Governo do Tocantins
SES-TO promove passeio a paciente com cuidados paliativos

O Projeto Dia do Desejo realizou uma volta pela Avenida Teotônio Segurado e na Praia da Graciosa
Promover um alívio emocional, conforto, sentimentos de prazer, felicidade e gratidão foi o que levou a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) a realizar nesta terça-feira, 17, o ‘Dia do Desejo’ ao paciente P.L.S.L, que está em cuidados paliativos no Hospital Geral de Palmas (HGP). A iniciativa foi coordenada pela Equipe Matricial de Humanização, em parceria com trabalhadores da assistência e entidades parceiras.
Andar pela avenida Teotônio Segurado, sentir e ver o pôr do sol da Praia da Graciosa, comer um sanduíche ou tomar um açaí, foi o desejo de P.L.S.L, declarado ao setor de humanização do hospital. E logo a equipe preparou a saída do jovem de 21 anos do ambiente hospitalar, respeitando todos os protocolos de cuidados, atenção e segurança para com o paciente.
“Não imaginava que pudesse ter um projeto desses dentro de um ambiente igual é o hospital. A gente ali triste, cabisbaixo, o tempo todo olhando para aquelas paredes, só ver enfermeiro, médicos. E podendo sair um pouco para espairecer, a gente que tá muito tempo lá dentro, é muito bom. Melhora o nosso ânimo, ajuda até no tratamento, a gente se sente bem melhor”, relatou o paciente.
Para a realização de uma ação como essa, a SES-TO mobiliza uma equipe preparada para assistir o paciente de acordo com a sua necessidade. “Os profissionais estão sendo super atenciosos comigo, me ajudando em tudo, maravilhoso. Espero que outros pacientes também tenham essa mesma oportunidade do dia do desejo, porque é muito bom”, completou o paciente.
A mãe do paciente, R.K.P.L, que deixou sua residência em Gurupi para acompanhar o filho disse está satisfeita com a ação e a assistência dispensada ao seu filho. “Olha muito interessante para uma pessoa que está muito tempo no hospital, como é o caso dele. É uma forma de motivar o bem-estar, interagir. É bom demais. Ele ficou alegre quando descobriu que tinha o projeto. E logo falou que se desse ele queria. E a atenção dos profissionais é muito boa também. Só tenho a agradecer”.
A coordenadora do setor de Humanização da SES-TO, Goiamara Borges dos Santos Rodrigues, explica que o projeto vai de encontro ao bem-estar dos pacientes. “É para proporcionar conforto e bem-estar, principalmente o emocional para os pacientes no hospital, é garantir dignidade, especialmente para aqueles que estão sob os cuidados paliativos. E também realizar o desejo dos que ficam muito tempo na unidade hospitalar, como comemorar um aniversário, receber o seu pet, os filhos menores”.
A médica Luanda, acompanhou o paciente e frisa a relevância da iniciativa. “O projeto é extremamente importante para o bem-estar do paciente. Principalmente para os que estão internados muito tempo sem previsão de alta. Ele valoriza e sente falta das coisas simples que a gente nem dá importância, do cotidiano mesmo, é ver um pôr do sol, o movimento na rua. Enquanto para a gente está sendo uma coisa tão simples, para ele está sendo sensacional. Acredito que até a internação dele daqui pra frente vai ser diferente, vai mudar positivamente”. E acrescenta que enquanto profissional “se sente totalmente realizada por acompanhar este Dia do Desejo. Fico feliz quando vemos que o paciente dá uma melhorada em realizar algo que queria fazer. Estou feliz por ter sido escolhida para a ação de hoje”.
Para a Assistente Social, Maria Antônia Brasil Batista, “é gratificante podermos realizar o Dia do Desejo. Ficamos muito felizes em contribuir para o bem-estar do paciente. Correr atrás, pedir autorização da direção do hospital, buscar os parceiros para que tudo aconteça conforme a vontade, o desejo do paciente”.
Projeto
O Projeto Dia do Desejo tem o objetivo de estimular o engajamento das equipes no desenvolvimento de ações que proporcionem aos pacientes com internação prolongada e mais fragilizados uma melhor estadia no ambiente hospitalar, potencializando as práticas de cuidado, atenção e acolhimento.
O ‘Dia do desejo’ é feito inicialmente por meio da escuta do paciente e posterior articulação com as equipes envolvidas. Com planejamento para que seja algo marcante na vida do paciente. Fazer com ele se sinta acolhido, cuidado, respeitado e também reconhecido como cidadão de direitos e que tem desejos a realizar mesmo estando em um leito hospitalar.
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social3 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi