Novo Acordo, TO – 25 de setembro de 2025 – A 12ª Semana Cultural do Jalapão começou no Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, reunindo cerca de 350 alunos, professores e autoridades em um evento marcado pelo resgate dos saberes tradicionais.
Resgate cultural e saberes do Jalapão
Na abertura, estudantes participaram da oficina de viola de buriti com Missin da Viola de Buriti, assistiram à dança de suça com a mestra Felisberta Pereira e trocaram experiências sobre a preservação cultural.
À tarde, o percussionista Marcio Bello, do grupo Tambores do Tocantins, conduziu uma oficina apresentando instrumentos como cabaça, concha, tambor de barro e berimbau.
Depoimentos e impacto do evento
O secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Mhábio Robson Araújo, destacou: “Estamos muito felizes em receber novamente a Semana Cultural do Jalapão, fundamental para resgatar nossas tradições”.
Já o professor Dr. Afonso Vieira ressaltou: “O evento fortalece e renova as manifestações culturais em nossa escola”.
A estudante Sarah Amaral Campos relatou sua emoção: “Foi uma experiência incrível. Ganhei até um instrumento do músico Marcio Bello”.
Programação segue até sábado
Nesta sexta-feira (26), a Escola Municipal Ruidelmar Limeira Borges recebe oficinas e apresentações de Núbia Dourado e Missin da Viola de Buriti, além de mostra de talentos. À noite, a Praça Salmon do Amaral terá feira de artesanato, circo Kinkintura e shows de Tambores do Tocantins, Grupo Pagodão N&A, Banda Dedo de Ouro, Trio Bacana e Núbia Dourado.
O encerramento será no sábado (27), com feira de artesanato, encontro de violeiros, o Festival Canto da Nossa Gente e show da Banda Kelps.
Realização e parceiros
A Semana Cultural do Jalapão é realizada pelo Instituto Terra Dourada, com patrocínio do BASA, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios, via Programa Rouanet Norte. O evento conta com apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura de Novo Acordo, Rádio Comunitária Portal do Jalapão, IFTO e Unitins.


