Economia
Rock in Rio, Heineken, Coca-Cola, Natura e Braskem se unem para promover a reciclagem de cerca de 4,5 milhões de copos plásticos no Rock in Rio Brasil 2022

Com a colaboração entre as marcas e diversos atores da cadeia, a iniciativa vai garantir que os copos descartados durante o maior festival de música e entretenimento do mundo sejam transformados em resinas recicladas e depois em embalagens de produtos de cuidados pessoais.
Circularidade. Esse é o conceito principal pelo qual Rock in Rio, Heineken, Braskem, Natura e Coca-Cola se uniram para nortear suas iniciativas durante o festival.
A união das marcas prevê a reciclagem de cerca de 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os sete dias do festival. O material recolhido na Cidade do Rock será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens de desodorantes corporais perfumados de diversas marcas da Natura.
Para que a iniciativa seja eficaz, o engajamento do público será fundamental. Pensando nisso, neste ano os esforços das empresas serão redobrados no chamado para que as pessoas se mobilizem em torno do tema e participem ativamente desse movimento como agentes de transformação.
A ação contempla diversas comunicações de conscientização em relação à reciclagem, começando pela comunicação do festival que vem incentivando o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos não apenas nas lixeiras, mas também nos 4 pontos de descarte espalhados pela Cidade do Rock onde a Braskem também estará presente. Os copos da Coca-Cola e da Heineken também estampam uma mensagem de incentivo ao público para a realização do descarte correto do material. Também como incentivo, os materiais plásticos descartados na ação da Braskem poderão ser trocados por pontos que se transformam em brindes e experiências especiais para curtir o evento.
Após o descarte feito pelo público, a Comlurb fará o gerenciamento para destinação dos resíduos plásticos às cooperativas parceiras do Rock in Rio Brasil 2022. Essas, por sua vez, farão a separação e darão o destino correto para que o processo de transformação destes resíduos em resina circular da Braskem seja realizado com sucesso pela Clean Plastic. Para garantir essa operação, a Reutiliza Já estará fazendo todo o processo de rastreabilidade dos resíduos, alimentando a plataforma Block Chain e dando transparência ao processo. Ao final da transformação, a resina reciclada será entregue à Natura para a fabricação de embalagens de produtos de cuidados pessoais.
“Uma das nossas metas de sustentabilidade é a circularidade. Como marca, assumimos o compromisso de que, até 2030, 80% das embalagens de vidro sejam circulares. A implantação de um sistema de economia circular, inclusive para as garrafas long necks, é um empenho prioritário da Heineken®. Levar essa ideia para o Rock in Rio e contribuir para um evento mais equilibrado ambientalmente é uma satisfação para nós”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da marca da Heineken no Brasil.
“A redução de resíduos é um compromisso de longa data da Natura, primeira empresa brasileira de cosméticos a oferecer refis de produtos há mais de 35 anos. Hoje, a circularidade é uma das nossas três causas, chamada Mais Beleza, Menos Lixo. Atualmente, 81% de todo o material de nossas embalagens já é reutilizável, reciclável e compostável, e a meta é chegar a 100% até o final da década. Também temos o compromisso de ser uma empresa carbono zero até 2030. Transformar esses resíduos em embalagens de desodorantes corporais de diversas linhas da Natura, portanto, reafirma a nossa crença de que o lixo não é o fim, mas um novo começo. Estamos muito orgulhosos dessa ação conjunta no maior festival de música e entretenimento do mundo porque acreditamos que engajar as pessoas para as transformações que queremos ver na sociedade é fundamental”, afirma Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura.
“A Coca-Cola assumiu o compromisso público de até 2030 zerar o impacto de todas as embalagens da marca no planeta. Esse objetivo, que faz parte da visão Mundo Sem Resíduos, é um grande desafio para nós e não vamos conseguir fazer isso sozinhos. Não se trata apenas de reduzir o nosso impacto, mas sim, ser uma força maior para enfrentar os desafios a longo prazo. Por isso, os consumidores também têm um papel fundamental nessa jornada de economia circular. Entendemos que eventos como o Rock in Rio e festivais icônicos de música, são ótimas oportunidades para engajarmos as pessoas com o tema e promovermos o lado educacional sobre impacto socioambiental. Nós, com outras grandes marcas, estamos reforçando o cuidado com o nosso planeta também nas horas de diversão e nosso compromisso com o meio ambiente. Entre as metas da The Coca-Cola Company estão a expansão dos produtos recicláveis para todas as embalagens, a incorporação de pelo menos 25% de material reciclado nas embalagens PET da companhia até 2025 e alcançar a destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até 2030. Estamos juntos nessa”, pontua Katielle Haffner, Head de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca-Cola Brasil.
“Essa iniciativa está diretamente relacionada com as metas que a Braskem assumiu para os próximos anos em prol da economia circular. Faz parte do nosso compromisso conscientizar a sociedade sobre o uso e descarte consciente de resíduos plásticos e engajar a todos nessa tarefa que é coletiva. Se a intenção do Rock in Rio é fazer um mundo melhor, queremos ser parte disso, pois acreditamos que é possível, sim, desde que tenhamos a colaboração e parceria de todos os setores da cadeia”, afirma Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação da Braskem”
Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio afirma que a ação é mais um passo dado pelo Rock in Rio em direção a um mundo melhor. “Somos uma marca cada vez mais comprometida em ajudar na construção de um mundo melhor e somos agentes ativos nessa construção. Desde a edição de 2011, já conseguimos alcançar a marca média de 80% de resíduos desviados de aterro. Este ano, além das iniciativas com os recicláveis, estamos destinando para compostagem o resíduo orgânico dos caterings artístico e de fornecedores. Apenas na montagem já temos menos 650kg de resíduos orgânicos para o aterro. Temos convicção de que só conseguiremos fazer melhor a cada dia se toda a cadeia produtiva estiver envolvida e se essas iniciativas estiverem ao alcance de mais e mais empresas. Essa união de várias empresas em prol de um mesmo objetivo é um bom exemplo de como isso pode acontecer.”
A reciclagem de resíduos sólidos reduz os impactos ambientais relacionados à extração de recursos naturais utilizados para a fabricação de novos produtos. Reciclar é uma solução acessível, funcional e de impacto. Importante lembrar que esse é um projeto que também traz benefícios sociais, além dos ambientais.
Essa não é a primeira vez que os copos do evento serão transformados em produtos de beleza. Na edição de 2019 do festival, os copos da Heineken foram transformados em tampas do desodorante corporal da linha Humor da Natura, também com a atuação da Braskem no processo da reciclagem e do Rock in Rio e seus parceiros na gestão e separação dos resíduos.
Entenda o caminho da reciclagem de matéria-prima:
- · Rock in Rio com os seus parceiros implementam um vasto projeto de gestão de resíduos;
. Resíduos são separados corretamente pelo público na Cidade do Rock ou são entregues em um dos pontos de troca por brindes;
Resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas parceiras contratadas pelo Rock in Rio;
- Cooperativas separam os copos e formam fardos;
. Reutiliza Já acompanha todo o processo e assegura a rastreabilidade
Braskem compra o material das cooperativas garantindo geração de renda, transporta e converte os copos em resina reciclada;
. Fornecedores de embalagem da Natura compram a resina reciclada da Braskem e produzem peças;
- Natura compra as peças produzidas com resina reciclada e as transforma em produtos na fábrica de Cajamar, em São Paulo;
- Consultoras de Beleza Natura vendem os produtos com embalagem produzida a partir da resina reciclada. Além de gerar renda, a iniciativa reduz o impacto ambiental e estimula o consumo consciente entre os clientes.
Gestão de Resíduos no Rock in Rio
A aguardada 9ª edição brasileira do Rock in Rio acontece em setembro deste ano. Mais que a grandiosidade como encontro de música e entretenimento, o Rock in Rio é também um festival comprometido com a sustentabilidade. É o primeiro evento da América Latina e um dos primeiros do mundo a ser certificado pela ISO 20121 — Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis — e envia para reciclagem 80% de todos os resíduos gerados durante sua realização, tendo como meta para 2030 desviar todos os seus resíduos de aterro. A gestão de resíduos é uma das operações mais relevantes do Rock in Rio e já destinou para reciclagem 1,9 mil toneladas de resíduos em todas as edições.
Sobre a Coca-Cola Bandeirantes
A Coca-Cola Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 2.700 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 33.400 pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e Bebidas a base de Soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.
Sebrae
Sebrae Tocantins realiza curso de presença digital
Curso do Sebrae em Paraíso ensina empreendedores a fortalecerem sua presença digital com conteúdo, imagem e proteção jurídica.

O Sebrae Tocantins promove, nesta terça (24) e quarta-feira (25), o curso Presença – Seja marcante no digital, voltado para empreendedores que desejam se destacar nas redes sociais e no ambiente online. O evento acontece das 19h às 23h, no auditório da instituição em Paraíso do Tocantins, com 8 horas de imersão prática.
Comunicação, conteúdo e proteção jurídica
O curso reúne três nomes de peso:
- Graziela Guardiola, jornalista premiada e referência em comunicação estratégica
- Cleiton Bastos, advogado especialista em Direito Digital
- Glauber Matos, fotógrafo com prêmios internacionais e expertise em conteúdo visual com celular
Durante a capacitação, os participantes vão aprender:
- Como criar vídeos e fotos profissionais com o celular
- Estratégias de marketing pessoal
- Noções jurídicas para se proteger nas redes sociais
Identidade com propósito
Para a jornalista Graziela Guardiola, o curso mostra como transformar imagem pessoal em autoridade digital.
“O marketing pessoal deixa de ser vaidade e passa a ser estratégia. O curso Presença mostra exatamente isso: como transformar sua identidade em autoridade, com segurança e propósito.”
Profissionalização acessível
Segundo Renata Moura, gerente do Sebrae, o curso é ideal para quem quer se profissionalizar digitalmente sem grandes investimentos.
“Com recursos certos e orientação especializada, é possível alcançar mais clientes, criar conexões verdadeiras e se proteger de riscos como uso indevido de imagem ou cancelamentos.”
Inscrições abertas
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link:
Informações: WhatsApp (63) 99981-9714
Sebrae
Letícia Coelho lança estampa com ícones do Tocantins
Letícia Coelho lança estampa de roupas com símbolos culturais do Tocantins, inspirada no livro Iconografia do Sebrae.

Moda com história: elementos que representam o Tocantins
A nova estampa traz desenhos de quatro ícones tocantinenses:
- Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso
- Igreja Nossa Senhora das Mercês
- Igreja do Rosário dos Pretos
- Palácio Araguaia
Para Letícia, unir estilo à história do Tocantins foi um projeto de alma.
“A ideia surgiu do meu desejo de levar um pedaço do Tocantins para o mundo, unindo estilo e identidade cultural. As estampas foram criadas para evidenciar a beleza do nosso Estado e permitir que as pessoas carreguem consigo um pouco dessa história”, afirmou.
Sebrae apoia a valorização da cultura tocantinense
A analista do Sebrae Tocantins, Celina Soares, destacou o papel da iniciativa:
“Projetos como esse demonstram o potencial do empreendedorismo criativo ao unir identidade cultural e inovação. A moda se torna uma ferramenta poderosa para divulgar as riquezas do Tocantins e fortalecer o sentimento de pertencimento.”
Do livro para o look: a iconografia como arte vestível
A obra Iconografia do Tocantins foi criada para representar elementos culturais, turísticos, naturais e arquitetônicos do Estado. Agora, ganha uma nova leitura nas peças desenvolvidas por Letícia Coelho, provando que a moda também é um meio de narrar histórias e preservar a cultura.
Sebrae
Jogada de Líder reúne nomes do esporte e liderança em Palmas
Diego Ribas, Érika Belon e Rafael Cortez estarão no Jogada de Líder, evento do Sebrae em Palmas. Veja como participar.

Palmas (TO) – Palmas vai receber uma noite de inspiração, liderança e superação com grandes nomes do esporte, da comunicação e do desenvolvimento humano. É o evento Jogada de Líder, promovido pelo Sebrae Tocantins, que acontece na quinta-feira, 26 de junho, a partir das 18h, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
Entre os convidados estão Diego Ribas, ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo do Flamengo; Érika Belon, especialista em desenvolvimento humano e liderança; e Rafael Cortez, jornalista e humorista, que será o apresentador da noite.
Da Seleção à liderança nos negócios
Com uma trajetória que vai dos gramados internacionais à vida empresarial, Diego Ribas compartilhará os bastidores de sua carreira e as lições de propósito, foco e mentalidade vencedora.
Já Érika Belon abordará o poder da liderança transformadora, com foco em autoconhecimento, impacto social e resultados sustentáveis.
“Empreender vai além do lucro. É sobre propósito, inclusão e transformação social. E isso começa com uma liderança de verdade”, explica Amaggeldo Barbosa, gerente do Sebrae Tocantins.
Troca de experiências e motivação
Com mediação leve e provocadora de Rafael Cortez, o evento promete unir conhecimento técnico, histórias reais e uma dose de bom humor para inspirar líderes, empreendedores e o público em geral.
As inscrições estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae Tocantins, com valores promocionais de 1º lote ainda disponíveis.
- Turismo4 dias atrás
Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes
- Opinião e Editorial3 dias atrás
Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica
- Social3 dias atrás
Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
- Social2 dias atrás
Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor
- Social3 dias atrás
Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália