Governo do Tocantins
Secretaria do Turismo inicia capacitação de condutores de pesca esportiva em Araguacema

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Tocantins (Setur), lançou, nesta terça-feira, 11, o Curso de Formação para Condutores de Pesca Esportiva, em Araguacema, centro oeste do Tocantins, na região turística Lagos e Praias do Cantão. O objetivo é capacitar profissionais locais e promover essa atividade turística de forma sustentável, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados.
O curso será ministrado entre os dias 11 e 14 de junho no município e faz parte do projeto Tocantins Recebe Bem, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins – SICS/CDE.
Conteúdo
Durante a capacitação, os profissionais terão acesso aos seguintes conteúdos: pesca esportiva de áreas naturais protegidas; turismo de pesca no Brasil; introdução ao turismo; equipamento de pesca esportiva; turismo de pesca esportiva no Brasil; o condutor de turismo de pesca; ordenamento pesqueiro; geografia; relacionamento humano; Biologia; Ecologia; pesque e solte; primeiros socorros e marinha.
“Os resultados desse curso certamente levarão à melhoria dos serviços prestados pelos condutores. Além disso, este projeto contribuirá para a geração de renda para todos os envolvidos”, pontuou o Gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo do Vale, que representou o secretário de Turismo, Hercy Filho, durante a abertura do evento.
Ministrado pelo instrutor e diretor técnico da Igarapesca, Kelvin Lopes, a primeira turma a receber a capacitação é de Araguacema, com 30 alunos. A ação que disponibiliza 260 vagas, deve passar por mais nove municípios: Caseara, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, São Salvador do Tocantins, Peixe, Dianópolis, Porto Nacional, Lajeado e Babaçulândia.
“Esse curso é uma janela de oportunidades que profissionaliza e esses condutores estão na cadeia econômica do turismo. O Estado tem alcance natural para o turismo de pesca, tem espécies endêmicas que são extremamente cobiçadas em nível nacional como o tucunaré azul, além do pirarara, piraíba, cachorra que também são atrativos. A pesca esportiva está crescendo cada vez mais e é uma atividade que tem sustentabilidade e envolvimento local”, disse o instrutor Kelvin Lopes.
O pescador Milton Marques, que pratica a atividade há 20 anos, também destacou a importância do curso. “Com esse curso vou aprender mais, saber tratar melhor ainda o turista para que ele volte. É uma renda muito boa para a gente, todos saem ganhando”. “A gente valoriza o peixe, o turista pesca, a gente tira foto, filma, faz a metragem dele, dá um beijinho nele e solta”, brincou o pescador e barqueiro Ederson Brito da Silva.
Destaque
Em Araguacema, no rio Araguaia, se forma a Praia da Gaivota, uma das maiores e mais populares do Estado e que foi um dos destaques na temporada de praia 2023 pelas práticas voltadas para a sustentabilidade. A praia que atrai turistas do Tocantins e de várias partes do país tem em sua alta temporada uma relevante movimentação na economia local e gera oportunidade de renda para os moradores.
Além do rio Araguaia, a cidade também é banhada pelo rio Caiapó, onde a pesca está proibida há cinco anos para conservação da biodiversidade local. O projeto de preservação do rio Caiapó e a implementação da pesca esportiva são vistos como estratégicos para a região, que tem recebido muitos turistas para a atividade.
“Araguacema é uma cidade muito visitada pelos amantes de pesca esportiva. Essa prática ajuda a valorizar o peixe vivo. E a pesca aqui é muito grande nos rios Caiapó e o Araguaia. O curso de capacitação, possibilitará aumento de renda, atrairá mais turistas e teremos uma sensibilidade ainda maior para a questão da preservação”, disse a secretária de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Leonette Mesquita, que também é presidente da Instância de Governança da região de Lagos e Praias do Cantão.
“O Tocantins tem um enorme potencial para a pesca esportiva e é fundamental que os envolvidos nesse segmento sejam capacitados para atender bem e com segurança o turista. Nossos rios são requisitados por turistas de todo país, temos uma natureza exuberante e precisamos cuidar disso com responsabilidade e sustentabilidade”, pontuou o secretário do Turismo do Tocantins, Hercy Filho, acrescentando que o governador Wanderlei Barbosa tem respaldado todas essas ações em prol do desenvolvimento turístico do Tocantins.
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
Governo do Tocantins
Quarta reunião do Pnatrans reúne órgãos para definição de estratégias de redução de acidentes no Tocantins
Encontro discutiu criação de comissão intersetorial, apresentou resultados da Operação Verão Seguro e alinhou novas ações de prevenção no Estado

A quarta reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi realizada nesta terça-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos estaduais, municipais e federais para alinhar novas estratégias voltadas à redução dos índices de sinistros no Tocantins.
Durante a reunião, foi criada uma comissão de levantamento e análise dos dados de registros de sinistros, que terá caráter intersetorial, com o objetivo de garantir efetividade e encaminhamentos práticos para subsidiar as ações do Pnatrans no Estado. A comissão será composta pela Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), Corpo de Bombeiros Militar, Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) – nas áreas da gerência de fiscalização e gerência de estatística – e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Semob).
O tenente-coronel Cleyton Alen, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRed), destacou a importância da composição integrada da comissão. “A atuação conjunta é fundamental para que os dados sejam analisados com precisão, possibilitando a adoção de medidas práticas e eficazes para reduzir os índices de sinistros e salvar vidas”, afirmou.
Resultados da Operação Verão Seguro
Na ocasião, também foram apresentados os resultados da “Operação Verão Seguro”, realizada durante a temporada de praias no Tocantins. A ação abordou 11.138 veículos em todo o Estado, na realização de 1.743 testes de alcoolemia. Além disso, 94 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool.
O planejamento das próximas ações preventivas também foi discutido durante a reunião. O gerente de fiscalização, Enildo Leite, destacou que já está em andamento uma nova operação, voltada à prevenção de sinistros de trânsito durante o feriado prolongado da Independência do Brasil. “O Detran, em parceria com os demais órgãos de segurança e fiscalização do trânsito, irá atuar de forma integrada para conter os índices de sinistros durante o período, garantindo mais segurança aos condutores e pedestres”, explicou.
Ações do SEST/SENAT
O estado está no período de colheita da soja, em virtude disso, o SEST/SENAT promoverá ações de conscientização voltadas aos caminhoneiros que circulam nas unidades de transbordo de grãos do Tocantins, com foco na prevenção e conscientização dos riscos do uso de álcool e outras drogas por motoristas de caminhão.
O presidente do Detran/TO, William Gonzaga, reforçou a importância da união institucional. “O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, e precisamos enfrentar essa realidade com responsabilidade. A união de esforços entre as instituições é fundamental para salvar vidas e tornar o trânsito do Tocantins mais seguro”, destacou.
Presenças
A reunião contou com a presença de representantes da Ageto, PRF, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Educação (Seduc), BPMRed, DNIT, Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), SES, Guarda Metropolitana de Porto Nacional, Polícia Militar, SEST/SENAT e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
-
Social5 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social5 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Tocantins5 dias atrás
PF Tocantins inaugura Central de Atendimento no Capim Dourado
-
Entretenimento2 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025