Portal Jaciara Barros

Selecionado na maior chamada pública da Petrobras, projeto Tocantins em Concerto anuncia circulação nacional

Selecionado na maior chamada pública da Petrobras, projeto Tocantins em Concerto anuncia circulação nacional

Imagine um encontro entre a sofisticação da música clássica e a força poética do cancioneiro popular, em canções que revelam as belezas naturais, tradições e a alma do povo tocantinense e nortista. Essa é a proposta do projeto “Tocantins em Concerto”, da Associação Viva Música, aprovado no edital Seleção Petrobras Cultural Novos Eixos, a maior seleção pública da história da Petrobras, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Entre centenas de projetos de todo o Brasil, a iniciativa foi a única do Tocantins contemplada na categoria “Produção e Circulação”, garantindo uma turnê inédita por diferentes estados do país.

Com sede em Palmas, a Associação Viva Música reuniu artistas de destaque na música regional, como Juraildes da Cruz, Dorivã, Braguinha Barroso e Lucimar, com uma orquestra formada por músicos clássicos residentes no Tocantins, sob a direção artística do maestro Bruno Barreto.O projeto prevê a circulação de concertos gratuitos em seis cidades brasileiras, partindo de Palmas (TO) e passando por Araguaína (TO), Goiânia (GO), Maceió (AL), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Mais do que apresentações musicais, o projeto busca criar pontes culturais. O repertório combina arranjos inéditos de compositores tocantinenses com a linguagem universal da música clássica, resultando em um espetáculo que aproxima plateias diversas da riqueza cultural do Norte do país. “O que queremos é mostrar ao Brasil que o Tocantins tem uma produção musical viva, sofisticada e profundamente ligada às nossas origens. A música é uma forma de contar nossa história, de mostrar quem somos e de valorizar a diversidade cultural que nos forma”, afirma o maestro Bruno Barreto, diretor artístico do projeto.

Oficinas

Além dos concertos, a iniciativa também incluirá ações educativas para jovens músicos e oficinas musicais voltadas a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizadas em cada cidade visitada, aproximando ainda mais a comunidade do universo da música de concerto.

Para o maestro, a aprovação no Seleção Petrobras Cultural Novos Eixos confirma a relevância e a qualidade do projeto. Trata-se da maior seleção pública da história da Petrobras, reunindo projetos de todas as regiões do país e marcando um novo momento de incentivo à cultura brasileira. “Ser o único projeto do Tocantins contemplado reforça a força da produção artística local e projeta o estado no mapa cultural nacional”, conclui Bruno Barreto.

Edital

A Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos foi o maior programa público de apoio à cultura já realizado pela Petrobras, com investimento de R$ 250 milhões para patrocinar 140 projetos em todo o Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Lançado em fevereiro de 2024, o programa foi remodelado e focado em quatro eixos temáticos — Ícones da Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital, Produção e Circulação e Festivais e Festas Populares — complementados pelas dimensões transversais de diversidade e economia criativa.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *