conecte-se conosco

Cultura e eventos locais

Residentes em saúde e farmacêuticos promovem atividades no Dia Mundial sem Tabaco em Palmas

Publicadas

sobre

Na manhã desta quarta-feira, 31, residentes do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) e farmacêuticos pesquisadores do projeto Palmas para Todos (PPT), da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), realizaram diversas atividades nas unidades de saúde da família da capital, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. O foco das ações foi o alerta sobre o câncer bucal, tema também abordado no Maio Vermelho, mês de conscientização sobre essa doença.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) desempenha um papel fundamental na divulgação e elaboração de material técnico para subsidiar as comemorações do Dia Mundial sem Tabaco nos âmbitos federal, estadual e municipal. A ação realizada pelos profissionais de saúde bucal durante o Dia Mundial sem Tabaco teve grande importância, pois permitiu abordar a importância do autoexame bucal. A odontóloga residente de Saúde da Família e Comunidade da USF da Arno 44 (409 Norte), Isabela Marques, enfatizou a relevância desse momento para conscientizar sobre o câncer de boca, já que o uso do tabaco é um fator de risco para o desenvolvimento dessa doença, além de outros malefícios como a periodontite, que pode levar à perda dentária.

Durante a data, foram realizadas diversas atividades para promover a saúde, como palestras temáticas, exposição de produtos fumígenos, distribuição de materiais educativos, exercícios de alongamento com os pacientes presentes e conscientização sobre os danos relacionados ao tabaco, prevenção do câncer bucal, riscos do tabagismo ativo e passivo, entre outros. Para aqueles que desejam parar de fumar, a Rede Municipal de Saúde conta com os Grupos de Apoio ao Tratamento do Tabagismo (GATTs), vinculados à Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis (CTDANT) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os GATTs são coordenados por farmacêuticos do PPT, que acompanham os pacientes desde a consulta inicial até o final do protocolo do tratamento. Rafael Botelho, farmacêutico do PPT e coordenador do GATT da USF da Arne 53 (406 Norte), destacou a importância dessa abordagem na sua atuação profissional. Ele ressaltou que, além das funções tradicionais de logística e dispensação de medicamentos, a coordenação do programa de tabagismo permitiu uma atuação na farmácia clínica, onde é possível consultar os pacientes tabagistas, discutir casos com a equipe multidisciplinar e organizar todo o tratamento medicamentoso, além de oferecer suporte e escuta aos pacientes.

A Vigilância Sanitária também foi parceira nessas ações, levando uma exposição de produtos fumígenos à USF da Arno 41 (403 Norte). Watylla Resplandes, farmacêutica do PPT e coordenadora do GATT da USF da Arno 41, destacou que a exposição dos produtos apreendidos pela Visa ajuda a sensibilizar os pacientes sobre os perigos do uso de produtos de origem desconhecida e fabricados em condições insatisfatórias.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda