Governo do Brasil
Sanofi celebra o mês do Autocuidado conscientizando consumidores e clientes

A unidade de negócios de consumo da Sanofi evidencia o seu objetivo de levar educação e conscientização acerca do tema
São Paulo, Julho de 2023 – Aliada ao propósito de garantir um sistema de saúde mais eficiente, Consumer Healthcare na Sanofi reforça a importância da prática do autocuidado onde celebra o mês dessa data. O Dia Internacional do Autocuidado, celebrado em 24 de julho, conscientiza a população acerca dos benefícios dessa prática, e a relevância de integrar o autocuidado aos sistemas de saúde para aliviar a carga do sistema e melhorar o atendimento. De acordo com a ILAR (Associação Latino-Americana para o Autocuidado Responsável), e a ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde) as práticas de autocuidado geram 869 milhões de horas de pacientes economizadas¹, gerando uma economia para o sistema de saúde de $7.2 Bilhões USD na América Latina².
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autocuidado é a capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades em promover e manter a saúde, prevenir doenças e lidar com doenças e incapacidades com ou sem o apoio de um profissional de saúde e para que essa prática seja mais efetiva, é necessário que os consumidores e pacientes tenham um alto grau de alfabetização em saúde, entendam o valor da prevenção e gerenciamento de doenças e se sintam confiantes e capacitados para tomar suas próprias decisões de saúde.
Marília Zanoli – Diretora de Marketing em Consumer Healthcare na Sanofi
“A unidade de consumo na Sanofi é guiada pela missão “saúde em suas mãos”, que consiste em promover a conscientização e incentivar a prática do autocuidado entre as pessoas, levando cada vez mais produtos baseados nas necessidades do consumidor e em ciência para pessoas em todo o mundo. Além disso, a prática proporciona otimização de tempo e recursos para um sistema de saúde mais eficiente. Por meio dessa postura ativa deu auxiliar mais saudável e produtiva.”
O autocuidado se baseia em sete pilares: estar bem-informado sobre os cuidados de saúde, estar consciente de suas próprias condições físicas e mentais, praticar atividades físicas, adotar uma dieta saudável, evitar atividades de risco para a saúde, ter bons hábitos de higiene e fazer uma utilização responsável dos produtos e serviços de saúde³, que são aliados importantes para o tratamento de sintomas e doenças menores.
Cenário do autocuidado no Brasil:
Durante pandemia de COVID-19 o sistema de saúde em todo o mundo foi impactado. No Brasil, os serviços que não foram possíveis serem oferecidos durante a pandemia geraram consequências que poderão ser percebidas durante os próximos anos no SUS. O sistema de saúde, que já estava enfraquecido, terá que lidar com uma grande pressão devido ao grande volume de pacientes chegando com estágios avançados de condições que necessitavam de diagnósticos precoces. Estes, necessitarão de prioridade e tratamentos mais inovadores, aumentando ainda mais a pressão orçamentária já existente. Por isso, é tão importante que as intervenções do autocuidado continuem sendo propagadas e seguidas para a melhoria da saúde e bem-estar da população nos próximos anos.
Estudos mostram que 8 em cada 10 brasileiros consideram o autocuidado muito relevante para a manutenção da saúde⁴ e 89% afirmam que gostariam de receber mais informações sobre o autocuidado⁵. É pensando nisso que Consumer Healthcare na Sanofi enfatiza o quanto o autocuidado é um grande aliado da população diariamente, já que produz benefícios de longo prazo para a saúde pessoal e, simultaneamente, libera recursos para os pacientes mais fragilizados.
Autocuidado na América Latina:
Dados da ILAR e da ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde – associação no Brasil da qual a Sanofi faz parte) apontam que 90% das pessoas na America Latina se consideram cuidadosas com sua saúde e praticam o autocuidado⁶. Os consumidores e pacientes com maior educação sobre saúde são mais empoderados, e, portanto, são mais propensos a tomarem melhores decisões a respeito de seus cuidados com a saúde e qualidade de vida de forma independente. Junto a isso, melhorias na forma das pessoas se protegerem são geradas e há a redução de impactos financeiros e de demanda de profissionais da saúde.
Referências:
1- GSCF 2022. Economic and Social Value of Self-Care.
2- GSCF 2022. Economic and Social Value of Self-Care.
3 – Disponível emt: https://isfglobal.org/
4 – ILAR. Hábitos de salud, uso y compra de medicamentos y experiencia con servicios digitales durante la pandemia covid19 en América Latina. Inception, 2021.
5 – ILAR. Hábitos de salud, uso y compra de medicamentos y experiencia con servicios digitales durante la pandemia covid19 en América Latina. Inception, 2021.
6 – Disponível em: Estudio de Perfil del usuario de medicamentos de venta libre en América Latina Página 2″ILAR – 1pg Esp MVL.pdf
Sobre a Sanofi
Somos uma inovadora empresa global de saúde, movida por um propósito: buscamos os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas [we chase the miracles of science to improve people’s lives]. Nossa equipe, em cerca de 100 países, dedica-se a transformar a prática da medicina, possibilitando o impossível. Fornecemos opções de tratamento potencialmente decisivos e proteção vacinal essencial para milhões de pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que colocamos a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro de nossas ambições.
Governo do Brasil
Nova Campanha do Ministério da Saúde inspira, motiva e incentiva a doação de sangue regular

Sob o conceito “Doe Sangue. Você Pode.” o Ministério da Saúde lança, em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, uma nova campanha publicitária de conscientização sobre a importância da doação de sangue e de se tornar um doador regular e ajudar a salvar muitas vidas.
Em 2024, 1,6% da população brasileira – o que equivale a 16 pessoas a cada mil habitantes – doou sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Para que os estoques de sangue se mantenham em níveis estáveis e seguros, esse número ainda pode melhorar. Assim, com esta campanha, o MS pretende conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue regular.
Neste ano, a campanha traz uma reflexão importante sobre atitude e disposição, promovendo a doação de sangue como um hábito de vida, autocuidado, bem-estar e de construção de uma cultura solidária inspiradora e motivacional. Ela traça um paralelo entre atitudes diárias e a familiaridade com a expressão “dar o sangue”, como uma ideia palpável de que, se uma pessoa está disposta a dar o sangue por uma causa, ela também pode doar sangue para ajudar a salvar outras vidas.
Com criação da agência Calia, a campanha será veiculada em emissoras de TV, rádio, plataformas digitais e redes sociais, além de mobiliários urbanos e painéis digitais por todo o Brasil.
FICHA TÉCNICA:
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Doação de Sangue 2025
Agência: Calia Comunicação
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
Codireção de Criação: Alexandre Ferro e Mauricio Oliveira
Criação: Alexsander Junior e Filipe Fontes
Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante e Hélio Macedo
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, João Pinheiro e Cezar Pinheiro
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda
Conteúdo Digital: Ariovaldo Neto, Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas e André Oliveira
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Gabriella Silva, Luana Pessoa, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien Carvalho
Aprovação Ministério da Saúde: Poliana Oliveira, Kamila Mota, Kelly Rodrigues, Nathalia Gardini e Rafael Atuchi
Governo do Brasil
“Quem errou vai ser punido”, diz Lula sobre investigações no INSS
Em conversa com jornalistas nesta terça-feira (3), presidente defende rigor na apuração de fraudes contra aposentados e reforça prioridade no ressarcimento de quem foi prejudicado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 3 de junho, que o Governo Federal tem conduzido com rigor as investigações sobre fraudes em descontos associativos nas aposentadorias de beneficiários do INSS. Em conversa com jornalistas, Lula garantiu que os aposentados não serão prejudicados e que os valores descontados indevidamente serão devolvidos.
“Quem errou vai ser punido. Nós vamos devolver o dinheiro para os aposentados que foram lesados pela quadrilha que roubou a aposentadoria. Antigamente as pessoas roubavam bancos, roubavam gente rica. Agora estão roubando pobres”, pontuou.
Nós estamos fazendo disso um exemplo de como deve agir um governo na averiguação de denúncias
De acordo o presidente, uma investigação minuciosa tem sido feita com o envolvimento da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU). Lula destacou que o governo optou por priorizar uma apuração técnica e criteriosa, sem exposições precipitadas, para assegurar que os verdadeiros responsáveis sejam identificados e punidos.
“Nós estamos fazendo disso um exemplo de como deve agir um governo na averiguação de denúncias. Não terá brincadeira da nossa parte. A nossa preocupação, além de permitir que as instituições que têm que fiscalizar fiscalizem, é permitir que o governo comece a tratar de ver o pagamento o mais rápido possível das pessoas que foram lesadas”, disse.
Lula também ressaltou que o processo tem sido conduzido com cautela para evitar que pessoas ou entidades sejam acusadas injustamente. “Não queremos punir nenhuma entidade de forma precipitada. Por isso a cautela que eu disse à CGU, à Polícia Federal — muita cautela para a gente não levar uma pessoa a ser crucificada e depois não ter como pedir desculpa”, completou.
Na questão do INSS, detectamos um desvio e podíamos ter feito um show de pirotecnia, que vira manchete, depois todo mundo esquece e o roubo continua. Mas fizemos o que um governo sério faz – colocamos a Polícia Federal, a CGU, para fazer uma investigação a fundo e chegar nos… pic.twitter.com/W7VDwL3I3u
— Lula (@LulaOficial) June 3, 2025
COMPROVAÇÃO – Lula explicou ainda que o governo está oferecendo às entidades envolvidas a oportunidade de apresentar documentos que comprovem a autorização dos aposentados para os descontos. Segundo ele, o objetivo é assegurar que nenhuma instituição seja punida de forma indevida, mas, ao mesmo tempo, garantir que quem cometeu irregularidades seja responsabilizado. “O que eu quero é somente a verdade para a gente punir quem tiver que ser punido. Estamos dando uma chance às entidades para que apresentem prova de veracidade da assinatura das pessoas. Até agora não apresentaram. Se alguma apresentar, será levada muito a sério, investigada corretamente e, se não cometeu erro, não tem que pagar o preço. Mas as outras terão que pagar”.
SERVIÇO – Desde a semana passada, aposentados e pensionistas passaram a contar com a opção de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados no benefício. Em mais de cinco mil agências dos Correios nas 27 Unidades Federativa, o serviço atende quem prefere o contato mais pessoal ou tem dificuldade de acessar os canais digitais oficiais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central telefônica 135.
Governo do Brasil
Lula defende equipe econômica e faz balanço otimista do governo: “Estamos colhendo o que plantamos”

Em entrevista coletiva concedida no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 3 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um balanço positivo dos dois anos e cinco meses de seu terceiro mandato e saiu em defesa da equipe econômica após a polêmica em torno do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Segundo Lula, os indicadores econômicos e sociais demonstram que o país está no rumo certo e que decisões técnicas, mesmo quando geram reações, fazem parte do processo de ajuste e negociação.
“O [Fernando] Haddad, no afã de dar uma resposta logo à sociedade, apresentou uma proposta que ele elaborou na Fazenda. Se houve uma reação de que há outra possibilidade, nós estamos discutindo essa possibilidade”, afirmou Lula, referindo-se ao anúncio do aumento do IOF feito em maio e posteriormente revogado após forte pressão do mercado e do Congresso. O presidente confirmou que se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros membros da equipe econômica para avaliar os próximos passos: “Vamos saber se o acordo está feito ou não”.
Balanço do governo: PAC, emprego, energia e inclusão social
Na mesma entrevista, Lula destacou que o Brasil vive um momento de “colheita promissora” e exaltou os avanços obtidos pela gestão federal. “Tudo o que pensamos quando disputamos as eleições, quando tomamos posse, está sendo executado”, disse. O presidente apontou a execução de R$ 711 bilhões em obras públicas e privadas do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) como um dos principais motores do crescimento e da geração de emprego.
Entre as ações destacadas está a Medida Provisória da Reforma do Setor Elétrico, assinada em 21 de maio, que cria a Nova Tarifa Social de Energia Elétrica e beneficia mais de 60 milhões de brasileiros. Famílias que consomem até 80 kWh por mês terão isenção total da conta de luz. “Isso evita que as pessoas mais pobres tenham que viver à base do candeeiro”, afirmou.
Saúde, habitação e água para o Nordeste
Lula também enfatizou a importância do programa “Agora Tem Especialistas”, lançado recentemente para garantir acesso mais rápido a consultas médicas especializadas no SUS. Ele criticou a longa espera entre a consulta inicial e o atendimento com especialistas: “A doença não espera. Estamos dando às pessoas mais humildes esse direito”.
No Nordeste, o governo avançou com o Projeto de Integração do Rio São Francisco. Lula esteve em Pernambuco no fim de maio para autorizar obras que duplicam a capacidade de bombeamento no Eixo Norte do projeto, ampliando o acesso à água para mais de 8 milhões de pessoas em quatro estados. “Estamos tirando 13 milhões de pessoas da miséria da água”, declarou.
Na educação, o presidente ressaltou os efeitos do programa Pé-de-Meia, que já beneficia 4 milhões de estudantes do ensino médio, e, na habitação, reafirmou a meta de contratar três milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026.
Crescimento econômico acima do previsto
O presidente também comemorou os resultados econômicos dos últimos dois anos. Ele relembrou que, em 2023, o PIB cresceu 3,2% – bem acima da projeção inicial de 0,8% – e em 2024, chegou a 3,4%, superando expectativas novamente. No primeiro trimestre de 2025, o país cresceu 1,4%, com forte contribuição do agronegócio. Até abril, foram criados 922 mil empregos com carteira assinada, e a taxa de desemprego caiu para 6,6%, a menor da série histórica.
Lula destacou que esses resultados são fruto da combinação de políticas sociais, retomada de investimentos e estabilidade econômica: “Nunca houve tanta combinação entre inclusão social, geração de emprego e retomada de investimentos públicos e privados”.
Ao finalizar a coletiva, Lula reforçou que as decisões econômicas continuarão sendo tomadas com responsabilidade e diálogo, reafirmando a confiança na equipe do ministro Fernando Haddad e no projeto de reconstrução do país.
-
Palmas2 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Tocantins5 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Internacional24 horas atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes2 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?