Conteúdo Religioso
Santo Antônio: O Santo Casamenteiro Celebrado no Dia 13 de Junho
No dia 13 de junho, comemora-se a memória de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Ele é um dos santos mais populares e queridos do mundo, e a Igreja Católica celebra seu dia nesta terça-feira, 13 de junho, em memória de seu falecimento há 792 anos.
Santo Antônio nasceu em Portugal no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Aos 15 anos, ele abraçou sua vocação religiosa e entrou para a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Inspirado pelo testemunho de cinco missionários franciscanos que foram martirizados, ele decidiu seguir a vocação franciscana e recebeu o nome de Antônio. Durante uma viagem ao Marrocos, Santo Antônio adoeceu e o barco em que estava sofreu um acidente, encalhando na costa da Itália.
Foi na Itália que Santo Antônio encontrou-se com São Francisco de Assis e foi designado para viver em conventos no país. Ele dedicou-se a pequenos serviços conventuais até que seus superiores descobriram sua habilidade excepcional como pregador da Palavra de Deus. Ele foi enviado pela Itália e França para ajudar no combate às heresias que estavam se espalhando na época, ganhando fama como o “martelo dos hereges” devido à força de sua pregação.
Mais tarde, ele se estabeleceu em um convento próximo à cidade de Pádua, onde viveu uma vida intensa como confessor e pregador. À medida que sua fama se espalhava por todo o país, o franciscano adoeceu gravemente e faleceu em 13 de junho de 1231. Ele foi canonizado no ano seguinte e recebeu o título de doutor da Igreja em 1946 pelo Papa Pio XII, devido à sua grande santidade.
No Brasil, Santo Antônio é conhecido como o santo casamenteiro, devido aos muitos milagres e histórias envolvendo casais. No entanto, ele também intercede pelos pobres, objetos perdidos e por inúmeras outras causas. Em todo o país, diversas paróquias e comunidades celebram com alegria e devoção a vida desse grande santo, que marca o início das festividades juninas.