Sebrae
Sebrae leva boas práticas ao IX Seminário de Educação Infantil, em Palmas
Evento, que ocorre no auditório da ATM e reúne em torno de 350 educadores, promove debates em torno do tema
Com o objetivo de levar boas práticas da Educação Empreendedora, o Sebrae Tocantins participa do IX Seminário de Educação Infantil, promovido pela União de Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime -TO).
O evento, que ocorre no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), em Palmas promove debates em torno do tema do seminário que é ‘Brincadeiras e aprendizagens na educação infantil’. O seminário é presencial e reúne em torno de 350 educadores do Estado.
A analista do Sebrae Izana Assunção destacou o papel do Sebrae na Educação do Tocantins. Segundo ela, a instituição foca em desafios como: redução da taxa de analfabetismo, redução da evasão escolar, implementação do programa de formação continuada para os profissionais da rede educacional, além apresentar propostas inovadoras para melhoria do aprendizado dos estudantes. “O Sebrae também tem o papel de preparar crianças, adolescentes e jovens para desenvolverem plenamente suas potencialidades, de modo a torná-los pessoas autônomas, capazes de servir dessas aprendizagens para exercer cidadania ativa e planejar seu próprio projeto de vida, porque afinal, o Sebrae acredita no poder da transformação por meio da sala de aula”, reforça.
A analista ainda pontua que o apoio do Sebrae pode ocorrer por meio da capacitação e desenvolvimento de gestores e professores, bem como disponibilizando metodologias inovadoras para aplicação aos estudantes. “Nós estendemos que essa contribuição é uma forma da instituição cumprir seu papel enquanto agente social para a promoção do desenvolvimento social do País”, finaliza.
A presidente da Undime -TO, Luíza Brasileiro, enfatiza que o seminário trata de uma fase fundamental da educação, a infantil. Segundo ela, discussões sobre a temática aprimora conhecimento tanto para os pais, quanto para a comunidade educadora como um todo. “Eu vejo que é uma oportunidade para melhorar o nosso trabalho e cada vez mais oferecer uma educação de qualidade, a qual seja realmente significativa para aprendizagem e para a construção desse currículo que a gente tanto deseja, que é uma educação infantil de qualidade. Este é um espaço de troca, que favorece as boas práticas e experiências na sala de aula”, aposta.
A programação que ocorre anualmente, foca neste ano na capacitação e orientação aos professores, coordenadores pedagógicos e técnicos municipais da educação infantil para melhor implementação do currículo conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Tocantins (DCT).
Continue lendo