Educação
Sistema Coca-Cola anuncia sua nova plataforma de ESG, que fortalecerá as iniciativas de Sustentabilidade da América Latina
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/07/IMG-20230714-WA0107-1000x600.jpg&description=Sistema Coca-Cola anuncia sua nova plataforma de ESG, que fortalecerá as iniciativas de Sustentabilidade da América Latina', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Aliados é a nova plataforma de ação coletiva da companhia, que visa unificar todas as iniciativas da região e aumentar o impacto de projetos focados em Água, Empoderamento Econômico e Reciclagem
Para avançar em seus objetivos e iniciativas de sustentabilidade, a The Coca-Cola América Latina une-se a diferentes comunidades, organizações, governos e empresas na região para a implementação e fortalecimento de iniciativas que permitem responder às necessidades locais e desafios das comunidades onde a companhia opera.
Como um sistema global de rede, mas que visa gerar efeito local, a companhia identificou a necessidade de criar uma plataforma integrada de gestão, comunicação e colaboração, a fim de impulsionar e reforçar o impacto dos atuais e futuros dos projetos em que atua na América Latina. É desta forma que nasce a plataforma de ação coletiva – Aliados –, conceito que identificará a forma da empresa de implementar projetos de sustentabilidade nesta região, bem como visa refletir o espírito colaborativo e o papel decisivo dos sócios e colaboradores em cada uma iniciativa em que a companhia está envolvida, seja em programas de impacto socioeconômico, gestão de resíduos ou de água.
A plataforma Aliados já tem presença em toda a região e representa a forma como o Sistema Coca-Cola trabalha para fomentar os projetos de ESG. Neste âmbito, Aliados destacará o trabalho em conjunto com parceiros para alcançar as suas metas de sustentabilidade na região, contribuindo para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Dividido em três pilares – Água, Empoderamento Econômico e Reciclagem-, Aliados fornecerá uma estrutura complexa e guiará os esforços de sustentabilidade do Sistema Coca-Cola e de múltiplos parceiros, a fim de catalisar o impacto em toda a região. Dentre os parceiros aliados que compõem esse conceito, estão autoridades da sociedade civil, que representam um apoio fundamental para a companhia e já atuam como pontos de contato relevantes para assuntos de ESG da companhia, visto que cooperam com a evolução dos projetos ao dar visibilidade às necessidades reais e potenciais das comunidades, além de compartilharem conhecimento, recursos humanos e materiais essenciais para garantir o impacto e a perenidade dos projetos implementados, com foco em iniciativas, como:
Projetos de água: para fornecer acesso à água em escolas do México foram aprimorados os serviços de água, saneamento e higiene (WASH), onde foram atendidas mais de 215.000 pessoas apoiadas pela Fundação Coca-Cola e pela Coca-Cola México. Por outro lado, existem programas de recarga de água no Brasil, na Guatemala, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, República Dominicana, que incluem atividades como a conservação, o reflorestamento e a agricultura sustentável; tendo este último impactado 11 milhões de pessoas indiretamente.
Projetos de reciclagem que buscam incentivar a transformação de pequenas lojas do varejo e que contam com pontos sustentáveis para coleta de embalagens PET e PEAD. Alguns desses programas já apoiaram 5.000 recicladores com a entrega de motocicletas para fortalecer a logística de reciclagem e melhorar a qualidade de vida desses atores, além de coletar anualmente cerca de 100.000 toneladas de garrafas plásticas para transformá-las em 50.000 toneladas de resina reciclada, que são convertidas novas embalagens.
Projetos de empoderamento econômico dos quais, somente no Brasil, entre 2020 e 2021, participaram mais de 43 mil jovens em um programa de capacitação profissional online, além de parcerias com organizações que acompanham e impulsionam mulheres empreendedoras em toda a região ao oferecer programas focados em: inclusão digital, estratégias de vendas e outras habilidades necessárias para a gestão e a administração de negócios. No Peru, algumas parcerias fornecem assessoria, treinamento e suporte às lojas. Em 2022, 3.662 lojas foram beneficiadas por meio de ferramentas digitais, mentorias e workshops focados em digitalização, vendas, atendimento ao cliente, finanças e gestão de estoque.
“Aliados é a bússola que orienta nossos esforços para o crescimento sustentável em nossa região e é uma plataforma compartilhada que colocamos a serviço de todos os latino-americanos. Nosso desejo é que, juntos, multipliquemos o amor que sentimos pela América Latina e possamos construir o futuro que sonhamos e merecemos, contribuindo também para o alcance de objetivos globais que buscam melhorar a qualidade de vida de todos e a preservação do nosso planeta”, comentou Sergio Londoño, vice-presidente de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola América Latina.
A companhia também se compromete com metas ambiciosas para os três principais pilares da região, nos quais têm alcançado progressos incríveis graças aos seus Aliados. Dentre eles, estão:
*Reciclagem:*
A América Latina é o principal mercado mundial do Sistema Coca-Cola no uso de embalagens retornáveis.
Sabendo que os resíduos são um problema global, a companhia tem como responsabilidade contribuir para criar soluções e impulsionar a economia circular que inclua a revalorização desses materiais e o apoio aos recicladores de base, sendo os objetivos da companhia: coletar e reciclar uma garrafa ou lata para cada uma vendida e tornar as embalagens 100% recicláveis até 2030.
*Água:*
Sendo a água um recurso vital para o desenvolvimento de qualquer comunidade em todo o mundo e o primeiro ingrediente da maioria das bebidas da companhia, é uma responsabilidade de todos respeitar e proteger os recursos hídricos, bem como promover o uso responsável e seu acesso. Desde 2015, 100% da água utilizada na produção das bebidas da Coca-Cola é reposta.
Como um recurso importante para a companhia, mas também para as comunidades onde opera, a expectativa é de que 2 milhões de pessoas se beneficiem do acesso à água potável até 2030 por meio dos compromissos da empresa neste âmbito.
*Empoderamento Econômico:*
A Coca-Cola América Latina investe para ajudar a melhorar a vida das pessoas, incluindo àquelas ao longo de nossa cadeia de valor e as comunidades de toda a região. Para isso, a companhia continuará com seu legado de décadas de apoio à população local e criação de oportunidades socioeconômicas por meio de seu negócio e além.
O objetivo é impulsionar o empoderamento econômico de 2MM* empreendedores até 2030, contribuindo para a geração de negócios prósperos e resilientes, aumentando, assim, a qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico da região. A diversidade e a inclusão serão uma prioridade dentro dos programas, focando particularmente em gênero e raça.
A intenção continuará promovendo o empoderamento econômico das mulheres e das minorias raciais e, desta forma, avançar na igualdade. Em toda a região, há parcerias com diferentes organizações, governos e outros aliados para participar de projetos de empoderamento econômico em mais de 15 países.
Você pode gostar
Educação
Schmersal promove treinamento gratuito sobre atmosferas explosivas no Tocantins
Capacitação no SENAI de Paraíso do Tocantins terá 8 horas de conteúdo atualizado e certificado gratuito
Publicadas
1 mês atrássobre
15/09/2025Por
Jaciara Barros
- Data: 19 de setembro de 2025
- Horário: A partir das 15h
- Local: SENAI – Rua Residencial 06, Quadra -26, nº 01, Nova Fronteira, R. Res. 16, 991 – Nova Fronteira, Paraíso do Tocantins
- Duração : 6 horas de conteúdo atualizado
- Temas: Conceitos normativos e aplicações práticas em áreas classificadas
- Certificação: Certificado de participação incluso
- Inscrição: Gratuita pelo link conteudo.schmersal.com.br/lp-
treinamento-ex-tocantins-2025 .
Educação
IEL Tocantins oferta estágios remunerados em 8 municípios do Estado
Publicadas
1 mês atrássobre
15/09/2025Por
Jaciara Barros
Educação
Instituto Coca-Cola Brasil apoia jovens no futuro
ratuito e 100% digital, o Coletivo Online do Instituto Coca-Cola Brasil capacita jovens de 16 a 25 anos para o mercado de trabalho, com certificado e acesso a vagas.
Publicadas
2 meses atrássobre
21/08/2025Por
Jaciara Barros

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase

Valdemar Júnior indica relator do PCCR e convoca reunião

Juarez Moreira apresenta proposta de R$ 10 milhões ao ministro André Fufuca

Iguatemi Talks Fashion reúne ícones da moda

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase

Valdemar Júnior indica relator do PCCR e convoca reunião

Juarez Moreira apresenta proposta de R$ 10 milhões ao ministro André Fufuca

Iguatemi Talks Fashion reúne ícones da moda

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

“Atômico”: entre o caos e a arte, Chico Chokolate lança videoclipe dirigido por Nival Correia

Tocantins Parcerias promove palestra sobre saúde mental no Outubro Rosa

Projeto Cena Dramática seleciona estudantes da rede pública

Minas Trend 2025 deve gerar mais de R$ 30 milhões em negócios

UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo

A Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial

Luiz Fux formaliza pedido para integrar a 2ª Turma do STF

UPA Norte passa por manutenção elétrica nesta quinta (23)

Dama de Ferro no Japão: Sanae Takaichi é 1ª primeira-ministra

Última pessoa a usar joia roubada no Louvre era bisneta de Dom Pedro II

Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase

Valdemar Júnior indica relator do PCCR e convoca reunião

Juarez Moreira apresenta proposta de R$ 10 milhões ao ministro André Fufuca

Iguatemi Talks Fashion reúne ícones da moda

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade
DESTAQUES
- Social2 dias atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Economia7 horas atrás
Maya Negócios Imobiliários inicia nova fase
- Faet e Senar5 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Social22 horas atrás
Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche
- Corpo de Bombeiros Militar2 dias atrás
Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros