conecte-se conosco

Opinião e Editorial

Sem Plano de Marketing, empresas deixam de crescer e resultado aparece no faturamento

Publicadas

sobre

Especialistas explicam a importância do plano e por onde começar a desenvolvê-lo

Ano novo é a melhor época para fazer um balanço e descobrir o que tem e o que não tem dado certo no seu negócio. É nesse período que muitas empresas tiram o Plano de Marketing da gaveta, talvez já até empoeirado e esquecido, para tentar entender o que há de errado. Se a sua empresa anda assim, cuidado: 2024 tende a não ser fácil. Com as constantes mudanças no ambiente de negócios, as empresas precisam se preparar para se adaptar e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

A falta de planejamento estratégico e, mais precisamente de um plano de marketing, causa perda de valor para as campanhas e demais ações desenvolvidas, gerando o enfraquecimento da marca, é o que explica um dos CEOs da Amora, Gabriel Moreira. “O plano de marketing permite que as marcas entendam as necessidades da comunidade, identifique as oportunidades de negócio dentro do ecossistema e desenvolva estratégias inovadoras para gerarem efeito de rede. Um marketing desalinhado aos valores da empresa resultam em ações fracas e sem relevância para o mercado”. Ainda segundo o especialista, o empresário que não dá a devida atenção ao marketing perde dinheiro.

Um plano de marketing bem desenvolvido leva em consideração o uso de tecnologias e plataformas digitais, que hoje em dia são indispensáveis para qualquer empresa. Isso inclui o uso de inteligência artificial, análise de dados, automação de processos e posicionamento digital. O problema é que muitos empresários nem sabem por onde começar o Plano de Marketing. Nesse caso, a orientação da também CEO da Amora, Raquel Moreira, é procurar ajuda. “Nem sempre é fácil levantar os dados de mercado, traçar as metas, desenhar as ações necessárias para alcançá-las, considerando os custos e os recursos humanos envolvidos. Por isso, às vezes, é preciso contar com ajuda de fora e especializada”, explica.

Com o plano, o negócio consegue mais do que a venda de produtos e serviços, cria experiências únicas, que fidelizam os clientes e constroem a imagem que a marca quer ter. Agora que você, com certeza, já decidiu iniciar ou corrigir o Plano de Marketing da sua empresa, tudo vai melhorar, certo?! Depende. De nada adianta ter tanto trabalho para desenvolver o planejamento se ele não fizer parte da rotina organizacional. O documento precisa ser um manual de uso diário pelos gestores e colaboradores.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda