Tocantins
Representantes de investidora europeia visitam Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Foto-1-2-1000x600.jpeg&description=Representantes de investidora europeia visitam Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Pela primeira vez no Tocantins, representantes da Sail Ventures visitaram a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL). Com sede no município de Lajeado, distante a cerca de 65 km da Capital, a Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável é gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A companhia de investimentos holandesa, com sede em Haia, tem como missão criar um modelo de desenvolvimento rural que proteja os recursos florestais ao passo que promova a agricultura de alta produtividade.
A visitação aconteceu na manhã dessa terça-feira, 18. Da Sail Ventures, estiveram presentes Natalia Pasishnnyk, diretora da companhia em Portugal; Erik Peek e Gustavo Oubinha, ambos diretores de Investimentos no Brasil. Da Agrojem, empresa que atua no mercado agropecuário do Tocantins, o diretor Financeiro, Henrique Costa; o gerente de Meio Ambiente, Cledson Rocha Lima; do Naturatins, o presidente Renato Jayme; o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Rodrigues; e a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz; da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta, Cristiane Peres.
Um dos atrativos visitados foi o sítio arqueológico Caititu. A comitiva esteve ainda na Cachoeira Viva Vida e na Praia do Segredo. A ida a estas localidades foi guiada pelos brigadistas da APASL, Kaique Araújo e Alessandro Nunes.
No mercado desde 2017, a proposta da gestora é financiar a produção de commodities inclusiva, sustentável e livre de desmatamento. A investidora pretende aplicar, em médio prazo, US$ 1 bilhão. No Brasil, a Sail Ventures possui um escritório em São Paulo e já destinou mais de US$ 80 milhões à cadeia produtiva agrícola de Mato Grosso. O Tocantins entrou no radar da companhia a partir da participação da comitiva de Governo que esteve em dezembro passado na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 15) realizada em Montreal, Canadá.
Gustavo Oubinha detalha que vir ao Tocantins faz parte da análise jurisdicional que permeia uma avaliação para dar segurança de que existe um arcabouço regulatório e de vontade política de promover a proteção do meio ambiente. Para o diretor, a perspectiva da visita foi positiva e torna a área elegível para receber investimentos. “Esse conceito de Parque de um lado e APA, essa zona de amortecimento, é algo que faz total sentido principalmente porque a APA busca conciliar a preservação e proteção e ao mesmo tempo, viabilizar projetos de produção. O que vimos foi extremamente positivo”, avaliou.
A avaliação também foi otimista por parte do representante da Agrojem, o diretor Henrique Costa. “Foi muito importante essa visita por conta da demonstração que queremos dar de cumprimento da pauta socioambiental de uma maneira extremamente avançada. Queremos estar na ponta do que tem sido cobrado e demandado, não só pelos entes públicos, mas também pelos clientes e financiadores. Queremos estar num padrão de ser uma empresa agropecuária de primeira classe global. Sabemos que temos um caminho a percorrer e o apoio do fundo vai ser muito importante”, analisou ao destacar que a empresa brasileira projeta se tornar líder na agricultura e pecuária de baixo carbono
Reunião no Palácio
A primeira visita ao Tocantins foi concluída com uma reunião no Palácio Araguaia. A comitiva foi recebida pelo secretário de Estado da Governadoria, Jairo Mariano, que representou o governador Wanderlei Barbosa. Além do presidente Renato Jayme, participaram ainda os titulares da Semarh, Marcello Lelis; da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café.
“A forma como o Tocantins vem sendo gerido, principalmente nos ativos ambientais, com pautas relacionadas à preservação, fiscalização e regularização ambiental, juntamente com nossa potencialidade produtiva, tem se tornado um celeiro para investimentos de organismos internacionais a fim de garantir a produção com sustentabilidade”, destacou o presidente Renato Jayme.
Sítio Caititu
Identificado durante o desenvolvimento do Programa de Resgate Arqueológico da UHE Lajeado, em 2003, o sítio arqueológico pré-histórico Caititu foi um dos atrativos visitados pela comitiva.
Conforme estudos da arqueóloga Júlia Berra (2003), no sítio Caititu há uma longa parede lisa de 50 metros de comprimento que recebeu uma grande quantidade de pinturas (cerca de 1500) em toda a sua extensão de seis metros de altura. Os elementos são variados e encaixados entre si.
A partir de apontamento das pesquisas promovidas pelo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de modo geral, a arte rupestre é monocrômica em tons vermelhos. Os bicrômicos são escassos e, quando ocorrem, conjugam o contorno vermelho e preenchimento amarelo. As pinturas rupestres são uma forma de comunicação utilizada por antigas sociedades, e, acima de tudo, constituem obras de arte, um legado dos nossos antepassados.
Até o momento, ainda não foram realizadas pesquisas arqueológicas voltadas para datação do sítio.
Sobre a APA Serra do Lajeado
A APASL possui uma área de 121.417,7659 ha, que abrange Palmas; e os municípios de Lajeado, Tocantínia e Aparecida do Rio Negro. Uma localização estratégica na região central do Estado, que mantém a conectividade entre várias UCs e assim a dispersão de populações e o favorecimento da recolonização das áreas degradadas.
Instituída através da Lei nº 906/1997, a área foi criada para garantir a conservação da fauna, da flora e do solo e tem o objetivo de proteger a qualidade das águas e as vazões de mananciais da região, assegurando as condições de sobrevivência necessárias para as populações humanas das regiões circunvizinhas, conforme dispõe sua lei de criação.
A unidade possui diversas belezas naturais; dentre elas, serras com inúmeros sítios arqueológicos; cursos d’água com belíssimas cachoeiras; vegetação exuberante e fauna considerada riquíssima. Em 2021, outro ganho para a área foi a autorização para a criação de mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Morro do Segredo, uma Unidade de Conservação compartilhada.

Você pode gostar
Governo do Tocantins
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
Publicadas
7 horas atrássobre
25/10/2025Por
Jaciara Barros
No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.
No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.
De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.
O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).
“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Ações e programas
O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.
O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.
Atendimento especializado e histórias reais
O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.
A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.
Origem da data
O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.
Mais notícias da editoria Saúde
Governo do Tocantins
Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros
Publicadas
23 horas atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara Barros
Governador Laurez Moreira prorroga por dois anos o concurso do Corpo de Bombeiros do Tocantins, garantindo validade até 2027 e reforçando a segurança pública.
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, assinou nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Decreto nº 7.028, que prorroga por mais dois anos o prazo de validade do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizado em 2023. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, 23, e garante que o certame tenha validade até 2027.
O concurso ofertou 110 vagas para cadetes e alunos-praças e agora terá seu prazo estendido, permitindo o chamamento de novos aprovados. A medida, segundo o governador, reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da segurança pública e com a valorização das instituições militares.
“Nós temos um imenso respeito pelo trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros. Sempre defendi a importância do concurso público e por isso estou prorrogando a validade do último certame, realizado em 2023, por mais dois anos. Essa medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do sistema de segurança pública e o fortalecimento das nossas instituições”, destacou Laurez Moreira.
O subcomandante-geral do CBMTO, coronel Maxuell dos Santos de Souza, também comemorou a decisão, destacando o impacto positivo da prorrogação. “Esse é um ato muito importante e uma oportunidade valiosa, pois o concurso estava prestes a vencer. Sabemos o alto custo de realizar um novo certame e o Corpo de Bombeiros já conta com pessoas aptas. Essa prorrogação representa a possibilidade real de ampliar o nosso quadro de servidores”, afirmou.
Sobre o concurso
O concurso público do CBMTO foi executado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com a prorrogação, o prazo de validade, que se encerraria em 27 de outubro deste ano, passa a vigorar até 2027.
Mais notícias da editoria Tocantins
Tocantins
Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO
Publicadas
24 horas atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara Barros
Hospital de Amor Tocantins lança a campanha Direito de Viver nesta sexta (27), às 15h30, em Palmas, reforçando a solidariedade e o compromisso com a vida.
O Hospital de Amor Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 27 de outubro, o lançamento oficial da campanha “Direito de Viver”, uma ação solidária que mobiliza a sociedade em prol da prevenção, tratamento e assistência a pacientes com câncer. O evento será realizado às 15h30, na sede do hospital, localizada na Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, em Palmas.
A campanha, tradicionalmente promovida pelo Hospital de Amor em todo o país, tem como objetivo arrecadar recursos para manutenção e ampliação dos atendimentos oferecidos de forma gratuita à população. O projeto conta com o engajamento de voluntários, empresas e instituições que acreditam na força da solidariedade e no poder transformador do amor ao próximo.
Durante o lançamento, representantes do hospital e apoiadores da iniciativa irão destacar a importância da colaboração coletiva para fortalecer a rede de apoio à saúde e ampliar o alcance das ações de diagnóstico e tratamento no Tocantins.
Com o lema “Direito de Viver”, a campanha reafirma o compromisso do Hospital de Amor em garantir a todos os brasileiros acesso digno à saúde, com acolhimento, esperança e humanização.
📅 Data: 27 de outubro, às 15h30
📍 Local: Hospital de Amor Tocantins – Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, Palmas-TO.
Mais notícias da editoria Tocantins

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Carol lidera o Destino Mumbuca Paris

Baile dos Médicos 2025 – Registro fotográfico

Alessandra Bacelar prestigia noite de música e arte
DESTAQUES
Economia3 dias atrásMaya Negócios Imobiliários inicia nova fase
Moda e Estilo3 dias atrásFloratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
Agronegócio3 dias atrásSeminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins
Social4 dias atrásChef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche
Cultura3 dias atrásTocantins em Concerto emociona Goiânia com música e poesia





