Sebrae
Sebrae e Prefeitura de Porto fazem mutirão para cadastro de empresas no Cadastur

O cadastro deve ser feito até o dia 30 deste mês
O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) promove a formalização e a legalização dos negócios que atuam no turismo. O Cadastur também pode ser utilizado por viajantes como fonte de consulta do destino desejado, além de oferecer aos empreendimentos cadastrados benefícios como qualificações, divulgações, atualização com informações e acesso a linhas de financiamentos para os empreendedores do setor junto aos bancos oficiais.
As empresas interessadas em se cadastrar deverão procurar o Sebrae e a Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Nacional até o dia 30 deste mês, portando documentos pessoais, cartão CNPJ e a senha do aplicativo oficial do Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br )
Millena Lima, gerente do Sebrae informa que a iniciativa permite o cadastro de pessoas jurídicas que atuam no setor turístico. Segundo ela, a iniciativa é uma meta do projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Porto Nacional que propõe aumentar a adesão dos empreendedores do trade turístico local ao Cadastur. “Nós montamos uma força tarefa com consultores e analistas para receber e orientar esses empresários que não estão cadastrados no sistema”, pontua.
Ângela Dantas, diretora municipal da Cultura e Turismo de Porto Nacional, enfatiza que o cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do certificado. Esse cadastro é obrigatório para empreendimentos que trabalham com hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e guias de turismo que sejam Microempreendedor Individual (MEI). “As inscrições são gratuitas e obrigatórias para os empreendimentos do trade turístico do município”
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários e gestores à Barcelona em missão internacional sobre cidades inteligentes
Edital seleciona 20 participantes para o maior congresso do mundo em inovação urbana, com visitas técnicas a polos de referência europeus

Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Sebrae
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
Artistas do Estado venceram em duas categorias

Agosto terminou com um reconhecimento importante para a diversidade sonora produzida na região Amazônica: a realização do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, que premiou 28 artistas em 16 categorias, no último dia 26, no Theatro da Paz, em Belém-PA. O Tocantins, que teve quatro finalistas, venceu como “Melhor Artista de Rock” (Jèff Jacom´e) e “Melhor Artista Sonoridades Amazônicas” (Moia Cumbia).


Arrancando aplausos no Theatro da Paz, o vencedor da categoria “Melhor Artista de Rock”, o portuense Jèff Jacom´e), que concorria com cantores do Pará e do Amazonas, enfatizou que “enquanto tiver desconserto no mundo, haverá um rockeiro escrevendo músicas e lutando contra o sistema”. Uma mensagem carregada de significado já que o troféu de uma categoria do gênero musical que existe há mais de 70 anos, o rock’n’roll, foi conquistado pelo Estado mais novo do País, nesta premiação.
No total, 229 artistas se inscreveram para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, sendo 87 finalistas e 28 premiados em 16 categorias, a maioria delas subdivididas em “Melhor Artista” e Melhor Lançamento”. A seleção foi feita por um time de nove curadores, cada um representando um Estado da Amazônia Legal (PA, AM, AP, AC, RO, RR, MT, MA e TO).
A curadoria do Tocantins foi feita pela jornalista, cantora e assessora artística Shelsea Lima, que esteve presente na cerimônia de premiação na capital paraense. “Nós, da região Amazônica, convivemos com uma riqueza tão grande e que, às vezes, não temos a real noção da diversidade que produzimos e com qualidade. Fazer acontecer um Prêmio como esse é reconhecer a força cultural que temos”, destacou, acrescentando que “representar o Tocantins nesta seletiva foi honroso e uma experiência transformadora, especialmente como artista”.
Neste ano, a premiação homenageou a cantora Joelma, pelos 30 anos de carreira. Em pouco mais de duas horas de cerimônia, artistas de vários estados da região amazônica apresentaram releituras de sucessos da cantora, além do Mestre Damasceno, que coincidentemente faleceu no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é uma realização da Oriente Multi Produções e Milk Produções, com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Palmas4 dias atrás
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social e fiscalização urbana
-
Entretenimento2 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô