está estruturado em diversos prédios próximos ao Circuito Praça da Liberdade, com diversos laboratórios equipados com o que há de mais moderno para atender as necessidades dos cursos ofertados, salas de monitoria, entre outros espaços de estudos e convivência. Atualmente, a PUC Minas Lourdes oferta 17 cursos de graduação, além de cursos de graduação no formato EAD, Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais e inúmeros cursos de pós-graduação oferecidos pelo IEC PUC Minas, presente na região desde 1995.
Sobre a Multicult
A Multicult é uma empresa sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal. Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.
30ª CASACOR Minas Gerais
Agosto e Setembro(as datas serão divulgadas em breve)
Local: Rua da Bahia, 2020 – Lourdes Belo Horizonte – MG
Informações: www.casacor.com.br
CASACOR
Mesa de Memórias: Tradição e inovação na CASACOR Tocantins 2024

Na noite do dia 07 de setembro, em pleno feriado, tive a oportunidade, como CEO do Portal Jaciarabarros, de visitar a CASACOR Tocantins 2024, realizada no sofisticado Five Senses Resort, em Luzimangues. Fui recebida pela arquiteta Pâmella Labre, que nos apresentou o ambiente “Mesa de Memórias”, um espaço de destaque na mostra. Essa criação, assinada por Pâmella Labre, Pollyane Rodrigues e Edgard Miguel, reflete a essência do tema da edição: “De presente, o agora”.
O conceito por trás do “Mesa de Memórias” baseia-se nas riquezas culturais, naturais e históricas do Tocantins, combinando tradição e inovação de maneira única. Pâmella Labre destacou que o projeto foi concebido com o propósito de provocar uma experiência sensorial e emocional nos visitantes, utilizando elementos que conectam o passado ao presente, e promovem uma reflexão sobre o futuro da arquitetura e da vida urbana. O espaço, além de celebrar a ancestralidade, tem como pilar o design sustentável, em sintonia com as necessidades contemporâneas.
Os arquitetos responsáveis pelo projeto possuem trajetórias consagradas. Pâmella Labre, formada pela PUC-GO, é pós-graduada em Composição Paisagística e, após marcar sua atuação em Araguaína, agora se firma como uma referência em Palmas, atuando tanto na arquitetura quanto no design de interiores. Edgard Miguel, por sua vez, alia sua expertise em interiores com a direção criativa e a produção floral, criando composições visuais impactantes e com forte apelo artístico. Já Pollyane Rodrigues, com 15 anos de experiência e também formada pela PUC-GO, desenvolve projetos comerciais, residenciais e hospitalares, além de especializar-se em franquias, imprimindo sempre uma abordagem inovadora.
O sucesso do espaço “Mesa de Memórias” também se deve à colaboração de fornecedores renomados. As flores, assinadas por Edgard Miguel, trouxeram ao ambiente um toque natural e refinado. A iluminação, a cargo da My Leds, foi cuidadosamente planejada para criar uma atmosfera aconchegante, com pontos de luz que destacam os detalhes e texturas do projeto. O piso, fornecido pela Loft Acabamentos, confere ao ambiente uma base sólida de sofisticação, enquanto os móveis planejados da Boa Vista adicionam funcionalidade sem comprometer o design.
Peças soltas das renomadas marcas Saccaro e Verone complementam o espaço com elegância, enquanto os eletrodomésticos de alta performance, fornecidos pela Paole, oferecem um toque de modernidade e praticidade. A automação, realizada pela 4Tech, integra a tecnologia ao ambiente, criando um espaço inteligente e interativo.
Os acabamentos e acessórios, como os objetos de decoração da Tânia Bulhões, Unori e Studio Pedrazzi, enriqueceram o ambiente, conferindo a ele um ar sofisticado e atemporal. A Decor Design Vidros adicionou leveza com peças de vidro estrategicamente posicionadas, e as tintas da Coral trouxeram uma paleta de cores equilibrada que harmonizou todo o ambiente. Além disso, a Vivarte e a Cheiro da Flor contribuíram para um ambiente multisensorial, com fragrâncias que complementam a experiência visual e tátil.
Por fim, o toque de luxo ficou por conta da Dimagran Alicante, que forneceu pedras naturais de altíssima qualidade, adicionando um elemento de exclusividade e requinte ao projeto.
A CASACOR Tocantins 2024, que acontece de 27 de agosto a 05 de outubro, é uma oportunidade de explorar como a arquitetura e o design podem refletir sobre o impacto das escolhas humanas no presente, ao mesmo tempo em que projetam um futuro mais sustentável e consciente. O Five Senses Resort, em Luzimangues, proporciona o cenário ideal para que essa mostra amplie os horizontes e inspire profissionais e visitantes a reimaginar o espaço construído.
Texto: Jaciara Barros
Fotos: Jaciara Barros e acervo Espaço “Mesa de Memórias”
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social15 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social1 dia atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas