Faet e Senar
Representantes da Embaixada Americana visitam lavouras de soja no sul do Tocantins
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Visita-Tecnica-02-1000x600.jpg&description=Representantes da Embaixada Americana visitam lavouras de soja no sul do Tocantins', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
“É a minha primeira vez no Tocantins. O estado tem um potencial de crescimento de produção muito grande. O que me chamou atenção foi a recuperação das áreas degradadas e que foram convertidas em novas áreas de plantação da soja e milho. Apesar das dificuldades enfrentadas nesta safra é um estado que tem se destacado na cultura”.
A avaliação é do adido agrícola da Embaixada dos EUA, em Brasília, Joseph Collins Degreenia, um dos participantes da comitiva americana que conheceu lavouras de soja na região sul do Tocantins. Além dele, fazem parte da missão a Drª Sunita Yadav-Pauletti, do Departamento de Agricultura dos EUA em Washington e Marcos Vinícius Sasso Bento, especialista agrícola da Embaixada.
Antes de visitar as propriedades, a comitiva esteve na sede da FAET em Palmas, onde assistiram a uma apresentação do Sistema FAET/Senar e outra sobre o panorama da produção de grãos no estado. Para o presidente Paulo Carneiro, a escolha do Tocantins é um exemplo da atenção que a atividade rural no estado tem despertado no Brasil e no mundo. “Produzimos bem e o estado é um dos poucos lugares do mundo onde a produção pode aumentar ainda mais”, destacou.
O Tocantins é o maior produtor de grãos da região norte, segundo a Conab. A soja, o milho e o arroz representam 92% da área plantada no estado, sendo a soja o principal grão cultivado, ocupando 70% das áreas. Na safra 2022/2023, o estado atingiu a marca de 7.6 milhões de toneladas colhidas.
VISITA TÉCNICA
Acompanhada pelo diretor de Formação Profissional do Senar, Luiz Cláudio Faria, a comitiva americana desembarcou na região sul do Tocantins, onde conheceu realidades distintas da produção de soja no estado. No município de Gurupi, na Fazenda Consentini, a equipe ficou impressionada com a alta produtividade e, embora o ano tenha sido atípico, a estiagem não afetou a produção na fazenda. Além da produção convencional, a propriedade também tem áreas irrigadas destinadas à soja. A expectativa dos produtores é de colher, em média, 100 sacas de soja por hectare.
Já na Fazenda Ipê, no município de Peixe, a realidade conhecida pelos americanos foi outra. Em uma área de 700 hectares destinados à cultura, o produtor precisou plantar soja três vezes e mesmo assim não teve sucesso na maior parte da área. Por conta da escassez de chuvas, o produtor mudou de estratégia. “Dessa área, apenas 50 hectares vão ter soja até o fim da safra, o restante tivemos que virar para o milho”, destacou o produtor Daniel Cerri, reforçando que desde 2016 planta no estado e essa é a primeira vez que sofre com o clima.
Durante as visitas, os representantes também conheceram a integração lavoura-pecuária, que é uma forma de diversificar a atividade do produtor. De acordo com o diretor da instituição, Luiz Claudio Faria, as visitas realizadas mostraram o potencial do Tocantins, mas também a realidade da produção. “Selecionamos diferentes propriedades, de pequenas a grandes, desde aquelas com alto índice de produtividade, quanto outras que sofreram com as variações climáticas”.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Você pode gostar
Faet e Senar
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Publicadas
1 dia atrássobre
10/11/2025Por
Jaciara BarrosSuperintendente Rayley Luzza integra comitiva do Sistema CNA/SENAR na COP30 em Belém e destaca o papel do agro brasileiro sustentável.
Agro brasileiro como parte da solução
“É uma honra integrar a comitiva do Sistema CNA/SENAR em um espaço como a COP. Aqui, o mundo está debatendo o futuro, e nós mostramos que o agro brasileiro faz parte da solução. Temos dados, tecnologias e resultados concretos que comprovam que é possível produzir com eficiência e sustentabilidade”, afirmou Rayley Luzza.
Durante a programação do Pavilhão AgroBrasil, serão realizados dias temáticos com painéis, debates, apresentações técnicas, conteúdos audiovisuais e demonstrações de tecnologias, além da divulgação de estudos que evidenciam o papel do campo brasileiro na construção de um futuro sustentável e responsável.
Inovação e experiências reais
Um dos destaques do evento é a presença da Carreta Agro pelo Brasil, iniciativa do Sistema CNA/SENAR que leva conhecimento, inovação e experiências reais do agronegócio a diferentes regiões do país. Na COP30, o projeto conecta o público e as instituições participantes a uma vivência prática sobre a eficiência produtiva e o compromisso ambiental do setor.
A participação do SENAR Tocantins na COP30 reforça o compromisso do Sistema com o diálogo internacional, a difusão de conhecimento e a valorização do agro como pilar de desenvolvimento sustentável. A presença de Rayley Luzza simboliza a força feminina e técnica que impulsiona o setor rural tocantinense para o futuro.
Mais notícias da COP30
Faet e Senar
Feira de Touros Nelore JAL tem apoio do Sistema FAET/SENAR em Araguaçu
A 11ª edição da Feira de Touros Nelore JAL contou com apoio do Sistema FAET/SENAR e reuniu produtores e técnicos em Araguaçu, promovendo genética de qualidade e inovação na pecuária.”
Publicadas
3 semanas atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara BarrosAraguaçu (TO) — A 11ª edição do Dia de Campo – Feira de Touros da Nelore JAL foi realizada na Fazenda Santa Cecília III, em Araguaçu, reunindo produtores rurais, técnicos e parceiros do agronegócio em um evento dedicado à valorização da genética bovina e ao fortalecimento da pecuária de corte no Tocantins.
Sistema FAET/SENAR reforça compromisso com o produtor rural
O Sistema FAET/SENAR apoiou a realização da feira e levou como convidado especial o agrônomo Maurício Veloso, que ministrou a palestra “Transformando a Genética em Lucro”. Durante sua fala, o especialista destacou a importância da inovação no campo e da mentalidade de crescimento contínuo como pilares para o sucesso do agronegócio moderno.
“É fundamental que os produtores compreendam a necessidade de evolução permanente. Evoluir não significa apenas criar novos gados, mas ampliar horizontes e desenvolver uma visão cada vez mais aberta e estratégica sobre o mercado”, ressaltou Veloso, que foi aplaudido pelo público presente.
Genética de qualidade e sustentabilidade na pecuária
A feira destacou o papel da genética de qualidade na rentabilidade das fazendas e na sustentabilidade dos rebanhos. A proposta da Nelore JAL é oferecer animais com alto potencial produtivo e reprodutivo, adaptados ao clima e às condições do Tocantins. Além das apresentações técnicas, o evento proporcionou networking entre produtores e especialistas do setor.
“Estamos sempre buscando, com o apoio do Sistema FAET/SENAR, trazer palestrantes que agreguem conhecimento e apresentem novidades ao mercado regional”, afirmou o idealizador da feira, José Luiz Botteon. “Hoje, o Maurício trouxe um conteúdo essencial sobre como a genética pode influenciar diretamente os resultados econômicos dos produtores”, completou.
Evento fomenta o desenvolvimento regional
O presidente da Associação Novilho Precoce Tocantins, Fernando Penteado, também esteve presente e reforçou a importância da feira para o desenvolvimento econômico e social do sul do Estado. “Participo há alguns anos e essa feira tem grande representatividade para a região. Fomenta o nelore de qualidade, traz uma boa estrutura e palestrantes com muito conhecimento para os produtores”, destacou.
Durante todo o evento, os visitantes puderam conhecer de perto os touros Nelore de alto padrão genético, trocar experiências com técnicos e acompanhar demonstrações práticas sobre manejo e reprodução animal.
Parceria que gera resultados no campo
Encerrando a programação, o vice-presidente do Sindicato Rural de Araguaçu, Vilmar, expressou gratidão pelo apoio da FAET/SENAR: “A parceria com o Sistema tem sido fundamental para fortalecer os eventos agropecuários da nossa região e levar mais conhecimento aos produtores. Cada edição da feira é uma oportunidade de aprendizado e crescimento coletivo”.
O evento reafirma o compromisso do Sistema FAET/SENAR com a disseminação de tecnologias, capacitação de produtores e o fortalecimento da pecuária de corte tocantinense — um dos pilares da economia do Estado.
Serviço
Evento: 11ª Feira de Touros Nelore JAL – Dia de Campo
Local: Fazenda Santa Cecília III, Araguaçu (TO)
Data: Outubro de 2025
Realização: Nelore JAL
Apoio: Sistema FAET/SENAR
Palestra: “Transformando a Genética em Lucro”, com Maurício Veloso
Ficha técnica
- Evento: Feira de Touros Nelore JAL
- Local: Araguaçu (TO)
- Organização: Nelore JAL
- Apoio: Sistema FAET/SENAR
- Palestrante: Maurício Veloso
- Data: Outubro de 2025
- Palavra-chave foco: Feira de Touros Nelore JAL
- Crédito da imagem: Divulgação/FAET
Com mais de uma década de tradição, a Feira de Touros Nelore JAL se consolida como um dos principais eventos da pecuária tocantinense, conectando produtores e instituições que acreditam no poder da inovação e da genética para impulsionar o futuro do agro no Brasil.
Mais notícias
Faet e Senar
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
Publicadas
4 semanas atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara BarrosDurante o evento, o Senar disponibilizou três estações técnicas, que integraram teoria e prática para os produtores participantes. Em cada estação, os técnicos do Senar compartilharam conhecimento e realizaram demonstrações sobre temas essenciais para o fortalecimento da produção rural.
Na primeira delas, o instrutor e técnico de campo do Senar, Leidnaldo Santos explicou como fazer uma “enxada química”. A técnica apresentada aos participantes é uma alternativa prática e de baixo custo para o manejo de pragas nas plantações e pastagens. “A enxada química é uma alternativa barata, funcional e feita com materiais acessíveis. O produtor pode utilizá-la na horticultura, fruticultura e até nas pastagens”, pontuou.
Em outra estação, Genivaldo Souza, técnico de campo, tratou da “Enxertia em frutíferas”. Ele explicou o passo a passo da técnica, os cuidados necessários após a enxertia e os benefícios para a produtividade das plantas. “Essa técnica melhora significativamente a produtividade das culturas e é uma ferramenta valiosa para o produtor rural”, explicou.
Na terceira estação do Senar, Sanida Vieira, técnica de campo, fez uma oficina sobre o plantio de diversos tipos de sementes, abordando temas como adubação e técnicas de plantio para hortaliças e frutíferas. “Fizemos demonstrações tanto com hortaliças quanto com frutíferas, um momento de muito aprendizado e troca com os produtores”, destacou.
“Foi muito interessante, tirei uma dúvida que eu tinha na minha produção de abacate. Aqui entendi a importância da polinização consorciada, ter mais pés ao redor para garantir melhor produtividade, destacou o produtor Adilton Alves, um dos participantes.
Já a produtora Raimunda Lúcia ressaltou o impacto do conhecimento adquirido: “produzo abóboras e mandioca e quero implementar outras culturas depois do que aprendi aqui.”
Para o diretor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Fabrício Vasconcelos, “foi uma oportunidade de aproximação e valorização do trabalho que o Senar realiza no campo”. Segundo ele, a instituição mostrou caminhos práticos para produzir mais e ter rentabilidade no campo.
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
Laurez Moreira inaugura 1º tatersal de leilões em Palmas
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
Laurez Moreira inaugura 1º tatersal de leilões em Palmas
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
Laurez Moreira inaugura 1º tatersal de leilões em Palmas
DESTAQUES



Social1 dia atrásFernanda França celebra a vida



Social1 dia atrásMárcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo



Social1 dia atrásAniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa



Governo do Tocantins2 dias atrásLaurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações



Governo do Tocantins4 dias atrásNovembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade