Turismo
Sebrae Tocantins e Governo do Estado firmam parceria para o desenvolvimento do turismo

Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade sustentável dos destinos turísticos do Tocantins, por meio da qualificação e melhoria dos produtos e serviços ofertados pelos pequenos negócios do setor, bem como o posicionamento digital do destino, fortalecimento do trade e estímulo ao empreendedorismo, o Sebrae Tocantins e o Governo do Estado assinaram nesta quarta-feira, 18, o convênio para execução do Projeto Tocantins Mais Turismo.
A parceria teve a assinatura do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Humberto Lima; secretário de Estado da Cultura e Turismo, Hercy Filho; superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Leite; diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos e diretor de administração e finanças do Sebrae, Jarbas Meurer.
O projeto Tocantins Mais Turismo terá investimentos na ordem de R$ 3 milhões, sendo 50% investido pelo Sebrae e 50% pelo Governo do Estado. Serão beneficiados 600 pequenos negócios de 12 municípios de quatro regiões turísticas – Encantos do Jalapão, Serras Gerais, Praias e Lagos do Cantão e Ilha do Bananal.
Os eixos estratégicos serão inserção produtiva, jornada de negócios, valorização da gastronomia regional e cultura local, educação empreendedora para atividade turística, marketing do destino, turismo itinerante e acesso a serviços financeiros.
Para o secretário da SICS, Carlos Humberto Lima, o convênio reuniu parceiros estratégicos como o Sebrae, Senac e Cetur para desenvolver de forma sustentável os pequenos negócios do trade turístico do Estado. “O Sebrae é um parceiro estratégico para os projetos da SICS. É uma instituição transversal em várias frentes do desenvolvimento econômico do Estado e, certamente, teremos excelentes resultados com este projeto”, disse.
Hercy Filho, secretário da Sectur, comentou que a convivência com o Sistema S é estratégica para o governo, visto que instituições como o Sebrae e o Senac contam com expertise e competência para fazer o turismo crescer de forma sustentável. “Só se faz turismo com sustentabilidade”, destacou.
O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio, pontuou que as parcerias com o Governo do Estado são importantes para beneficiar especialmente o dono da pequena empresa. “O projeto Tocantins Mais Turismo é uma excelente oportunidade para somar e otimizar os recursos e direcionar esforços integrados com os parceiros para atender quem de fato precisa”, disse.
Para o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, o Sebrae trabalhando em parceria com o Governo do Estado amplia as chances de ter resultados expressivos. “O bem intangível do Sebrae é a expertise e inteligência dos técnicos para executar um projeto como esse com qualidade. Tenho a convicção que colheremos resultados efetivos desta parceria”, afirmou.
Jarbas Meurer, diretor de administração do Sebrae, agradeceu a parceria e destacou que “a atuação conjunta multiplica o recurso e quem ganha são os empresários e os novos turistas, além de aumentar as chances de atrair novos investidores”.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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