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Senar Tocantins: 30 anos transformando vidas no campo

O Senar completa nesta quinta-feira, 04 de abril, 30 anos de atuação no estado do Tocantins. A instituição tem como missão contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo e realiza esse trabalho por meio da educação profissional, da assistência técnica e gerencial aos produtores e das ações de promoção social.
“Iniciamos os trabalhos com treinamentos no estado que tinham como objetivo preparar e qualificar a mão de obra para o trabalho no campo, mas ao longo do tempo nossa ação ganhou outra dimensão, com a qualificação tanto de trabalhadores como do próprio produtor rural. Além disso, o papel do Senar deu um salto significativo quando se colocou à disposição para assistir os produtores rurais”, destacou Rayley Luzza, superintendente do Senar no Tocantins.
Já o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, celebrou as três décadas do Senar no estado ressaltando a contribuição fundamental que a instituição deu para o desenvolvimento do agronegócio no Tocantins. “Não importa se é pequeno, médio ou grande, o Senar está à disposição do produtor rural do nosso estado e foi o trabalho da entidade que garantiu que muitos produtores tivessem acesso ao conhecimento e às novas tecnologias, para aumentar a produção, a renda em condições de oferecer uma vida melhor para as famílias do campo”, afirmou.
Pioneirismo
Uma das ações inovadoras do Senar no Tocantins foi a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Um programa que o Tocantins foi pioneiro, por abrigar as primeiras experiências no setor. De 2013 a 2024, o Senar, por meio da ATeG, contribuiu para a transformação da vida de milhares de produtores rurais, do pequeno ao grande, mas sobretudo os que não teriam condições para acessar novas práticas e tecnologias que estimulam a produção e a produtividade, gerando lucratividade nos negócios.
De acordo com o Diretor da ATEG, Fabrício Vasconcelos, o Tocantins deu o pontapé inicial em um programa que era inovador. Desafio aceito, o trabalho do Senar no estado serviu de exemplo e motivação para outras regionais. Ao longo da história, a assistência técnica e gerencial do Senar chegou a quase 30 mil produtores em todo o estado. Para isso, o Senar Tocantins realizou mais de 180 mil visitas técnicas às propriedades rurais tocantinenses.
Ainda segundo o Diretor, hoje a ATEG atende seis cadeias produtivas no estado e é possível ver os resultados em cada uma delas. Com base nas pesquisas entre os produtores assistidos, ele afirma que “o trabalho do Senar tem feito a diferença, porque na bovinocultura de leite, por exemplo, tivemos um aumento de 171% no lucro médio da atividade; na apicultura, o aumento médio foi de 77% na produção de mel, na piscicultura o volume de peixes por unidade subiu 484% e na fruticultura, o aumento médio na renda foi de 125%”, afirmou.
Na área de qualificação profissional, as ações da Diretoria de Educação Profissional Rural e Promoção Social (DEPPS), o Senar beneficiou nas últimas décadas cerca de 400 mil pessoas. As ações de saúde alcançaram 175 mil participantes, entre homens e mulheres do campo. Os cursos técnicos em Agronegócio, em Zootecnia e o de Fruticultura já formaram pelo menos 300 jovens pelo estado.
Para o diretor do DEPPS, Luiz Cláudio Faria, além dos cursos técnicos, atualmente o portfólio do Senar oferta 88 treinamentos em diferentes atividades. Nossa meta é acompanhar a evolução do campo, oferecendo treinamentos que vão de encontro às necessidades dos trabalhadores e produtores rurais. Em 2023, por exemplo, o Senar realizou 130% a mais de cursos FPR e PS quando comparado com o ano de 2022”.
O Senar tem hoje 150 instrutores aptos a ministrar cursos em diferentes áreas e mais de 150 técnicos e supervisores que atendem às propriedades. Um exército que atua no dia a dia de homens e mulheres do campo. Segundo a Superintendente do Senar, Rayley Luzza, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na vida dos tocantinenses. “É com imenso orgulho que celebramos esses 30 anos de história do Senar, reconhecendo o seu legado e sua contribuição para o desenvolvimento do nosso estado. Parabenizo todos os nossos agentes internos e externos que fazem parte dessa instituição e que diariamente se dedicam a promover conhecimento e transformação no campo”.
Histórias transformadoras
Ao longo desses anos, muitas vidas foram impactadas pelo Senar. Casos como do produtor de bananas no projeto de irrigação Manoel Alves, em Dianópolis, sudeste do Tocantins, Milton Albuquerque que conseguiu melhores resultados na produção e elevou a lucratividade do negócio, graças à assistência do Senar. “Casa, carro e a faculdade dos filhos. São as maiores conquistas que tive depois dos resultados que tivemos aqui na propriedade com as orientações do Senar”, relata emocionado.
Histórias de transformação de vida também são encontradas em outras regiões do estado, como a do produtor de leite, Raimundo Nonato, de Araguatins, no bico do Papagaio. Ele conta com orgulho que voltou a sonhar e bilhar os olhos com a atividade que desenvolve na fazenda dele depois de receber o acompanhamento do Senar. “Hoje recebemos tecnologia dos grandes produtores. Voltei a acreditar no meu trabalho. Hoje a gente tira leite, vende queijo, estamos chiques de doer”, comemora.
E o trabalho do Senar vai além das porteiras. Do município de Guaraí, na região central do Tocantins, Rosa Cardoso, a popular Dona Rosa, teve o primeiro contato com o Senar em 1999, quando participou de um curso de embutidos e defumados. O treinamento transformou a vida dela depois de deixar um emprego na cidade. Apostou na produção de embutidos, virou referência no assunto e hoje também é instrutora do Senar. “Tenho muito amor e carinho pelo Senar e hoje me atrevo a viver em qualquer lugar do mundo fazendo o que faço”, disse.
A transformação também proporcionou outra vida ao piscicultor Derci dos Santos, de São Miguel do Araguaia, no extremo norte do estado. Depois de anos lutando com a produção de peixes, ele passou a ser assistido pelo Senar e só assim viu os resultados aparecerem. “Eu trabalhava, movimentava um bom dinheiro, mas não sobrava nada. Mas depois do Senar a coisa mudou. A produção melhorou, consegui melhorar a nossa vida e realizei meu sonho de viajar para o exterior”, contou. A história do produtor chegou a ser destaque na campanha nacional do Senar em 2023.
Celiene Gomes, que tem uma história com a instituição há 24 anos entrou como estagiária e hoje é Coordenadora de Arrecadação. “A minha trajetória profissional me dá muito orgulho. Sou muito grata por fazer parte de um time como o nosso, que é um exemplo para outras empresas”. Casos também como do colaborador Ronny Peter, que entrou como motorista e hoje trabalha como Coordenador Financeiro da instituição também ilustram as oportunidades que o Senar oferece. “Foi uma evolução pessoal e profissional. Hoje posso dizer que tudo que tenho devo ao Senar”.
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Rir, sonhar e cuidar: “Meu Cerrado, Cerradinho” estreia celebrando a magia do bioma tocantinense
Entre música, palhaçaria e histórias encantadas, espetáculo infantil leva ao palco a força da imaginação e a urgência da preservação ambiental, nos dias 18 e 19 de setembro, no Teatro Sesc Palmas

Entre árvores retorcidas, bichos curiosos e personagens improváveis, nasce um convite ao riso, à poesia e à consciência ambiental: o espetáculo “Meu Cerrado, Cerradinho” estreia em Palmas trazendo ao público infantil (e aos adultos que voltam a ser crianças) uma viagem lúdica pelo coração do bioma, onde o riso é essencial.
Misturando teatro, música ao vivo, contação de histórias e palhaçaria, a montagem convida crianças, famílias e educadores a embarcarem nas aventuras de Matusquela, Guará e Cenoira – três figuras improváveis que encontram, na natureza, um elo de amizade e aprendizado.
O espetáculo estreia na próxima quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de setembro, às 19h30, no Teatro Sesc Palmas, com ingressos a preços populares no Sympla. Com cenários e figurinos criados a partir de elementos reciclados, “Meu Cerrado, Cerradinho” reforça também a dimensão sustentável da montagem. A música ao vivo embala as cenas, criando atmosferas que transportam o público para dentro do Cerrado.
O diretor Gabriel Deeaz ressalta o caráter transformador da arte quando voltada ao público infantil. “O Cerrado é parte da nossa identidade e, ao mesmo tempo, um bioma ameaçado. Trazer esse tema para o teatro é uma forma de tocar corações de todas as idades. O riso, a música e a poesia abrem espaço para que a mensagem da preservação entre de forma natural. Nossa intenção não é apenas entreter, mas plantar sementes de cuidado e de pertencimento, e o riso é uma dessas sementes. Quando uma criança olha para o palco e se vê naquela paisagem, estamos formando cidadãos conscientes do seu papel no mundo.”
Elenco
Para os intérpretes, o processo foi também uma redescoberta da relação com o bioma. Talmo Lacerda, que dá vida à personagem Cenoira, destaca a força do olhar infantil. “As crianças têm uma sensibilidade única para perceber a beleza e também a fragilidade da natureza. Estar no palco falando sobre o Cerrado é, para mim, um ato de afeto e de resistência. A Cenoira é pura poesia e acredito que vai emocionar tanto os pequenos quanto os adultos que já esqueceram de brincar.”
Gustavo Henrique, que interpreta Guará, sublinha o humor como linguagem universal. “A palhaçaria nos ensina a rir de nós mesmos e a enxergar nossas fragilidades. O Guará é divertido, atrapalhado, mas ao mesmo tempo cheio de sabedoria. O público vai rir, se encantar e, sem perceber, refletir sobre como podemos cuidar melhor do Cerrado e da vida que pulsa nele.”
Já Carol Pacheco, no papel de Matusquella, fala da importância de aproximar arte e cotidiano. “Esse espetáculo fala sobre aquilo que está bem diante dos nossos olhos. Quantas vezes passamos por uma árvore torta, por um bichinho, e não prestamos atenção? O teatro nos lembra que a natureza é parte de nós. Interpretar o Matusquela tem sido uma oportunidade de reconectar meu olhar com as pequenas maravilhas do Cerrado.”
A trilha sonora do espetáculo é toda executada com músicas ao vivo.
Preparação
A preparação do elenco contou com a direção de movimento da Drª Cida Almeida, referência nacional em artes cênicas, que conduziu um intenso processo de exploração da palhaçaria. “A Arte de Palhaçar é um território de liberdade, que permite à pessoa artista revelar fragilidades e potências humanas. Nesse contexto, o espetáculo amplia a conexão com o público infantil e provoca riso, encantamento e reflexão de forma profunda.”
Serviço
Estreia do espetáculo infantil “Meu Cerrado, Cerradinho”
- Local: Teatro Sesc Palmas
- Datas: 18 e 19 de setembro
- Horário: 19h30
- Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia para estudantes, professores, comerciários e doadores de 1 kg de alimento não perecível)
- Classificação: Livre
Ficha Técnica
Direção – Gabriel Deeaz
Produção – Gustavo Henrique e Talmo Lacerda
Dramaturgia – Manu Castelo Branco
Preparação de Elenco – Cida Almeida
Atores – Carol Pacheco, Talmo Lacerda, Gustavo Henrique Músicos – Veridiana Barreto e Gabriel Deeaz
Figurinista – Talmo Lacerda e Alitânia Amaral
Cenógrafa – Fernanda Moreira
Design Gráfico – Talmo Lacerda
Maquiador – Carol Pacheco
Técnico de Som – Kjay Mix
Técnico de Luz – Charles Nunes
Intérprete de Libras – Sálua Romano
Assessoria de Comunicação – Cinthia Abreu
Assessoria Jurídica – Natanry Bastos
Roadie – André Henrique
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Ator e diretor Justino Vettore participa de Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro em Fortaleza

O ator e diretor Justino Vettore, do Grupo Um Ponto Dois, membro da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), representou o estado do Tocantins no “Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro”, realizado entre os dias 9 e 12 de setembro, em Fortaleza (CE). O evento, uma iniciativa da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura do Ceará (Secult-CE) e a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), reuniu artistas, gestores e representantes de entidades de todo o país para debater e construir propostas para o setor.
Realizado no Teatro Antonieta Noronha e no Porto Iracema das Artes, o Encontro contou com uma intensa programação de plenárias, grupos de trabalho temáticos e reuniões. As discussões abrangeram um amplo espectro de temas cruciais para a área, incluindo a criação de programas de fomento contínuos, a diversificação de mecanismos de financiamento, a consolidação de espaços de participação social e o fortalecimento da dimensão pública do teatro brasileiro.
Para o diretor, a participação da Fetac no evento foi fundamental para inserir o Tocantins no debate nacional e defender as especificidades da região. “Representar a Federação Tocantinense de Artes Cênicas neste fórum nacional foi uma oportunidade ímpar para levar as vozes e anseios dos nossos artistas e grupos. As políticas discutidas aqui, desde o fomento até a valorização dos espaços cênicos, são essenciais para consolidar uma cena teatral forte e democrática em todo o país, e o Tocantins precisa ser parte ativa dessa construção”, afirmou Justino.
O presidente da Fetac, Kaká Nogueira, destacou a importância estratégica da participação no Encontro. “Ter o nosso representante neste diálogo nacional é um passo fundamental para alinhar as políticas culturais do Tocantins às diretrizes nacionais e garantir que nossa região seja contemplada nos editais e programas de fomento. Este é um momento histórico para as artes cênicas tocantinenses, e a Fetac segue comprometida em ampliar cada vez mais nossa representatividade e acesso às políticas públicas”, declarou.
O evento culminou com a elaboração de um documento final, sintetizando as propostas e diretrizes debatidas pelos participantes, que foi entregue formalmente à Presidenta da Funarte, Maria Marighella, e às secretárias de cultura presentes, Luísa Cela (Estado) e Helena Barbosa (Município).
Sobre o Encontro:
O Encontro Nacional de Políticas Públicas para o Teatro foi realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura do Ceará e a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, com coordenação metodológica e de produção da Andante – Gestão de Cultura.
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Katia Rocha prestigiou a Casa Cor Brasília 2025

A talentosa Katia Rocha marcou presença em Brasília, participando da Casa Cor Brasília 2025, no elegante Espaço Breton by Marcia Montenegro. Entre tendências de decoração e design, Katia conferiu de perto inspirações que vão encantar todos os apaixonados por estilo e sofisticação!
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