Turismo
Rota Quilombola: Novo produto do Jalapão é lançado na ABAV Expo 2022

As belezas do Jalapão ganharam mais um roteiro atrativo e acima de tudo, cultural. A Rota Quilombola foi apresentada ao Brasil durante a ABAV Expo 2022, entre os dias 21 e 23 de setembro, em Olinda (PE). O produto contempla as comunidades dos quilombos Mumbuca, Prata e Rio Novo, que passam a compor os destinos turísticos do Estado. As comunidades disponibilizam experiências como processos de produção de produtos artesanais, oficinas, trilhas, degustações, diálogos e banhos. A ação faz parte do projeto Energia para Crescer.
Luzia Passos, presidente do Quilombo do Prata, conta que a participação na feira traz uma maior visibilidade para as comunidades. “O Sebrae e a Energisa têm contribuído muito na promoção de nossos destinos turísticos, tanto que hoje estamos participando da maior feira de turismo da América Latina. Agradecemos pela ajuda primordial nesta batalha”, frisa.
Representando o povoado Mumbuca, a presidente da Associação dos Artesãos e Extrativistas, Railene Ribeiro, afirma ser uma experiência ricamente única. “Tive a oportunidade de mostrar a história da comunidade, a cultura, a identidade e costumes.Tudo isso, numa feira de uma dimensão tão grande. Agradeço ao Sebrae e a Energisa que contribuem e muito com a evolução dos destinos turísticos do Jalapão”, destaca.
Para a analista técnica do Sebrae, Admary Monteiro, a ABAV Expo 2022 tem sido, para todos, uma experiência fenomenal, pois estão podendo conferir como os destinos são vendidos e apresentados. “No estande do Tocantins, tivemos o privilégio de ver como é a costura do Capim Dourado, principal matéria prima do nosso artesanato e que as quilombolas são responsáveis por produzir algo tão admirável. Depois iremos realizar um pós feira, mandando o material da Rota Quilombola para o pessoal interessado, na certeza de que serão feitos bons negócios”, finaliza.
Segundo o consultor do Sebrae, Maicon Dimbarre, as comunidades da Rota, já recebem visitas, porém as pessoas não conhecem os produtos e vivências reais, tampouco todos os seus potenciais. “Queremos mostrar ao mercado nacional, os produtos, culturais, artesanatos, vivências, conversas e muitas outras coisas que estes destinos tem a oferecer. Então, além de mostrar a nova cara das comunidades, mostramos também como é possível sair um pouco daquele roteiro tradicional. Até então, incluímos no projeto, produtos que já estão sendo comercializados por agências que tem foco no turismo de base comunitária e vamos, aos poucos, lançando novos produtos”, relata.
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Marcelo Perim, pontua que o Rota Quilombola é de suma importância para o desenvolvimento turístico do Estado. “O Tocantins traz sua maior caravana para ABAV Expo e aqui essas pessoas fazem contatos com agências de viagens, guias, turismo esportivo, rede hoteleira, gastronomia e cultura de outros destinos, podendo potencializar suas atividades. Temos vários cenários naturais no estado e que devem ser trabalhados para serem incluídos na rota, mas a feira é importantíssima para a gente divulgar o que já tá consolidado”, explica.
Renato Barbosa é marinheiro e em sua participação na feira, contou que nunca viu o capim dourado de perto e achou impressionante a sustentabilidade da matéria prima e acredita que o material deve ser sustentado da maneira correta. “Deveria ser mais valorizado porque é o ouro vegetal”, afirma.
Energia Para Crescer
Iniciado em 2021 e com previsão de término para 2023, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto a Energisa Tocantins, com objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas. Isso ocorre com o estímulo ao empreendedorismo por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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