Sebrae
Sebrae Tocantins leva conhecimento e inovação para a 9° Sicteg

Para propor estratégias de sucesso, inovação e conhecimento sobre o universo empreendedor e tecnológico, o Sebrae Tocantins participa da 9° Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). A iniciativa, que será realizada no Campus I da Universidade de Gurupi (Unirg), a partir desta quarta-feira, 25, até a próxima sexta-feira, 27, terá, além da tradicional programação acadêmica, shows culturais e rodada de negócios.
Conforme a gerente do Sebrae em Gurupi, Paula Alencar, o Sebrae irá levar para a Arena Inovação, maratonas tec, competições de soluções inovadoras e tecnológicas além de palestras e apresentação de startups. “Essa é uma oportunidade de desenvolver habilidades práticas, criatividade, mentalidade empreendedora e uma compreensão mais profunda das necessidades da sociedade e do mercado”, reforça.
Ainda segundo Paula Alencar, a programação da Arena envolve palestras sobre inovação e as tecnologias disruptivas, transformação digital e talk show. “Será um momento de muita troca e conhecimento. Além do mais, os participantes poderão aprender sobre como criar e desenvolver um novo negócio, incluindo aspectos como plano de negócios, estratégia de mercado e captação de recursos”, finaliza a gerente.
Neste ano, a Sicteg contará com o tema “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável” e fará alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, definido pelas Nações Unidas (ONU) junto à Unesco. O objetivo é ressaltar a ligação entre ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando 11 das 17 ODSs existentes, e desta forma promover maior aproximação entre ciências e população.
De acordo com a Prefeitura de Gurupi, durante o evento, haverá minicursos, palestras e mesas redondas. Cerca de 250 pesquisas científicas serão apresentadas em uma demonstração da capacidade inventiva e empreendedora das novas gerações, sendo 40 delas selecionadas para se apresentarem também na Arena Científica, com transmissão ao vivo nas redes sociais e os melhores trabalhos concorrerão a prêmios.
O espaço kids e teens conta com parque de diversões, games e encontros de cosplays. Já no palco da Arena Cultural haverá apresentações artísticas: dança, teatro, shows regionais, além de um mega Luau as margens do charmoso lago UnirG, que possui uma vista cinematográfica.
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Sebrae
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
Artistas do Estado venceram em duas categorias

Agosto terminou com um reconhecimento importante para a diversidade sonora produzida na região Amazônica: a realização do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, que premiou 28 artistas em 16 categorias, no último dia 26, no Theatro da Paz, em Belém-PA. O Tocantins, que teve quatro finalistas, venceu como “Melhor Artista de Rock” (Jèff Jacom´e) e “Melhor Artista Sonoridades Amazônicas” (Moia Cumbia).


Arrancando aplausos no Theatro da Paz, o vencedor da categoria “Melhor Artista de Rock”, o portuense Jèff Jacom´e), que concorria com cantores do Pará e do Amazonas, enfatizou que “enquanto tiver desconserto no mundo, haverá um rockeiro escrevendo músicas e lutando contra o sistema”. Uma mensagem carregada de significado já que o troféu de uma categoria do gênero musical que existe há mais de 70 anos, o rock’n’roll, foi conquistado pelo Estado mais novo do País, nesta premiação.
No total, 229 artistas se inscreveram para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, sendo 87 finalistas e 28 premiados em 16 categorias, a maioria delas subdivididas em “Melhor Artista” e Melhor Lançamento”. A seleção foi feita por um time de nove curadores, cada um representando um Estado da Amazônia Legal (PA, AM, AP, AC, RO, RR, MT, MA e TO).
A curadoria do Tocantins foi feita pela jornalista, cantora e assessora artística Shelsea Lima, que esteve presente na cerimônia de premiação na capital paraense. “Nós, da região Amazônica, convivemos com uma riqueza tão grande e que, às vezes, não temos a real noção da diversidade que produzimos e com qualidade. Fazer acontecer um Prêmio como esse é reconhecer a força cultural que temos”, destacou, acrescentando que “representar o Tocantins nesta seletiva foi honroso e uma experiência transformadora, especialmente como artista”.
Neste ano, a premiação homenageou a cantora Joelma, pelos 30 anos de carreira. Em pouco mais de duas horas de cerimônia, artistas de vários estados da região amazônica apresentaram releituras de sucessos da cantora, além do Mestre Damasceno, que coincidentemente faleceu no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é uma realização da Oriente Multi Produções e Milk Produções, com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
Sebrae
Sebrae Tocantins abre inscrições para missão no Eli Summit 2025 em Natal
Evento permite troca de experiências com especialistas nacionais e internacionais e aproxima o Tocantins das melhores práticas em inovação

-
Social3 dias atrás
Assembleia em festa: presidente Amélio Cayres celebra aniversário
-
Social3 dias atrás
Rede Dia + inaugura sua 4ª unidade em Palmas com tradição e economia
-
Social4 dias atrás
Lançamento do TOFW na Both Buffet reúne nomes da moda em Palmas.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira participa de missa solene em Natividade
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira recebe João Campos para troca de boas práticas