Governo do Tocantins
SES-TO promove passeio a paciente com cuidados paliativos
O Projeto Dia do Desejo realizou uma volta pela Avenida Teotônio Segurado e na Praia da Graciosa
Promover um alívio emocional, conforto, sentimentos de prazer, felicidade e gratidão foi o que levou a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) a realizar nesta terça-feira, 17, o ‘Dia do Desejo’ ao paciente P.L.S.L, que está em cuidados paliativos no Hospital Geral de Palmas (HGP). A iniciativa foi coordenada pela Equipe Matricial de Humanização, em parceria com trabalhadores da assistência e entidades parceiras.
Andar pela avenida Teotônio Segurado, sentir e ver o pôr do sol da Praia da Graciosa, comer um sanduíche ou tomar um açaí, foi o desejo de P.L.S.L, declarado ao setor de humanização do hospital. E logo a equipe preparou a saída do jovem de 21 anos do ambiente hospitalar, respeitando todos os protocolos de cuidados, atenção e segurança para com o paciente.
“Não imaginava que pudesse ter um projeto desses dentro de um ambiente igual é o hospital. A gente ali triste, cabisbaixo, o tempo todo olhando para aquelas paredes, só ver enfermeiro, médicos. E podendo sair um pouco para espairecer, a gente que tá muito tempo lá dentro, é muito bom. Melhora o nosso ânimo, ajuda até no tratamento, a gente se sente bem melhor”, relatou o paciente.
Para a realização de uma ação como essa, a SES-TO mobiliza uma equipe preparada para assistir o paciente de acordo com a sua necessidade. “Os profissionais estão sendo super atenciosos comigo, me ajudando em tudo, maravilhoso. Espero que outros pacientes também tenham essa mesma oportunidade do dia do desejo, porque é muito bom”, completou o paciente.
A mãe do paciente, R.K.P.L, que deixou sua residência em Gurupi para acompanhar o filho disse está satisfeita com a ação e a assistência dispensada ao seu filho. “Olha muito interessante para uma pessoa que está muito tempo no hospital, como é o caso dele. É uma forma de motivar o bem-estar, interagir. É bom demais. Ele ficou alegre quando descobriu que tinha o projeto. E logo falou que se desse ele queria. E a atenção dos profissionais é muito boa também. Só tenho a agradecer”.
A coordenadora do setor de Humanização da SES-TO, Goiamara Borges dos Santos Rodrigues, explica que o projeto vai de encontro ao bem-estar dos pacientes. “É para proporcionar conforto e bem-estar, principalmente o emocional para os pacientes no hospital, é garantir dignidade, especialmente para aqueles que estão sob os cuidados paliativos. E também realizar o desejo dos que ficam muito tempo na unidade hospitalar, como comemorar um aniversário, receber o seu pet, os filhos menores”.
A médica Luanda, acompanhou o paciente e frisa a relevância da iniciativa. “O projeto é extremamente importante para o bem-estar do paciente. Principalmente para os que estão internados muito tempo sem previsão de alta. Ele valoriza e sente falta das coisas simples que a gente nem dá importância, do cotidiano mesmo, é ver um pôr do sol, o movimento na rua. Enquanto para a gente está sendo uma coisa tão simples, para ele está sendo sensacional. Acredito que até a internação dele daqui pra frente vai ser diferente, vai mudar positivamente”. E acrescenta que enquanto profissional “se sente totalmente realizada por acompanhar este Dia do Desejo. Fico feliz quando vemos que o paciente dá uma melhorada em realizar algo que queria fazer. Estou feliz por ter sido escolhida para a ação de hoje”.
Para a Assistente Social, Maria Antônia Brasil Batista, “é gratificante podermos realizar o Dia do Desejo. Ficamos muito felizes em contribuir para o bem-estar do paciente. Correr atrás, pedir autorização da direção do hospital, buscar os parceiros para que tudo aconteça conforme a vontade, o desejo do paciente”.
Projeto
O Projeto Dia do Desejo tem o objetivo de estimular o engajamento das equipes no desenvolvimento de ações que proporcionem aos pacientes com internação prolongada e mais fragilizados uma melhor estadia no ambiente hospitalar, potencializando as práticas de cuidado, atenção e acolhimento.
O ‘Dia do desejo’ é feito inicialmente por meio da escuta do paciente e posterior articulação com as equipes envolvidas. Com planejamento para que seja algo marcante na vida do paciente. Fazer com ele se sinta acolhido, cuidado, respeitado e também reconhecido como cidadão de direitos e que tem desejos a realizar mesmo estando em um leito hospitalar.