Em entrevista exclusiva ao Portal Jaciarabarros, o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Barbosa, detalhou as ações da corporação para garantir a segurança durante o período de veraneio nas praias do Estado. A operação envolve reforço no efetivo, uso de tecnologia, policiamento setorizado, parcerias com prefeituras e campanhas educativas para assegurar tranquilidade aos moradores e turistas.
Confira a seguir a entrevista completa:
Quais são as principais estratégias da Polícia Militar para garantir a segurança nas praias tocantinenses durante o período de veraneio?
A nossa principal estratégia está consolidada na Operação Temporada de Férias, uma ação ampla e planejada para todo o estado. A operação se fundamenta na intensificação do policiamento ostensivo, com ações preventivas e repressivas para preservar a ordem pública, a paz social e proteger o patrimônio de todos. Nosso objetivo é coibir ações delituosas para diminuir os índices de criminalidade e, consequentemente, aumentar a sensação de segurança da população.
Haverá reforço no efetivo policial nas cidades que recebem maior fluxo de turistas, como Palmas, Peixe, Araguacema e Caseara?
Sim, positivamente. A operação prevê o emprego de efetivo policial militar administrativo e operacional, em regime ordinário e extraordinário. Para viabilizar esta ampla mobilização, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Polícia Militar, está realizando um grande investimento, superior a R$ 900 mil, destinado ao pagamento de diárias e Ajuda de Custo Operacional (ACO) ao efetivo empregado. É um esforço significativo para assegurar que todas as regiões, em especial as de maior fluxo turístico, recebam o reforço necessário.
Como será organizada a atuação da PM nas áreas de banho, acampamentos e principais vias de acesso às praias?
A atuação será setorizada, com base em planejamento local que considera os pontos de maior aglomeração e os mapas de incidência criminal. Nas vias de acesso, o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) intensificará a fiscalização. Nas áreas de banho e acampamentos, priorizaremos o policiamento a pé (SPO) e o motopatrulhamento, que permitem maior proximidade com o cidadão e agilidade para garantir a ordem e o sossego público.
A corporação fará uso de drones, policiamento fluvial, cavalaria ou outros recursos tecnológicos neste período?
Com certeza. Empregaremos nossa plena capacidade logística. Unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), como o BPMA (Policiamento Ambiental), o BPMRED (Policiamento Rodoviário) e unidades táticas como BPCHOQUE e BOPE atuarão em apoio às unidades regionais. A Cavalaria (RPMon) e outros recursos, como drones, também serão utilizados conforme a necessidade estratégica de cada local. Além disso, teremos o emprego de quadriciclos, que proporcionam maior mobilidade e ostensividade no patrulhamento das praias, permitindo uma resposta rápida e eficiente em terrenos de difícil acesso.
A PM firmou parcerias com prefeituras ou demais órgãos de segurança para fortalecer a atuação nas regiões litorâneas?
A integração é a chave do sucesso na segurança pública. A Operação Temporada de Férias será executada em conjunto com os demais órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública, além de prever o planejamento conjunto e o contato com os parceiros em cada município, incluindo as prefeituras.
Nas cidades, especialmente nos bairros residenciais, haverá aumento do policiamento cotidiano, considerando que parte da população se desloca para o interior?
Este é um ponto de absoluta prioridade. A operação se estenderá a todos os municípios, abrangendo o perímetro urbano e rural, e não apenas as áreas de veraneio. O planejamento local, feito por cada Comandante de Unidade, leva em conta a necessidade de proteger as áreas residenciais, que ficam mais vulneráveis neste período, direcionando o policiamento para os pontos de maior vulnerabilidade.
Como a PM pretende lidar com situações envolvendo aglomeração, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e direção perigosa nas praias?
Nosso planejamento considera este cenário como previsto. Todas as nossas abordagens serão realizadas com técnica, observando os princípios da legalidade, proporcionalidade e necessidade, com máximo respeito aos direitos humanos e conforme o nosso Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP). A fiscalização da Lei Seca será rigorosa e a perturbação do sossego será coibida para garantir o bem-estar coletivo.
Está previsto algum tipo de policiamento específico para shows, festas noturnas e demais eventos realizados nas praias?
Sim. Nosso planejamento contempla todas as áreas onde haverá atividades turísticas, inclusive shows e eventos. Em todos estes locais teremos policiamento específico assegurando uma resposta organizada e eficiente para todas as situações que surgirem, visando garantir a segurança em eventos de grande público.
A Polícia Militar realizará ações educativas voltadas à segurança pessoal e no trânsito durante o veraneio?
Sim. A prevenção é um dos pilares da operação. Iremos executar uma estratégia de divulgação que inclui a disseminação de informações e dicas de segurança para a população, utilizando a imprensa e as redes sociais da Corporação para veicular os resultados positivos e as orientações preventivas. Além disso, haverá blitz e pontos de apoio da Polícia Militar em todos os lugares turísticos do Estado, onde a população estará sempre sendo informada e orientada quanto às atitudes de segurança que devem ser tomadas para que todos contribuam para uma temporada de férias muito tranquila e segura.
Qual o maior desafio da corporação para manter o equilíbrio entre o lazer e a segurança pública durante essa época do ano?
O grande desafio é garantir a ordem pública e a paz social, permitindo que o cidadão desfrute de seu lazer com tranquilidade. O equilíbrio se alcança com um policiamento técnico e de proximidade, que atua com foco na orientação, mas que demonstra força e rigor quando a lei é desrespeitada. Nosso maior objetivo é que, ao final da temporada, a população ordeira deste Estado tenha um aumento real da sensação de segurança.
Sobre o comandante-geral Coronel Márcio Barbosa
Natural de Goiânia (GO), o coronel é formado pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, onde foi declarado aspirante a oficial em 2001. É Bacharel em Segurança Pública, com especializações lato sensu em Segurança Pública, Cidadania, Direito e Gestão Tecnológica Educacional.

Possui formação técnica com cursos como Tiro Policial (Método Giraldi), Identificação Veicular, Segurança de Dignitários (TEES Brazil) e Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e Crime Organizado.
Na PMTO, atuou como instrutor de Legislação de Trânsito e Legislação Específica em cursos de formação e habilitação. Recebeu condecorações como a Medalha Tiradentes (PM do Amazonas) e a Medalha Guardião (Gabinete Militar de Goiás).
Já exerceu diversas funções de comando, como:
- Comandante da 1ª Companhia do 1º BPM
- Chefe da Seção de Trânsito do 1º BPM
- Comandante da Companhia de Alunos da APM Tiradentes
- Chefe da Equipe de Segurança e Ajudante de Ordens do Governador
- Chefe da Segunda Seção do Estado Maior da PMTO
- Subcomandante do 4º BPM e do CPC
- Comandante do 4º BPM
- Chefe do Estado-Maior da PMTO
- Comandante do Comando de Policiamento Especializado (2021)
Com essa trajetória, o coronel Márcio Barbosa segue liderando a PMTO com foco na eficiência, proximidade com a sociedade e compromisso com a segurança pública.



