ALETO
Regularização fundiária e licenciamento ambiental são temas centrais na 4ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico.

A 4ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico, realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nesta quinta-feira, abordou principalmente os temas da regularização fundiária e licenciamento ambiental.
O evento foi iniciado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), que deu as boas-vindas aos parlamentares dos estados amazônicos e concedeu ao deputado Sinésio Campos, vice-presidente do Parlamento Amazônico e representante do Amazonas, a Comenda Ordem do Mérito do Legislativo, a mais alta honraria da Aleto.
A solicitação para a concessão da honraria foi feita pelo deputado Nilton Franco (Republicanos-TO), em reconhecimento aos serviços prestados por Sinésio ao parlamento tocantinense, liderando o movimento bem-sucedido pela implementação das emendas parlamentares em todas as Assembleias Legislativas da Amazônia Legal.
Posteriormente, a presidência da sessão foi transferida para a deputada estadual Edna Auzier, do Amapá, presidente do Parlamento Amazônico. Os parlamentares presentes assistiram a uma palestra proferida por Moisés Savian, secretário Nacional de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, seguida por um debate intenso.
Em seguida, o deputado estadual José Afonso Vasconcelos Fernandes, do Acre, foi empossado como Secretário de Relações Institucionais do Parlamento Amazônico.
Ao encerrar a sessão e finalizar a agenda do semestre, a presidente do Parlamento Amazônico, deputada Edna Auzier, enfatizou a importância do momento para a Amazônia. Ela destacou a necessidade de todos os estados da região estarem unidos, não apenas em discursos, mas também na prática. Auzier mencionou a intenção de entregar um documento com reivindicações ao presidente Lula no final de outubro, buscando gerar empregos e oportunidades para a Amazônia, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Ela ressaltou a importância de ser uma referência no desenvolvimento com conservação do meio ambiente.
O encontro foi organizado pelo deputado Nilton Franco, vice-presidente da entidade, e reuniu parlamentares dos estados da região norte, bem como do Mato Grosso, que também faz parte do Parlamento.
Nilton Franco destacou a relevância do Parlamento Amazônico, ressaltando a necessidade de debates e busca por soluções e medidas de proteção coletivas a serem adotadas pelos parlamentares que compõem a Associação. Ele afirmou que é indispensável discutir questões relacionadas aos estados da Amazônia Legal e gerar demandas que beneficiem a população amazônica.
O Parlamento Amazônico é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, com mais de 20 anos de existência. Ele reúne parlamentares das Assembleias Legislativas que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. O compromisso da entidade é reunir os deputados estaduais mensalmente em uma unidade federativa que integra a associação.
ALETO
Deputado Amélio valoriza cultura sertaneja durante cavalgadas no Bico do Papagaio

Neste domingo, 7, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) prestigiou, por mais um ano, a tradicional Cavalgada da Independência, em São Miguel do Tocantins. O evento está na 22ª edição, sendo um dos maiores da região do Bico do Papagaio.
Acompanhado pelo prefeito do município, Alberto Moreira, o deputado Amélio participou de todo o percurso ao lado de cavaleiros e amazonas, seguindo até a praça central da cidade, onde a população contou com uma programação com artistas regionais e nacionais como Zezo Potiguar, Laercio Bagaceira, dentre outros.
“A cada ano essa tradição fica ainda mais bonita e é um dos eventos culturais mais aguardados do Bico do Papagaio. É uma grande alegria estar sempre presente com os amigos da região e poder contribuir para celebração da história dessa terra e da cultura sertaneja”, afirmou Amélio Cayres.
Cavalgada da Integração em Nazaré
ALETO
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
Governador em exercício Laurez Moreira visitou o presidente da Aleto, Amélio Cayres, e apresentou novos gestores que farão interlocução com o Legislativo.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu nesta sexta-feira (5) a visita institucional do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), acompanhado de assessores diretos.
Na ocasião, Laurez apresentou Ailton Parente Araújo como o novo chefe de gabinete do governador e informou que o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Palmas, Raul Filho, será nomeado secretário-executivo da Governadoria. Ambos atuarão como interlocutores do Executivo junto ao Legislativo.
Primeira visita oficial da gestão interina
Durante o encontro, Laurez destacou que a ida à Assembleia Legislativa foi a primeira de uma série de visitas oficiais que fará aos Poderes e instituições independentes.
“Visitaremos também o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Tocantins, apresentando a gestão e reforçando o diálogo institucional”, afirmou o governador em exercício.
ALETO
Aleto confirma colaboração em operação da PF e cumprimento de mandados em gabinetes de deputados

Palmas, 3 de setembro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) informou, por meio de nota oficial, que prestou colaboração total e irrestrita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Polícia Federal (PF) durante o cumprimento de dez mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3).
Segundo a nota, a Casa disponibilizou todos os equipamentos, documentos e informações solicitados, cumprindo integralmente as determinações judiciais. A Procuradoria Geral da Aleto esclareceu que não teve acesso aos autos e, portanto, desconhece os fundamentos que motivaram a expedição dos mandados.
Ainda conforme o comunicado, a Aleto não foi intimada de nenhuma decisão judicial relacionada ao caso, que segue em andamento.
Gabinetes alvos da operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes parlamentares dos seguintes deputados:
-
Amélio Cayres
-
Claudia Lelis
-
Cleiton Cardoso
-
Ivory de Lira
-
Jorge Frederico
-
Léo Barbosa
-
Nilton Franco
-
Olyntho Neto
-
Valdemar Júnior
-
Vilmar de Oliveira
A nota foi assinada pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins, reforçando a disposição da Casa em colaborar com as investigações.
-
Social4 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social4 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Governo do Tocantins14 horas atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
CASACOR4 dias atrás
Grandes nomes da arquitetura reunidos na CASACOR Minas