Sebrae
Sebrae Tocantins capacita empreendedores nas praias
Sebrae Tocantins realiza capacitações nas praias do Jalapão e região central em julho, com foco em cultura, vendas e geração de renda local.

O Sebrae Tocantins realiza, ao longo de julho, uma série de capacitações voltadas para empreendedores que atuam nas praias de Rio Sono, São Félix, Ponte Alta, Novo Acordo, Santa Tereza e Ipueiras — destinos turísticos em alta na região central e no Jalapão. A ação busca fortalecer os pequenos negócios e valorizar a identidade cultural tocantinense.
Turismo com identidade: cultura e desenvolvimento local
A iniciativa é desenvolvida em parceria com as prefeituras locais e tem como objetivo promover o crescimento sustentável por meio da qualificação técnica e da valorização dos saberes locais. Oficinas, consultorias e orientações gratuitas são oferecidas aos empreendedores e interessados no setor turístico.
Temas abordados:
- Atendimento ao cliente
- Boas práticas na manipulação de alimentos
- Gestão financeira
- Estratégias de vendas e valorização de produtos locais
“A cultura é o nosso maior atrativo”, diz Sebrae
Para Millena Lima, gerente do Sebrae Tocantins, mais que capacitar, a proposta é conectar os negócios à cultura local:
“Ajudamos os empreendedores a reconhecerem o valor de suas raízes e a fortalecerem a identidade cultural em suas atividades turísticas.”
Ela destaca que a qualificação do atendimento e da mão de obra transforma as praias em vitrines da cultura tocantinense.
“O visitante passa a ter uma experiência autêntica, que valoriza o que há de mais genuíno em cada localidade.”
Protagonismo local e geração de renda
Millena reforça ainda que a atuação do Sebrae estimula o protagonismo das comunidades, ao promover não apenas crescimento econômico, mas também autoestima coletiva:
“Quando a comunidade se reconhece como parte ativa desse processo, ela passa a entender que é protagonista da transformação do seu território.”
Acompanhe as ações do Sebrae Tocantins e conheça histórias de transformação local no Portal Jaciara Barros
Sebrae
Turismo religioso avança em Porto Nacional com apoio do Sebrae Tocantins
Iniciativas da instituição resultam em novo roteiro turístico, surgimento de empreendimentos e consolidação de eventos na cidade

Sebrae
Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase
Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

Sebrae
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
Evento, realizado nesta quinta-feira, propôs um respiro consciente para mulheres que cuidam, lideram e transformam

Na véspera do Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), celebrado nesta sexta-feira, 27, a LetsLo realizou em Palmas o evento Conexão LetsLo: a Importância da Pausa, uma imersão sensorial voltada para médicas empreendedoras. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira, 26, propôs um respiro intencional na rotina dessas mulheres que lideram negócios e cuidam de vidas diariamente.
Idealizado por Leticia Coelho, CEO da LetsLo, o encontro propôs uma resposta prática à pergunta que norteia a marca desde sua criação, quem cuida de quem cuida? “As mulheres estão cada vez mais à frente de pequenos negócios, especialmente no setor da saúde. Mas, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades por último. Criamos este momento para lembrá-las que o autocuidado também é uma ferramenta de sustentação dos seus empreendimentos”, destaca Letícia.
Ainda segundo a empresária, o projeto nasceu da escuta ativa às dores e desafios enfrentados por mulheres da área médica. “Essas profissionais se dedicam ao cuidado de centenas de pessoas, muitas vezes em jornadas exaustivas, e quase sempre deixam o próprio bem-estar em segundo plano. Pensar nesse evento foi, antes de tudo, reconhecer que quem cuida também precisa ser cuidado”, afirmou Letícia.
Na ocasião, a psicóloga Cris Ferro ministrou uma palestra sobre saúde emocional, abordando estratégias para lidar com a sobrecarga, estabelecer limites e reconhecer sinais de esgotamento. O encontro também incluiu uma prática de respiração guiada com a professora de yoga Anna, encerrando a noite com um momento de interiorização.
De acordo com a CEO, a proposta da LetsLo com o evento foi abrir espaço para o diálogo sobre as consequências da rotina intensa enfrentada por médicas e oferecer ferramentas simples, mas eficazes, para incorporar pausas conscientes no cotidiano.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do crescimento das micro e pequenas empresas no Estado. Segundo dados do Sebrae Tocantins, nos últimos 10 anos, o número de pequenos negócios mais que dobrou, passando de 71.059 para 148.636 empresas, o que representa um crescimento de 109,17%. O setor de serviços é o mais representativo, com 46,5% das empresas, seguido pelo comércio (35,2%), construção (8,9%), indústria (7,8%) e agropecuária (1,6%).
Neste cenário, a LetsLo, segundo Letícia, surge como uma aliada do bem-estar e da performance sustentável das mulheres empreendedoras. “Empreender não precisa ser sinônimo de esgotamento. Ao contrário, acreditamos que um negócio saudável começa por uma mulher que se sente respeitada em seus limites, ciclos e necessidades”, afirma Letícia.
Letícia destacou ainda que o evento reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento humano de mulheres profissionais. “Nosso papel é criar pontes entre a vida que se vive e a vida que se deseja viver. E isso começa quando há tempo, espaço e permissão para a pausa”, concluiu.
-
Turismo5 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Faet e Senar1 dia atrás
Eleição FAET 2026 terá chapa única liderada por Paulo Carneiro
-
Turismo5 dias atrás
Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos
-
Moda e Estilo5 dias atrás
Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado
-
Turismo5 dias atrás
Muito além da estadia