Educação
SENAI anuncia vencedores da etapa estadual do Grand Prix nas unidades do Tocantins

A etapa estadual do Grand Prix SENAI de Inovação aconteceu durante toda esta última semana nas unidades de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso, Taquaralto e Xambioá do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Ao todo, 110 alunos, reunidos em escuderias por escolas, tiveram o prazo de 24 horas, dividido entre três dias, para desenvolver e apresentar protótipos, ideias e projetos de inovação em atendimento a demandas propostas pelo setor industrial.
Cada unidade do SENAI no Tocantins premiou uma equipe que desenvolveu a melhor solução ao desafio proposto por uma empresa. As escuderias foram avaliadas por uma banca composta por instrutores e funcionários das corporações que lançaram os desafios.
“Foi um processo muito cansativo e desafiador nestes 3 dias, mas conheci muita gente nova e aprendi muito. Mas valeu muito a pena já que conquistamos o 1º lugar desenvolvendo uma solução que seria a criação de uma empresa chamada E-colet para fazer o intermédio entre empresas que geram resíduos que seriam descartados e empresas parceiras e cooperativas que dariam o tratamento”, explica o aluno Fabrício Gick integrante da equipe vencedora no CETEC Palmas.
Os vencedores de cada unidades representarão o Tocantins na etapa nacional que acontece no segundo semestre deste ano.
Confira os vencedores de cada unidade do SENAI Tocantins:
CETEC Araguaína
Equipe Laranja:
Kaic Rodrigues da Silva
Elloan Laurindo
Hugo Gabriel de Souza Figueiredo
CT Gurupi
Escuderia Roxa:
Thailany Gabriela Dias Gomes
Jacyelle Coelho Tavares
Thaís Lina Moura
Mayza Capristaneo Saraiva
CETEC Palmas
Equipe Amarela:
Kayron Dávid Oliveira Bastos
Fabrício Luiz Rivero Gick
Kervyn Leal Viana
Lucia Maria Sanches Silva
CFP Paraíso do Tocantins
Escuderia Dash Solutions:
Davi Dias
Sandra Aparecida
Viviane Alves
CFP Taquaralto
Escuderia Amarela:
Sandra Aparecida da Costa
Davi Dias Pereira
Viviane dos Santos Alves
PA Xambioá
Escuderia Vermelha:
Luis Gustavo Elias Aguiar
Luis Elano Silva Rodrigues
Kaline Chaves dos Santos
Evely Gomes de Sousa
Sobre o Grand Prix
O Grand Prix SENAI de Inovação é uma iniciativa direcionada aos alunos da instituição, com o objetivo de promover a cultura da modernização e aproximar os estudantes do mundo do trabalho.
Trata-se de uma maratona de inovação aberta, onde escuderias trabalham durante um período de até 24 horas, em três dias, nas escolas do SENAI, desenvolvendo ideias, protótipos e projetos baseados em demandas estabelecidas.
O objetivo do Grand Prix é o desenvolvimento da cultura da inovação local, gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e prototipar soluções para desafios reais da sociedade e da indústria local em uma maratona aberta.
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
Meio Ambiente
Semarh e Sindjor promovem oficina de jornalismo climático e cobertura ambiental no Tocantins

Com o tema “Jornalista bem informado, informa melhor!”, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCIAMB) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem no dia 05 de junho, às 18h30, no Auditório da Semarh, na Praça dos Girassóis, a Oficina de Jornalismo Climático e Cobertura Ambiental. A iniciativa tem como objetivo capacitar jornalistas, acadêmicos e comunicadores para uma cobertura mais precisa e inspiradora sobre temas ambientais complexos, como mudanças climáticas, o Programa Jurisdicional REDD+, educação ambiental e unidades de conservação, incentivando a promoção de ações positivas para o clima.
A atividade inclui fundamentos teóricos e debates oferecendo aos participantes ferramentas para relatar de maneira ética e eficaz as transformações ambientais e seus impactos sociais e econômicos. Também na oficina serão exemplificados os mecanismos de cadastro e cobertura da Conferência das Partes (COP30) que acontece em Belém – PA em novembro próximo. Ao final, haverá certificação emitida pelo Sinjor em parceria com o Ciamb/UFT, reconhecendo a importância de uma comunicação qualificada e comprometida com a sustentabilidade.
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