conecte-se conosco

Saúde e Bem Estar

Relógios inteligentes ajudam a monitorar saúde

Alguns modelos podem analisar qualidade do sono e frequência cardíaca

Publicadas

sobre

É bem verdade que, há poucos anos, os relógios serviam apenas para conferir as horas. Desde 1868, quando o primeiro aparelho de pulso foi oficialmente inventado, acabaram as desculpas para chegar atrasado em um compromisso. Mas foi só recentemente que a tecnologia deu uma nova cara e novas funções para o objeto.

A fama dos relógios inteligentes começou de fato em 2015 e desde então é possível responder ligações, acessar aplicativos de mensagens, ouvir músicas e até a realizar pagamentos por aproximação, tudo por meio deste único acessório. Mas existe uma outra função que tem chamado a atenção de quem compra o produto: o controle da saúde.

Diversos modelos de smartwatchs exibem recursos como o oxímetro (que mensura o nível de oxigenação no sangue), o monitor de sono e o monitor cardíaco de pulso, funções que, além de analisar a saúde, ajudam a ter um estilo de vida mais saudável. Não é a toa que ele ganhou popularidade entre esportistas amadores e profissionais.

Para o médico cardiologista, Dr. Henrique Furtado, os relógios inteligentes têm se tornado verdadeiros aliados da saúde. “A Frequência Cardíaca representa o número de vezes que o coração bate por minuto. Ele faz o bombeamento do sangue transportando oxigênio todas as partes do corpo. No momento em que eu consigo ver minha frequência cardíaca alterada, posso agir rápido e procurar um hospital mais próximo para descobrir o que está acontecendo. Isso não apenas diminuí o tempo para ser atendido, isso salva vidas. Lembrando que, sozinho, o aparelho não faz milagre, por isso mantenha a rotina de check-ups, pois o melhor tratamento é a prevenção”, exemplifica o cardiologista.

As vendas dos smartwatchs vêm crescendo com o passar dos anos. O estudo IDC Tracker Brazil Wearables Q2 2023, mostrou que, em todo o País, o aumento foi de 6,4% no segundo trimestre desse ano se comparado com o mesmo período de 2022. Com a chegada das festividades de fim de ano, a comercialização dos aparelhos tende a crescer, pois eles se mostram ótimas opções de presentes.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda