Entretenimento
Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos se reúne com movimentos sociais e fortalece diálogo com UFT

Na última semana, o secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas, José Eduardo de Azevedo, cumpriu uma série de compromissos que incluíram encontros com movimentos sociais, lideranças religiosas de matriz africana, representantes de instituições universitárias e projetos culturais. Entre os eventos da agenda, o secretário participou da Oficina de Construção de Berimbarou, na Arno 73 (607 Norte), promovida pelo Projeto Brincar de Capoeira, da Academia Tabosa Tocantins, conduzido pelo mestre Pesado. No Espaço Cultural, esteve presente na Batalha do Cultural, onde conversou com jovens sobre questões relacionadas à cultura e inclusão.
A agenda também incluiu uma visita à Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde se reuniu com a pró-reitora de Extensão, Maria Santana Milhomem, para discutir possíveis parcerias. Na Assembleia Legislativa, também acompanhou a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Secretário de Estado da Igualdade Racial, Adão Francisco de Oliveira.
Durante a semana, o secretário recebeu representantes do Movimento Negro Unificado no Tocantins (MNU/TO), da Associação das Casas de Culto de Matriz Africana (Afeccamto) e do Movimento Sem Terra. Também houve encontros com o superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy César, além de membros da Associação e Amigos da África no Tocantins (AFAA) e do Coletivo de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores. O gestor também participou de uma formação promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), abordando temas como gestão pública e, no mesmo órgão, de uma reunião sobre políticas públicas para a primeira infância. O Secretário também esteve presente em reuniões dos Conselhos Municipais de Igualdade Racial, Assistência Social e Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Prioridade é ouvir a população”
Em fala sobre as atividades da semana, o secretário destacou a abertura da pasta para o diálogo. “A Secretaria é a primeira do tipo na história de Palmas e, neste início, estamos focados em ouvir as pessoas. Nosso compromisso é garantir que as demandas apresentadas sejam acolhidas e analisadas dentro das possibilidades da gestão”, afirmou.
Ele acrescentou que a secretaria ainda está em fase de estruturação, mas ressaltou a disposição em atender a sociedade. “Estamos em processo de adaptação e organização, mas nossas portas estão abertas para todos que desejam contribuir com ideias ou apontar necessidades”, concluiu.
A Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos foi criada para articular políticas públicas voltadas à promoção da igualdade e proteção dos direitos das populações historicamente vulneráveis, incluindo ações de valorização cultural, enfrentamento ao racismo e fortalecimento de direitos sociais.
Entretenimento
Quadrilhas do Tocantins disputam o Prêmio Melhores do Ano 2025
No Bless Centro de Eventos em Palmas, sábado 23 de agosto às 19h30, quadrilhas do Tocantins disputam 10 categorias no Prêmio Melhores do Ano 2025. Homenagem a Maria de Jesus Neres da Silva.

As quadrilhas juninas do Tocantins ocupam o centro das atenções neste sábado, 23 de agosto, às 19h30, no Bless Centro de Eventos, em Palmas. É a realização do Prêmio Melhores do Ano 2025, uma noite dedicada a celebrar talento, dedicação e a força cultural dos grupos que mantêm viva a identidade junina. O prêmio conta com patrocínio de edital da Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura.
Homenagem
A premiação deste ano leva o nome Prêmio Melhores do Ano 2025 — Maria de Jesus Neres da Silva, primeira marcadora de quadrilha junina do Tocantins, reconhecendo seu legado para o movimento junino.
Categorias
- Melhor Quadrilha
- Melhor Casamento Tema
- Melhor Coreografia
- Melhor Figurino
- Melhor Repertório Musical
- Melhor Equipe de Apoio
- Melhor Marcador
- Melhor Casal de Noivos
- Melhor Casal de Reis
- Melhor Rainha
Quadrilhas concorrentes
Malacabados, Encanto do Luar, Tradição Matuta, Império Nordestina, Estação Arte e Cultura EAC Junina, Encanto Luar, Cafundó do Brejo, Arrasta Pé do Liberdade, Matutos da Noite e São João das Palmas.
Avaliadores e atrações
O júri reúne profissionais do Tocantins e de outros estados como Wênia Sonály Mnezes PB, Hallyson Melo PE, Monyele Nascimento DF, Kelcya Almeida PI e Ana Dias PA. A noite terá shows de Viny da Maré e DJ Tom.
Como serão escolhidos os vencedores
A escolha acontecerá em duas etapas. Primeiro, um júri técnico definirá os finalistas. Em seguida, haverá votação popular online. A revelação dos campeões será feita na cerimônia de gala, com apresentações culturais, entrega de troféus e premiação em dinheiro.
- Data sábado 23 de agosto
- Horário 19h30
- Local Bless Centro de Eventos Palmas TO
Leia também
Entretenimento
Melhores noivos do Brasil consagram casal de Palmas
“Trindade e Jaqueline Guimarães, da Matutos da Noite de Taquaruçu, são eleitos Melhores Noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos no Rio de Janeiro.

Os dançarinos juninos Trindade e Jaqueline Guimarães, integrantes da quadrilha Matutos da Noite, de Taquaruçu, distrito de Palmas TO, foram consagrados como Melhores noivos do Brasil no Concurso Nacional de Destaques Juninos, realizado no Rio de Janeiro em 16 e 17 de agosto.
O evento reuniu representantes de várias regiões do País, premiou destaques em diferentes categorias e coroou o casal tocantinense como referência nacional na interpretação dos tradicionais noivos de quadrilha.
Apresentação emociona e reforça tradição junina
Com emoção, sintonia cênica e autenticidade cultural, Trindade e Jaqueline conquistaram o júri, reforçando o talento da Matutos da Noite, um dos grupos mais reconhecidos do Tocantins, e valorizando a força das tradições juninas da região Norte.
Depoimentos
“Nós viemos representando não apenas a Matutos da Noite, mas também o Tocantins e toda a cultura junina do nosso estado. Cada passo que demos foi pensado para mostrar a força da nossa tradição e a dedicação de todos que mantêm viva essa paixão.” — Trindade
“É fruto de muito ensaio, de noites dedicadas e de um amor profundo pela cultura junina. Esse título não é só nosso, é de cada brincante, costureira e músico que faz parte dessa família junina.” — Jaqueline Guimarães
Leia também
Entretenimento
Viola de buriti ganha site em Taquaruçu no Café com Viola
Viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história e mestres. Foto divulgação

Um dos símbolos da cultura tocantinense, a viola de buriti ganha um espaço permanente na internet para registrar história, tradições e mestres. O Café com Viola, neste sábado 23 de agosto, no Pote de Ouro Arts, em Taquaruçu, terá como ponto alto o lançamento do site da viola de buriti, plataforma dedicada à preservação e difusão desse patrimônio.
Plataforma preserva memória e mestres
O site reunirá informações sobre origem do instrumento, técnicas de confecção, depoimentos de mestres e violeiros e conteúdos audiovisuais que registram a importância da viola de buriti para comunidades do Tocantins e do Cerrado.
Depoimento
Para o artesão violeiro Wanderley Batista, que atua na construção do instrumento e na articulação de violeiros, o lançamento é um marco para a preservação cultural. “A viola de buriti é parte da nossa identidade, mas poucos conhecem sua história e seu valor. Com o site, queremos garantir que esse conhecimento chegue às novas gerações e seja reconhecido como um bem cultural de todos os tocantinenses”, afirmou.
Programação cultural e show Violas Brasileiras
Além do lançamento, a programação terá mesa redonda sobre a viola de buriti como patrimônio cultural do Tocantins, apresentações de violeiros, roda de conversa e o show Violas Brasileiras, com o duo André Moraes e César Petená, que apresentam a diversidade de sete violas brasileiras e incluem a viola de buriti.
- 9h30 abertura mesa redonda A viola de buriti como Patrimônio Cultural do Tocantins vozes saberes e resistência
- 10h30 lançamento do site da viola de buriti
- 14h30 apresentação dos violeiros
- 17h30 café com os violeiros roda de conversa
- 18h show Violas Brasileiras com André Moraes e César Petená
Realização e patrocínio
O Café com Viola é uma realização da WanderleyArt, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Tocantins, via Secretaria da Cultura e Governo do Tocantins.
Leia também
-
Social4 dias atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social13 horas atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Social4 dias atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Entretenimento3 dias atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Social5 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi