Sebrae
Sebrae Tocantins apresenta Rota Quilombola em evento no Rio de Janeiro

Em um evento promovido pelo Sebrae Nacional no Rio de Janeiro, o Sebrae Tocantins apresentou, nesta sexta-feira, 29, a Rota Quilombola do Jalapão.
Na ocasião, o Sebrae mostrou aos representantes de outros estados um vídeo institucional, que ressaltou os destinos, as experiências do Jalapão e as potencialidades turísticas de uma das regiões mais exuberantes do País.
A Rota Quilombola contempla as comunidades do Mumbuca, Prata e Rio Novo. Nestes locais, as comunidades proporcionam experiências como: processos de produção de produtos artesanais, oficinas, trilhas, degustações, diálogos e banhos. A ação faz parte do projeto Energia para Crescer.
Gabriela Ribeiro Sousa, representante das comunidades quilombolas do Jalapão, conta que a participação no evento trouxe mais visibilidade para os produtos do Tocantins. “O Sebrae e a Energisa têm contribuído muito na promoção de nossos destinos turísticos, tanto que, além deste evento, tivemos a oportunidade de participar da maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo 2023. Agradecemos pela ajuda primordial nesta batalha”, ressalta.
Representando as agências de Turismo do Jalapão, Claudemir Ribeiro de Sousa, afirma que o Sebrae possibilitou, por meio dessa divulgação e participação, que ele tivesse uma nova visão em seu negócio. “Tive a oportunidade de mostrar a história da comunidade, a cultura, a identidade e costumes. Além disso, consegui ter novos olhares para meu negócio. Agradeço ao Sebrae e a Energisa que contribuem e muito com a evolução dos destinos turísticos do Jalapão”, finaliza.
Admary Monteiro, analista técnica do Sebrae explica que o projeto cria uma cadeia empreendedora, já que o indivíduo que empreende muda de vida e tem o poder de transformar outras pessoas por meio dessas vivências. “Trabalhamos justamente com esta perspectiva de melhorar a qualidade de vida e fomentar a economia e o turismo das comunidades quilombolas, tão ricas em cultura e atrativos. Então é uma satisfação imensurável conseguir levar esses lugares e suas belezas para as pessoas do País e do mundo”, completa.
Energia Para Crescer
Iniciado em 2021 e com previsão de término para 2023, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto a Energisa Tocantins, com objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas. Isso ocorre com o estímulo ao empreendedorismo por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários e gestores à Barcelona em missão internacional sobre cidades inteligentes
Edital seleciona 20 participantes para o maior congresso do mundo em inovação urbana, com visitas técnicas a polos de referência europeus

Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Sebrae
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
Artistas do Estado venceram em duas categorias

Agosto terminou com um reconhecimento importante para a diversidade sonora produzida na região Amazônica: a realização do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, que premiou 28 artistas em 16 categorias, no último dia 26, no Theatro da Paz, em Belém-PA. O Tocantins, que teve quatro finalistas, venceu como “Melhor Artista de Rock” (Jèff Jacom´e) e “Melhor Artista Sonoridades Amazônicas” (Moia Cumbia).


Arrancando aplausos no Theatro da Paz, o vencedor da categoria “Melhor Artista de Rock”, o portuense Jèff Jacom´e), que concorria com cantores do Pará e do Amazonas, enfatizou que “enquanto tiver desconserto no mundo, haverá um rockeiro escrevendo músicas e lutando contra o sistema”. Uma mensagem carregada de significado já que o troféu de uma categoria do gênero musical que existe há mais de 70 anos, o rock’n’roll, foi conquistado pelo Estado mais novo do País, nesta premiação.
No total, 229 artistas se inscreveram para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, sendo 87 finalistas e 28 premiados em 16 categorias, a maioria delas subdivididas em “Melhor Artista” e Melhor Lançamento”. A seleção foi feita por um time de nove curadores, cada um representando um Estado da Amazônia Legal (PA, AM, AP, AC, RO, RR, MT, MA e TO).
A curadoria do Tocantins foi feita pela jornalista, cantora e assessora artística Shelsea Lima, que esteve presente na cerimônia de premiação na capital paraense. “Nós, da região Amazônica, convivemos com uma riqueza tão grande e que, às vezes, não temos a real noção da diversidade que produzimos e com qualidade. Fazer acontecer um Prêmio como esse é reconhecer a força cultural que temos”, destacou, acrescentando que “representar o Tocantins nesta seletiva foi honroso e uma experiência transformadora, especialmente como artista”.
Neste ano, a premiação homenageou a cantora Joelma, pelos 30 anos de carreira. Em pouco mais de duas horas de cerimônia, artistas de vários estados da região amazônica apresentaram releituras de sucessos da cantora, além do Mestre Damasceno, que coincidentemente faleceu no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é uma realização da Oriente Multi Produções e Milk Produções, com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social16 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social1 dia atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas