Educação
Seduc entrega cadernos de apoio para a educação indígena em reunião formativa com gestores das Superintendências Regionais
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Jaciara Barros
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Cadernos atenderão todos os estudantes indígenas matriculados na rede estadual de ensino.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou os Cadernos de Apoio de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes indígenas matriculados na rede estadual de ensino do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O lançamento ocorreu, nesta quarta-feira, 26, durante reunião com as Superintendências Regionais de Educação (SRE), com o objetivo de alinhar as ações para o segundo semestre de 2023.
A distribuição dos cadernos integra as ações do Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar). O objetivo é trazer a especificidade, a interculturalidade e o propósito de que os conteúdos trabalhados tenham sentido e faça parte da vida dos estudantes indígenas, a reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas e tradições.
Os Cadernos de Apoio têm como foco o processo de alfabetização de crianças indígenas com a abordagem de todos os objetos de conhecimento por meio da identidade de cada etnia. O material trabalha habilidades do Documento Curricular do Tocantins (DCT), foi elaborado em Língua Portuguesa e conta com ilustrações e textos que remetem a realidade dos oito povos indígenas do Tocantins, que são atendidos pelas unidades de ensino de seis Superintendências Regionais da Educação da Seduc.
As Imagens ilustrativas trazem os elementos da cultura de todos os povos do Tocantins, as atividades são acompanhadas da Turminha Legal, representada por personagens das oito etnias.
Atualmente, no Estado do Tocantins, a rede estadual de ensino conta com 96 unidades escolares e 38 extensões, destas duas são em escolas urbanas, atendendo 5.868 estudantes de seis Superintendências Regionais, em oito municípios.
Para o Secretário de Educação, Fábio Vaz, as cartilhas são uma conquista para as comunidades dos povos originários, que contarão com material específico para a educação indígena, respeitando as etnias. “Os conteúdos são abordados de modo que tenham conexão com a realidade dos estudantes. A proposta do caderno de apoio é fantástica, é uma conquista significativa para a educação do estado do Tocantins”.
A professora da SRE de Miracema do Tocantins, Noemi Xerente, disse que a cartilha é de grande importância, não só para professores, mas também para os alunos. “Esse material vai nos ajudar, eu sou uma professora antiga, a primeira professora indígena no Tocantins, estou me aposentando mas vai servir para as professoras que vão ficar depois de mim”.
O gerente da Educação Indígena da Seduc, Ercivaldo Xerente, ressaltou que é um momento ímpar para todos nós indígenas do Tocantins. “Para nós indígenas trata-se de um apoio e um fortalecimento, que é oferecer um ensino de qualidade para as nossas crianças lá na base. E precisamos disso, desse apoio, desse olhar carinhoso e um ensino de qualidade para com as escolas indígenas”.
O superintendente da Regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho, frisou que o material é uma demanda antiga da comunidade indígena, de um material pedagógico adaptado para cada realidade. “Esta entrega vem trazer grandes benefícios, principalmente para os professores que trabalham nas escolas estaduais indígenas onde eles vão ter esse material de apoio pedagógico e consequentemente o reflexo será na aprendizagem dos estudantes”.
Reunião Informativa
A Reunião Informativa com as SRE tem como público alvo os superintendentes das seis regionais com escolas indígenas, coordenadores de polo, assessores pedagógicos além de técnicos da Diretoria de Educação dos Povos Originários e Tradicionais da Seduc, e prossegue até esta quinta-feira, 28.
Na pauta, o funcionamento da Gerência de Desenvolvimento da Educação Indígena, a formação e funcionamento das Associações das Escolas Indígenas, formação de Consórcios, utilização dos recursos e aquisição de materiais, apresentação do Plano de Ação Pedagógico/2023 e monitoramento pedagógico.
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APAE Palmas abre matrículas para o projeto TEAtivo, com aulas de futsal, natação e capoeira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A APAE Palmas está com matrículas abertas para o projeto TEAtivo, uma iniciativa que promove a inclusão social por meio do esporte, com atividades voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As modalidades disponíveis são futsal, natação e capoeira, realizadas sob orientação profissional e com foco na interação, coordenação motora e qualidade de vida dos participantes.
As inscrições devem ser feitas na secretaria da instituição. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, laudo médico de TEA conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), declaração de matrícula escolar, atestado médico de saúde e exame de instabilidade atlanto-axial (IAA).
O projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, APAE Brasil, Faculdade Apae Brasil, Itaú, Ministério do Esporte e Governo Federal. A iniciativa visa proporcionar aos alunos uma vivência esportiva segura e acessível, estimulando a inclusão e o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência.
O TEAtivo é mais uma ação que reafirma o compromisso da APAE Palmas em oferecer oportunidades de inclusão e desenvolvimento por meio do esporte. A iniciativa busca fortalecer habilidades sociais e emocionais, promover o convívio em grupo e contribuir para o bem-estar dos alunos e de suas famílias.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na secretaria da APAE Palmas.
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- Horário: A partir das 15h
- Local: SENAI – Rua Residencial 06, Quadra -26, nº 01, Nova Fronteira, R. Res. 16, 991 – Nova Fronteira, Paraíso do Tocantins
- Duração : 6 horas de conteúdo atualizado
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- Certificação: Certificado de participação incluso
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