Economia
Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia investe em projetos sociais nas agências de Palmas

Com o compromisso contínuo com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, por meio do Fundo Social, tem apoiado projetos sociais em diversas agências do Tocantins, incluindo em Palmas.
Na capital são ao todo 12 iniciativas. A Agência Teotônio Segurado, por exemplo, apoia o ‘Maternar e Acolher’, do Instituto Brasil Sustentável. Focado em mulheres jovens e adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social, o projeto proporciona qualidade de vida por meio da doação de kits de higiene pessoal. O objetivo é suprir a carência de itens básicos para mães que chegam aos hospitais prestes a dar à luz, contribuindo assim para a saúde e bem-estar dos nenéns.
O ‘Viver Comunidade’, da Igreja Batista Moriá, busca fortalecer vínculos na comunidade do setor Jardim Taquari. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de parcerias e a geração de benefícios mútuos, promovendo respeito aos direitos sociais, educacionais, religiosos, ambientais, territoriais e culturais. O intuito central da atividade é proporcionar uma educação de qualidade.
Na área do esporte, o Sicredi também apoia o ‘Compartilhe Amor’, projeto que oferece oportunidades de aprendizagem em fundamentos esportivos como Futsal, Jiu Jitsu, Basquete, Karatê e Música para crianças e adolescentes na Escola de Tempo Integral Luiz Gonzaga, na região Norte da cidade. Além de estimular a prática, a ação busca prevenir a evasão escolar e promover a vida saudável, contribuindo para a igualdade de gênero, a redução da desigualdade e o bem-estar.
O programa ‘Mãos que Acolhem’, que tem o apoio do Fundo Social do Sicredi e é promovido pelo Instituto Brasil Sustentável, faz doações de enxovais para gestantes em situação financeira vulnerável. Esta iniciativa tem como objetivo principal acolher as mães gestantes que chegam aos hospitais sem o enxoval essencial para seus bebês. Além de aliviar o fardo financeiro para aquelas que enfrentam dificuldades econômicas, o projeto visa contribuir significativamente para o bem-estar das mães e de seus recém-nascidos.
Já o ‘2º Costelão do Pequeno Cotolengo’, que também é apoiado pelo Fundo Social, proporciona um ambiente de interação, participação e inclusão social para jovens e adultos acolhidos pela Obra Social Pequeno Cotolengo, contribuindo para a redução das desigualdades.
Conduzido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), e apoiado pelo Fundo Social do Sicredi, o projeto ‘Cuidar’, desempenha um papel crucial na promoção e reivindicação de um sistema de proteção social contra a violência sexual direcionado a crianças e adolescentes no setor Jardim Taquari em Palmas/TO. A iniciativa busca fortalecer a Rede de Cuidado, cujo objetivo é promover a instalação de um sistema efetivo de enfrentamento da violência sexual nessa comunidade. Uma das atividades essenciais do programa envolve a capacitação e acompanhamento de 240 crianças e adolescentes sobre protagonismo juvenil, autoproteção e educação sexual.
A Federação Tocantinense de Tênis, com o apoio do Fundo Social, empreende o projeto ‘Inclusão no Tênis em Cadeira de Rodas’. A iniciativa visa proporcionar às pessoas com deficiência no Tocantins a oportunidade de praticar regularmente o Tênis em Cadeira de Rodas, promovendo a iniciação esportiva de forma inclusiva. Além de oferecer uma atividade esportiva adaptada, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes, promovendo a igualdade de acesso ao esporte.
Taquaralto
O projeto ‘Parque na Escola: Divertindo e Aprendendo’, conduzido pela Escola Espírita Chico Xavier, destaca-se pelo seu olhar inovador sobre o brincar e sua compreensão da importância do lúdico no planejamento educativo. A proposta contempla a aquisição de um parque de qualidade, repleto de acessórios e estímulos, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de brincadeiras, movimentos, ritmos e descobertas sensoriais e motoras. Valorizando o brincar, explorar, socializar, dialogar, criar, recriar, competir e pensar criticamente com respeito a si mesmo e ao outro, o projeto visa contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças inseridas no contexto educativo da escola.
Ainda em Taquaralto, o Sicredi apoia oficinas de artesanato com material reciclável. O projeto ‘Arte de Reciclar’ é desenvolvido pela Associação de Radiodifusão Nação Nordestina e contribui para o consumo e produção responsáveis, parcerias, redução das desigualdades e crescimento econômico.
Desenvolvido pela Casa do Amor ao Idoso, o Sicredi apoia a ampliação da cozinha da instituição, buscando adequar as instalações para obtenção de alvará sanitário.
O projeto ‘Brilho Infantil: Educação para um Mundo Fraterno’ desenvolvido com recursos do Fundo Social e promovido pela Paróquia Imaculado Coração de Maria, destaca-se por sua missão de proporcionar uma educação inclusiva e integral para crianças. Com uma abordagem interdisciplinar, ele procura não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também a formação moral, espiritual, social e emocional das crianças, promovendo habilidades socioemocionais, empatia e reflexão ética.
Agência JK
A Agência JK apoia o projeto desenvolvido pela Federação Cultural em Defesa Contra a Fome do Estado do Tocantins (FECECONF-TO), que trabalha na defesa dos direitos sociais, focando no amparo ao idoso, à criança e ao adolescente. A ação busca melhorar a qualidade de vida dos envolvidos e proporcionar atividades esportivas para as crianças, afastando-as das ruas.
A ação ‘Carta de ABC’, apoiada pela Agência JK através do Fundo Social do Sicredi, visa promover a prática da Capoeira e suas manifestações artístico-culturais. Estruturada para resgatar e difundir a arte/luta da Capoeira, o projeto busca formar um grupo de estudos e prática, destacando princípios, fundamentos e tradições. Com atividades teóricas e práticas, debates e shows envolvendo diversas expressões folclóricas, o Centro de Capoeira Carta de ABC almeja não apenas a promoção da capoeira, mas também a formação integral dos participantes, capacitando-os em cidadania e desenvolvimento humano.
Desde 2014, o projeto do grupo Só Angola/TO promove a Capoeira Angola, musicalidade e samba de roda em Palmas, com atividades sociais e educacionais. Oferecendo aulas adaptadas para idosos desde 2016, o projeto busca preservar e difundir a cultura afro-brasileira, fortalecendo seus fundamentos e promovendo ações voltadas para a pesquisa, estudo e valorização.
Para o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Régis, o modelo participativo do cooperativismo possibilita que parte dos resultados e lucros da instituição seja revertida para as comunidades locais. “É nosso papel contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade onde atuamos, essa é a base da cooperação”, explica Celso Régis.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Economia
Powerade lança novo sabor maça verde – Sour
Marca lança novo sabor e reforça importância do momento da pausa na prática esportiva

São Paulo, agosto de 2025 – Powerade lança neste mês de agosto o novo sabor maça verde, batizado de Sour, para todo o mercado brasileiro. O novo produto de edição limitada tem sabor diferenciado caracterizado por uma acidez marcante e foi criado para surpreender o consumidor e acompanhá-lo em seus momentos de pausa durante a prática esportiva.
O novo sabor incorpora os valores da campanha global “Pausa é Power”, refletindo o compromisso da marca com atletas de todos os níveis e alto rendimento. Com uma cor única e vibrante, Powerade Maça verde, Sour, traz um frescor intenso com a mesma hidratação avançada que Poweradeentrega para antes, durante e depois de treinos e competições.
A marca aposta na transformação do esporte em uma experiência cada vez mais social, em que conexões entre os praticantes contribuem para o bem-estar e o desempenho. A pausa, antes vista apenas como descanso, ganha cada vez mais poder e significado: ela fortalece laços e é essencial para a preparação do corpo e da mente de atletas. Eventos esportivos deixam de ser apenas sobre performance e se consolidam como espaços de encontro, trocas e inspiração.
“O esporte vai muito além da performance individual. Acreditamos que os momentos de pausa também têm um poder de impulsionar a troca, seja para recarregar as energias, para fortalecer relações e consolidar a saúde mental e física. O novo sabor chega para acompanhar esses instantes de forma marcante, reunindo hidratação, sabor surpreendente e propósito. Powerade está aqui para alavancar o impacto positivo dessas pausas na performance de atletas de todos os níveis.”, comenta Catarina Lopes, Diretora de Marketing da marca Coca-Cola no Brasil.
A campanha “Pausa é Power” reforça o legado da marca no universo esportivo que marcará presença nos principais eventos esportivos dos próximos anos, reforçando sua atuação global. A marca já está confirmada em grandes competições, como a Copa do Mundo FIFA 2026, a Copa do Mundo Feminina 2027 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicosde Los Angeles 2028.
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella, e com a FINI COMPANY, empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.
Economia
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
Em Palmas, faturamento do Capim Dourado Shopping já representa 5% do PIB da capital

Lojas para todos os perfis de cliente, praças de alimentação, salões de beleza, cinemas, áreas de lazer, espaços para trabalho remoto, bancos e até órgãos públicos. A diversidade de serviços e a praticidade que definem os shoppings centers espalhados pelo país os tornam cada vez mais atuais, mesmo após quase 60 anos de existência no Brasil. Prova disso é a previsão da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para 2025: o faturamento do setor deve crescer 1,6%, alcançando R$ 201,6 bilhões.
O país conta hoje com mais de 660 shoppings em funcionamento. Em Palmas, o Capim Dourado Shopping faz parte desse grupo e completa 15 anos neste mês, exemplificando o que torna esse modelo de empreendimento tão atrativo para o público. Inaugurado em 2010 com a expectativa de reunir 86 operações comerciais, o shopping dobrou de tamanho e hoje abriga 159 lojas e 56 quiosques. Além disso, o shopping registrou um crescimento de 365% nas vendas entre 2010, ano de sua inauguração, até 2024.
O impacto econômico também é expressivo. Só em 2024, o faturamento do Capim Dourado alcançou R$ 538 milhões, valor equivalente a 5,23% do PIB da capital. Para o superintendente do shopping, Diego Góes, os resultados confirmam a importância do empreendimento para a cidade. “Esses números refletem a força do varejo local e mostram que nosso shopping é parte ativa da economia de Palmas. O Capim Dourado nasceu com a proposta de ser mais que um centro de compras e, hoje, isso é uma realidade. O shopping é um espaço comercial, mas também contribui para o desenvolvimento da cidade e para a convivência dos palmenses, promovendo iniciativas culturais e sociais”, afirmou.
Histórias de marcas que se desenvolveram dentro do shopping também ilustram esse movimento. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, começou sua operação na unidade em um quiosque e, em julho de 2025, inaugurou uma loja física. “A gente sente que a QDB cresceu junto com o Capim Dourado. A proximidade com o consumidor e a visibilidade que o shopping proporciona foram essenciais para a expansão da marca em Palmas”, avaliou Diany Saraiva, gerente da loja.
Mesmo diante da expansão do e-commerce, os shoppings tendem a seguir em alta por possibilitarem experiências que vão além da compra. Com a ocupação praticamente completa, a perspectiva para o Capim Dourado, segundo Góes, é seguir acompanhando as transformações do varejo e fortalecendo a conexão com os consumidores. “Nos próximos anos, queremos nos consolidar ainda mais como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico regional e um espaço de convivência que gera impacto positivo para toda a comunidade”, destacou o superintendente.
15 anos do Capim Dourado Shopping
Em 2025, o Capim Dourado Shopping celebra 15 anos de história em Palmas e no Tocantins, consolidando-se como o maior centro de compras do estado e um espaço que conecta cultura e lazer à tradição local. Inaugurado em 2010 e expandido em 2015, o Capim é DAQUI, é dos tocantinenses e tem orgulho de fazer parte da vida e das histórias da comunidade ao longo desses anos.
Sebrae
Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China
Seleção levará 22 empresários tocantinenses à Canton Fair 2025 na China, maior feira multissetorial do mundo, com subsídio de 50% no custo da missão internacional

-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi