Entretenimento
Shows musicais abrem primeiro dia do Festival de Artes das Escolas de Palmas

O auditório da ETI Padre Josimo Tavares foi palco na manhã desta quarta-feira, 7, das apresentações da modalidade de música do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes 2022) promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). O festival prossegue até sábado, 10.
Com o tema ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil’, o primeiro dia do evento que, além de presencial, está sendo transmitido também pela ferramenta Palmas Home School, contou com mais de 30 apresentações de música nas categorias: canto coral, música instrumental, banda vocal e música de câmara das faixas etárias infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto.
Uma das muitas apresentações que arrancaram aplausos do público presente foi a da banda vocal mista da ETI Almirante Tamandaré, com a música ‘Se lembrar de mim’, que conquistou o primeiro lugar e levou o troféu da categoria. Higor Sousa, pai de Johnas Leohdonni, vocalista da banda, era só orgulho com a conquista. “Fiquei muito feliz com esse que já o quarto título que eles ganham e o segundo com meu filho como vocalista da banda e isso é reflexo de todo o esforço e trabalho da equipe”, afirmou, acrescentando que o Faes é um projeto muito importante que veio para agregar mais conhecimento às crianças e jovens em torno da cultura e da arte.
Outra atração que agradou o público foi a do canto coral da ETI Caroline Campelo que apresentou a música autoral ‘Vim para Cantar’ composta pelo professor de música maestro Messias Lima, que foi cantada também em Libras. Segundo o maestro, a ideia da música surgiu da expectativa dos alunos em participar do festival. “Buscamos despertar nos alunos o gosto e desejo em cantar. Ficamos felizes com a resposta do público que mesmo não conhecendo a música, aprovaram nossa apresentação”, comemorou.
Modalidade Teatro
A tarde desta quarta-feira, 7, está sendo dedicada as apresentações da modalidade de teatro nas categorias: auto, comédia, teatro de bonecos e teatro de sombras. Já o período noturno será marcado pela solenidade de abertura oficial do festival e as apresentações de bandas e fanfarras.
Artes visuais
Paralelamente às apresentações culturais que acontecem na ETI Padre Josimo, uma mostra dos trabalhos inscritos na modalidade de artes visuais estará aberta à visitação pública, a partir das 14 horas desta quinta-feira, 8, na Galeria Nila, localizada no Espaço Cultural. A premiação dessa modalidade acontecerá às 10h30 de sexta-feira, 9, no auditório da ETI Padre Josimo.
O Festival
O Faes é um projeto integrado de festival cultural e encontro com a comunidade escolar. Busca envolver os participantes do processo educacional em um ambiente lúdico e interativo com o objetivo de valorizar a arte e a cultura regional, além do aperfeiçoamento do aprendizado e a melhoria da qualidade da educação.
Resultados
Modalidade Música
Categoria Banda Vocal Mista – Escolas de tempo Integral
1° lugar – ETI Almirante Tamandaré
2º lugar – ETI Anísio Teixeira
3º lugar – ETI Caroline Campelo
Categoria Banda Vocal Juvenil
1° lugar – ETI Padre Josimo Tavares
2º lugar – ETI Margarida Lemos
Categoria Canto Coral Infantil
1° lugar – ETI Daniel Batista
2º lugar – ETI Padre Josimo Tavares
Categoria Canto Coral Juvenil
1° lugar – ETI Almirante Tamandaré
2º lugar – ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem
Categoria Canto Coral Mista
1° lugar – ETI Caroline Campelo
2º lugar – ETI Anísio Teixeira
3º lugar – ETI Cora Coralina
Categoria Banda Vocal Juvenil – Escolas de tempo parcial
1° lugar – Escola Municipal Beatriz Rodrigues
Categoria Canto Coral Infantil
1° lugar – Escola Municipal Estevão Castro
2º lugar – Escola Municipal Henrique Talone
3º lugar – Escola Municipal Carlos Drumond
Categoria Canto Coral Mista
1° lugar – Escola Municipal Beatriz Rodrigues
Categoria Instrumental ( 3 a 6 anos)
1° lugar – Cmei Irmã Maria Custódia
Categoria Instrumental ( 6 a 11 anos)
1° lugar – ETI Luiz Rodrigues Monteiro
2° lugar – ETI Olga Benário
Categoria Instrumental Mista – Escolas de Tempo Integral
1° lugar – ETI Almirante Tamandaré
2° lugar – ETI Padre Josimo Tavares
Categoria Instrumental Mista – Escolas de tempo parcial
1° lugar – Beatriz Rodrigues
Categoria Música de Câmara Infantil (6 a 11 anos)
1º lugar– ETI Olga Benário
Categoria Música de Câmara Juvenil (12 a 17 anos)
1° lugar – ETI Monsenhor Pedro Pereira Piagem
2° lugar – ETI Almirante Tamandaré
Entretenimento
Coletivo cultural de Palmas encerra residência artística com evento gratuito neste sábado (30)
Evento reúne performances e bate-papo sobre ocupação do espaço urbano neste sábado (30)

O Coletivo Flácido promove neste sábado, 30 de agosto, às 19h, na Casa Flácida (404 Norte), o evento Tardinha Flácida, que marca o encerramento da residência artística Escala 1:1/2 – edição 2025. Durante os últimos 15 dias, artistas convidados estiveram em Palmas desenvolvendo trabalhos com foco no tema da ocupação do espaço urbano, que será discutido em um bate-papo aberto ao público.
As apresentações incluem performances de Céu Vasconcelos (Fortaleza/CE), Tiago Wender, Lipidius, Almeida e tal, Omanna Arte e Giovelli Flowers.
A programação é gratuita, com a proposta open cooler, em que cada pessoa pode levar sua própria bebida. O evento contará também com intérprete de Libras, reforçando o compromisso com a acessibilidade.
Segundo Filipe Porto, integrante do Coletivo Flácido, o momento é de celebração e troca com a comunidade. “A residência Escala 1:1/2 foi um processo intenso, de imersão e experimentação artística. Agora é a hora de compartilhar esses resultados com o público e abrir espaço para o diálogo sobre como ocupamos e vivemos a cidade.”
Uma das performances desenvolvidas na última semana, em Palmas, foi o trabalho da artista Almeida e tal, intitulado especulação arbórea, que denuncia a especulação imobiliária e o uso dos espaços públicos na capital.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc 2 operacionalizados pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas.
Serviço:
Data: 30/08 (sábado)
Horário: 19h
Local: Casa Flácida – 404 Norte (busque por Coletivo Flácido no app de mapas ou carona)
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Entrada gratuita | Open cooler
Entretenimento
TromboTuba in Concert leva apresentação didática à ETI Margarida Lemos no Aureny III

O projeto “TromboTuba in Concert – do clássico ao popular” se prepara para sua última apresentação, que acontecerá na Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, localizada no setor Jardim Aureny III. O concerto, exclusivo para os alunos da unidade, será realizado na próxima sexta-feira, dia 29.
A iniciativa, que já percorreu outras escolas da capital, tem como missão proporcionar uma experiência musical rica e diversificada dentro do ambiente escolar. O quinteto é formado pelos trombonistas Emmanoel da Cruz, Jonatas Machado e Kayo Bruno, pelo tubista Tiago Flausino e pelo percussionista Maurício Silva. Juntos, apresentam um repertório que transita com maestria entre o erudito e o popular.
Durante o concerto, os estudantes terão a oportunidade de ouvir obras de compositores consagrados como Bach e Mozart, além de clássicos da música brasileira de mestres como Maestro Duda e Ary Barroso. Cada peça é apresentada de forma contextualizada, com explicações sobre sua importância histórica e cultural, além de demonstrar a versatilidade dos instrumentos de Low Brass (metais graves).
O formato didático permite uma interação direta entre os músicos e os estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos jovens pela música instrumental. Mais do que apresentar novas sonoridades, o projeto busca formar novas plateias e reforçar a importância da arte como ferramenta de educação e transformação social.
O “TromboTuba in Concert” é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital nº 22/2024, geridos pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Tocantins, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura em diferentes comunidades.
Entretenimento
Cineclube Flácido, de Palmas(TO), abre temporada 2025 com sessão gratuita e debate sobre corpos dissidentes
Primeira sessão exibe “Salão de Baile This is Ballroom” e conta com participação do coletivo Toca Ballroom

O Cineclube Flácido inicia sua temporada 2025 com uma proposta que coloca no centro da discussão os discursos sobre corpos dissidentes. A cada encontro, filmes e debates vão abrir espaço para refletir sobre diversidade, arte e resistência no cinema e em outras expressões culturais. O projeto é uma iniciativa do Coletivo Flácido, em parceria com o Centro de Artes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A primeira sessão acontece no dia 28 de agosto, às 19h30, no Cineteatro do IFTO de Palmas (Quadra 310 Sul, Av. NS 10, s/n), com a exibição de “Salão de Baile This is Ballroom”.
O filme traz um retrato da cena ballroom no Rio de Janeiro, em diálogo com a história do movimento iniciado há mais de 50 anos em Nova Iorque. Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia performances, dramas pessoais e arte.
Após a exibição, haverá um debate com a participação do coletivo Toca Ballroom, que é pioneiro na organização coletiva da cena ballroom do Tocantins, mediado pela crítica de cinema e coordenadora do projeto, Carolinne Macedo. A sessão será legendada e gratuita.
Para Carolinne, a proposta desta temporada amplia o papel do cineclube como espaço de reflexão. “Queremos trazer diálogos que provoquem pensamento crítico e afetivo sobre os corpos e subjetividades que resistem, criam e transformam”.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
Serviço:
Data: 28/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Cineteatro do IFTO – 310 Sul, Av. NS 10, s/n
Sessão legendada | Entrada gratuita Sugestão de legenda:
-
Tocantins1 dia atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social5 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi
-
Economia4 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Sebrae4 dias atrás
Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China
-
Entretenimento4 dias atrás
Projeto de formação em audiovisual de Karolyne Rosa encerra ciclo com oficina de teatro em Palmas