Sebrae realiza terceira edição do Prêmio Educador Transformador no Tocantins
Iniciativa reconhece práticas pedagógicas inovadoras e garante aos vencedores participação na Bett Brasil 2026.
Prêmio Educador Transformador no Tocantins valoriza inovação na educação
O Prêmio Educador Transformador no Tocantins chega à sua terceira edição reafirmando o compromisso do Sebrae com a valorização de práticas pedagógicas inovadoras, gestão escolar eficiente e projetos voltados à inclusão e sustentabilidade. A cerimônia estadual será realizada na próxima quarta-feira, dia 25.
Os vencedores da etapa estadual garantem um pacote para participar da Bett Brasil 2026, um dos principais eventos de educação e tecnologia da América Latina, que acontece entre os dias 5 e 8 de maio, em São Paulo.
Educadores de Gurupi e Araguaína representam o estado
Entre os destaques do Prêmio Educador Transformador no Tocantins estão educadores das cidades de Gurupi e Araguaína, que representarão o estado na etapa nacional.
Na categoria Inovação Pedagógica, o primeiro lugar ficou com Eurípedes Martins, da Universidade de Gurupi. Em Gestão Educacional Transformadora, a vencedora foi Geolange Carvalho, diretora da Escola Municipal Olavo Bilac, de Araguaína. Já na categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação, o projeto premiado foi desenvolvido por Thiago Monteiro, da Escola de Tempo Integral Antônio Lino, em Gurupi.
Ampliação do público e fortalecimento de práticas colaborativas
Uma das novidades desta edição foi a ampliação do público-alvo, que passou a contemplar professores, gestores escolares e gestores de rede. Também foi incorporada a possibilidade de inscrição de projetos coletivos, com até três educadores por trabalho, fortalecendo práticas colaborativas e interdisciplinares no ambiente educacional.
No Tocantins, o prêmio contabilizou 66 projetos válidos, inscritos nas áreas de Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Gestão Educacional Transformadora e Inclusão e Sustentabilidade na Educação. As inscrições puderam ser realizadas de forma individual ou coletiva.
Números expressivos na etapa nacional
Na etapa nacional, o Prêmio Educador Transformador no Tocantins integra um cenário ainda mais amplo, com 5.560 educadores inscritos e cerca de 1.300 projetos concorrendo em todo o País.
Nesta edição, os participantes passaram por uma jornada estruturada com apoio de inteligência artificial, voltada à criação e aprimoramento de projetos educacionais. As propostas vencedoras na etapa estadual avançam automaticamente para a fase nacional, iniciada no último dia 23 e com duração até abril.
Formação, certificação e premiações
De acordo com a coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae Tocantins, Izana Assunção, a iniciativa vai além da competição. Ao se inscrever, o educador recebe suporte técnico para desenvolver e aperfeiçoar seu projeto, incluindo acompanhamento por três meses na plataforma Strateegia com aplicação da metodologia de design thinking.
Na etapa estadual, os três primeiros colocados de cada categoria recebem troféu, certificado e selo digital. Os vencedores do primeiro lugar garantem participação com despesas custeadas na Bett Brasil 2026.
Na fase nacional, os premiados concorrem a missão internacional para a Bett UK, missão nacional para o Congresso do Sebrae, notebooks, certificados e, para o primeiro lugar, um MBA em Educação Empreendedora.
O Prêmio Educador Transformador no Tocantins reforça a importância da inovação educacional como ferramenta de transformação social, estimulando soluções criativas que impactam diretamente estudantes, escolas e comunidades.
Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!


