Sebrae
Sebrae promove seminário gratuito sobre turismo e empreendedorismo em Dianópolis e Taguatinga

Evento, realizado entre 26 e 28 de novembro, capacita empresários e inspira estudantes das Serras Gerais
O Sebrae promove, entre os dias 26 e 28 de novembro, nas cidades de Dianópolis e Taguatinga, o Seminário Educação Empreendedora e Turismo – Tocantins + Turismo. A programação é gratuita e as inscrições estão disponíveis na Loja Sebrae. O evento tem como objetivo fornecer conhecimento e discutir as oportunidades de crescimento para empresários do setor de turismo e estudantes da região das Serras Gerais.
O seminário aborda a importância do turismo como um motor de desenvolvimento econômico local com destaque no papel da educação empreendedora para o crescimento pessoal e profissional dos empresários e estudantes da região.
Em Dianópolis, a programação, que será voltada para os empresários, inicia no dia 26 de novembro, às 19 horas, com uma palestra sobre o potencial do turismo e oportunidade de crescimento para negócios da região.
Já no dia 27 de novembro, as atividades serão direcionadas aos estudantes da cidade. A programação começa às 9 horas com a palestra sobre Educação Empreendedora; em seguida, às 10 horas, a palestra sobre Turismo como Oportunidade, onde será discutido o impacto positivo que o setor pode trazer para o desenvolvimento regional.
O seminário encerra em Taguatinga, no dia 28 de novembro, e segue a mesma programação: palestra às 9 horas para os estudantes sobre Educação Empreendedora e às 10 horas sobre Turismo como Oportunidade, para os empresários.
De acordo com Ana Flávia Borges, analista do Sebrae, o seminário tem o foco de capacitar empresários do turismo e inspirar estudantes a verem o setor como uma alternativa de crescimento para a região das Serras Gerais. “O turismo é uma oportunidade de gerar renda e promover o desenvolvimento local, além de valorizar as riquezas culturais e naturais da região”, destaca a analista.
Sebrae
Sebrae Tocantins capacita empreendedores nas praias
Sebrae Tocantins realiza capacitações nas praias do Jalapão e região central em julho, com foco em cultura, vendas e geração de renda local.

O Sebrae Tocantins realiza, ao longo de julho, uma série de capacitações voltadas para empreendedores que atuam nas praias de Rio Sono, São Félix, Ponte Alta, Novo Acordo, Santa Tereza e Ipueiras — destinos turísticos em alta na região central e no Jalapão. A ação busca fortalecer os pequenos negócios e valorizar a identidade cultural tocantinense.
Turismo com identidade: cultura e desenvolvimento local
A iniciativa é desenvolvida em parceria com as prefeituras locais e tem como objetivo promover o crescimento sustentável por meio da qualificação técnica e da valorização dos saberes locais. Oficinas, consultorias e orientações gratuitas são oferecidas aos empreendedores e interessados no setor turístico.
Temas abordados:
- Atendimento ao cliente
- Boas práticas na manipulação de alimentos
- Gestão financeira
- Estratégias de vendas e valorização de produtos locais
“A cultura é o nosso maior atrativo”, diz Sebrae
Para Millena Lima, gerente do Sebrae Tocantins, mais que capacitar, a proposta é conectar os negócios à cultura local:
“Ajudamos os empreendedores a reconhecerem o valor de suas raízes e a fortalecerem a identidade cultural em suas atividades turísticas.”
Ela destaca que a qualificação do atendimento e da mão de obra transforma as praias em vitrines da cultura tocantinense.
“O visitante passa a ter uma experiência autêntica, que valoriza o que há de mais genuíno em cada localidade.”
Protagonismo local e geração de renda
Millena reforça ainda que a atuação do Sebrae estimula o protagonismo das comunidades, ao promover não apenas crescimento econômico, mas também autoestima coletiva:
“Quando a comunidade se reconhece como parte ativa desse processo, ela passa a entender que é protagonista da transformação do seu território.”
Acompanhe as ações do Sebrae Tocantins e conheça histórias de transformação local no Portal Jaciara Barros
Sebrae
Prêmio Educador Transformador abre inscrições no TO
Sebrae abre inscrições para o Prêmio Educador Transformador em Porto Nacional e região. Iniciativas inovadoras serão reconhecidas.

O Sebrae Tocantins está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto para a 3ª edição do Prêmio Educador Transformador. A premiação tem como objetivo reconhecer práticas pedagógicas inovadoras que geram impacto positivo nas escolas e comunidades locais.
Professores, gestores e instituições de ensino de Porto Nacional e região podem inscrever seus projetos no site oficial:
www.educadortransformador.com.br.
Projetos transformadores na educação
Um dos exemplos inspiradores é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Osvaldo Aires da Silva, que participa com dois projetos: Sistema Monetário e Alimentação Saudável na Escola. A unidade é uma das 15 instituições inscritas no Estado.
Coordenadas pela diretora Millena Carvalho, as iniciativas abordam temas como educação financeira, sustentabilidade, alimentação consciente e empreendedorismo educacional, utilizando uma metodologia lúdica e colaborativa.
As atividades são apoiadas pelo Sebrae, com oficinas, formações em educação financeira, boas práticas alimentares e consultorias especializadas em nutrição.
Transformação na prática
Para a gerente do Sebrae, Millena Lima, o CMEI Dr. Osvaldo Aires da Silva representa o verdadeiro espírito do prêmio. “As experiências vividas nesta escola mostram como o ambiente escolar pode ser um espaço de transformação social e construção de futuros melhores. Ao lado de nossos parceiros, reconhecemos e valorizamos o trabalho de educadores que colocam em prática soluções criativas e conectadas com a realidade dos alunos”, destacou.
Sobre o Prêmio Educador Transformador
Realizado em parceria com o Instituto Significare, Bett Brasil e apoiado por prefeituras e secretarias de educação, o prêmio valoriza práticas que promovem protagonismo estudantil, criatividade e a conexão entre o aprendizado e o cotidiano das comunidades escolares.
Sebrae
Prêmio Sebrae de Jornalismo: TO lidera na categoria universitária
Tocantins tem destaque no Prêmio Sebrae de Jornalismo com 95 inscrições e lidera na categoria Universitária na Região Norte.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo chegou à sua 12ª edição destacando o Tocantins como o estado com maior número de inscrições na categoria Universitária da Região Norte. Foram 12 trabalhos universitários inscritos, reforçando o protagonismo dos novos talentos da comunicação tocantinense.
No total, o estado contabilizou 95 inscrições nas cinco categorias da premiação, garantindo a segunda colocação geral na região, atrás apenas do Pará, que registrou 145 trabalhos. Os dados reforçam o envolvimento dos jornalistas tocantinenses com temas como empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional.
Distribuição por categoria no Tocantins
- Texto: 40 inscrições
- Áudio: 15 inscrições
- Vídeo: 12 inscrições
- Fotojornalismo: 16 inscrições
- Jornalismo Universitário: 12 inscrições
“A liderança na categoria voltada para estudantes reforça o protagonismo dos futuros profissionais de Jornalismo no Tocantins e seu interesse em pautas ligadas ao empreendedorismo e à inovação”, afirmou Nemias Gomes, gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae Tocantins.
Premiação por categoria
Na etapa estadual, os três primeiros colocados das quatro categorias principais (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo) receberão os seguintes valores:
- 1º lugar: R$ 5.000
- 2º lugar: R$ 3.000
- 3º lugar: R$ 1.500
Já na categoria Jornalismo Universitário, os estudantes vencedores serão premiados com:
- 1º lugar: R$ 2.500
- 2º lugar: R$ 1.500
- 3º lugar: R$ 1.000
Etapas da premiação
Os trabalhos inscritos passarão por três fases: estadual, regional e nacional. Os vencedores da etapa estadual seguirão para a etapa regional, que definirá os finalistas para a disputa nacional. Os melhores do país ainda concorrem ao Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
- Energisa1 dia atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- ALETO1 dia atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A chata ataca novamente, desta vez o alvo são as festas juninas
- Economia4 dias atrás
Vai de Retornável! Coca-Cola anuncia nova campanha no Brasil com as icônicas garrafas retornáveis
- Entretenimento3 dias atrás
Tocantins integra Rede Nacional de Escolas Livres de Arte