Economia
Sebrae apresenta plataforma de desburocratização para pequenos negócios

Por entender a importância de aperfeiçoar os procedimentos de abertura, fiscalização e baixa de pequenos negócios, o Sebrae Tocantins em parceria com o Governo do Estado e Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), promoverá uma sequência de workshops para apresentar ações a prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e corpo técnico de 24 municípios do Estado. Na ocasião, serão levados os mais diversos serviços de desburocratização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), integrada à plataforma Simplifica TO.
Os eventos, que vão ocorrer nos auditórios do Sebrae dos municípios, iniciam em Araguaína nesta quarta-feira, 26, das 15h às 18 horas. Em Palmas, o treinamento ocorrerá na quinta-feira, 27, das 10h às 13 horas. As oficinas finalizam em Gurupi, também na quinta-feira, 27, das 16h às 18 horas
De acordo com o analista técnico do Sebrae Pedro Araújo, o objetivo é sensibilizar os municípios sobre a importância da atualização procedimental e legislativa na tramitação de empresas. “Vamos sublinhar os ganhos processuais e inclusive fiscais que os municípios podem adquirir através da informalização dos procedimentos. Com os treinamentos, as cidades estarão preparadas para uma gestão cada vez mais desburocratizada, informatizada, otimizada e padronizada. Esses aspectos geram um ambiente favorável aos pequenos negócios”, explica.
Participam dos workshops os municípios de Almas, Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Colméia, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Miranorte, Natividade, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Peixe, Porto Nacional, Taguatinga, Tocantinópolis e Xambioá.
Simplifica TO
O Simplifica TO é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. A plataforma serve para gerar facilidade, segurança e agilidade para o poder público e o empreendedor. A proposta é reduzir a informalidade e custos sociais e econômicos, além do aumento da competitividade, produtividade e adequação da legislação municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial. Todo esse trâmite, sem burocracias nos processos de registro e legalização
Economia
Vai de Retornável! Coca-Cola anuncia nova campanha no Brasil com as icônicas garrafas retornáveis

Junho de 2025 – Entra ano, sai ano, e a Garrafa Retornável da Coca-Cola continua sendo um ícone da marca. E, em 2025, essa tradição continua. A Coca-Cola acaba de anunciar a nova campanha ‘Vai de Retornável’ no Brasil. Tendo como estrelas as garrafas retornáveis, a campanha compreende ativações de marca em lojas de todo o país, uma nova promoção com prêmios incríveis e muita economia pro bolso do consumidor.
Preferir a garrafa retornável pode representar um benefício econômico enorme para o consumidor que após a primeira compra economiza em todas as próximas. Isso acontece porque, ao levar o vasilhame vazio ao ponto de venda para comprar outra garrafa, o consumidor paga somente pelo líquido. A Coca-Cola na garrafa retornável é a mesma Coca-Cola que o consumidor conhece e ama, o mesmo sabor delicioso e incomparável, mas o produto é mais acessível para deixar suas refeições em família ainda melhores.
“O pessoal mais jovem pode não conhecer a garrafa retornável, mas ela é parte do legado da Coca-Cola desde o princípio e faz parte da memória de muitos brasileiros”, declara Ted Ketterer, head de marketing da Coca-Cola Brasil. “Ir ao mercadinho da esquina com uma garrafa vazia para buscar a Coca-Cola do almoço de domingo era uma tradição há alguns anos. Nós preparamos esta campanha para mostrar aos nossos consumidores que a Coca-Cola deliciosa e refrescante que eles amam pode ser mais acessível e muito mais barata, encorajando-os a preferir a garrafa retornável. Afinal, se você quer economia e mais sabor para suas refeições, Vai de Retornável! ”, afirma.
Para deixar o uso das garrafas retornáveis ainda mais empolgante, a marca preparou a Promo Retornável. Para participar é simples: basta comprar garrafas retornáveis participantes, cadastrar-se e registrar o código via WhatsApp, que revelará milhões de prêmios instantâneos. Além disso, os participantes concorrem a três casas e a outros prêmios instantâneos toda hora, utilizando o mesmo código da compra e cadastrando-o no site. O sorteio final acontece em 28 de julho.
As garrafas retornáveis estão disponíveis por todo o Brasil. Para saber onde encontrar sua Coca-Cola retornável, visite o site Vai de Retornável, coloque o estado, a cidade e o bairro e comece a economizar agora mesmo.
Fanta também entra na onda retornável!
Além da Coca-Cola, Fanta, o refrigerante de laranja mais vendido no Brasil, também fará parte da campanha com suas próprias garrafas retornáveis. Além do sabor delicioso e irresistível de Fanta, quem cadastrar o produto na promoção tem o dobro de chances para concorrer à casa todos os meses da campanha.
E tem mais: Os consumidores podem trocar sua retornável vazia pelo refrigerante que preferir: Fanta por uma Coca-Cola ou uma Coca-Cola por uma Fanta, utilizando o mesmo vasilhame, nos pontos de venda selecionados.
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos, as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella e com a FINI COMPANY empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.
Agronegócio
Green Latex apresenta modelo sustentável em workshop sobre restauração florestal

A Green Latex, localizada na Fazenda Anajá, em Marianópolis, será destaque no Workshop sobre Restauração Florestal com Finalidade Econômica e Ecológica, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 09 de junho, a partir das 8h30, na sede da Embrapa Palmas. O Workshop sobre restauração com finalizade econômica e ecológica é promovido pelo Banco Mundial, Banco do Brasil e Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Embrapa, SEMARH E SEAGRO, reunirá especialistas para discutir o futuro da restauração florestal no Tocantins.
O destaque da Green Latex será Igor Avelino, que representará o seringal no PAINEL (2) COM A MÃO NA MASSA. A empresa, com 180 mil seringueiras plantadas em 340 hectares, concilia a preservação ambiental, o ganho financeiro e a responsabilidade social, gerando emprego e renda para a comunidade local. A expectativa para a safra 2024/2025 é colher 300 toneladas de látex, refletindo o compromisso com um modelo sustentável que restaura o ambiente e contribui economicamente para a região.
Desde a sua criação, a Green Latex tem sido um exemplo de como práticas agropecuárias podem ser desenvolvidas de maneira sustentável. Com o plantio de seringueiras em uma área anteriormente afetada pela agricultura (soja e milho), a empresa já devolveu 180 mil mudas ao cerrado, recuperando o equilíbrio ecológico da propriedade.
Sobre a Green Latex:
A Green Latex é uma referência em sustentabilidade no cerrado, com um modelo que integra as dimensões social, ambiental e econômica. Além de reflorestar a área, a produção de látex tem contribuído diretamente para o desenvolvimento da região, gerando oportunidades de trabalho e prosperidade para a comunidade local.
Perfil Instagram: @green.latex
Fotos: AR Fotografia
Sebrae
Prêmio Sebrae de Jornalismo recebe inscrições até segunda-feira, 9

- ALETO4 dias atrás
Amélio Cayres destaca parcerias institucionais em solenidade do projeto “Mãos que Criam”
- Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador entrega sede do Mãos que Criam em Palmas
- Palmas4 dias atrás
Palmas dá início à Semana do Meio Ambiente com anúncio do futuro Jardim Zoobotânico
- Câmara Municipal de Palmas3 dias atrás
Proposta do Vereador Folha para regularização do sistema de endereçamento de Palmas
- Social4 dias atrás
Casamento de Maryellen e Gustavo no centro do Brasil