Faet e Senar
Sistema FAET/Senar reforça a importância da capacitação na Agro 360

O Sistema FAET/Senar esteve presente em uma das maiores feiras de agronegócio da região sul do estado, denominada Agro 360. Na 2ª edição do evento, com o tema “Conhecimento Integrado com Produtividade”, ocorrida nos dias 21 e 22 de abril, na Fazenda Estrela do Norte, município de Peixe, o coordenador da Regional de Gurupi, Marcelo Borges, expressou sua satisfação em poder participar de um evento que dissemina e integra conhecimento e inovação para o campo.
A participação do Senar no Agro 360 atraiu um grande público, que pôde conhecer melhor os serviços oferecidos pela entidade e reforçou a importância da capacitação e assistência técnica para o desenvolvimento da agropecuária no estado. Além disso, os visitantes participaram de oficinas de operação de drones para aplicação de defensivos na agropecuária.
O evento contou com a presença de mais de 140 empresas e instituições locais, que apresentaram seus produtos, maquinários e implementos agrícolas. Para o presidente do Sindicato Rural de Peixe, Pedro Prevedello, a realização da feira representou uma oportunidade de aproximação das cadeias produtivas do sul do estado e ofereceu uma troca de experiências entre expositores e visitantes do evento.
Faet e Senar
Sicredi e Sistema Faet/Senar TO, firmam convênio para ampliar crédito e assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais
Parceria pode beneficiar mais de 7 mil propriedades no Tocantins, com acesso facilitado a financiamento e capacitação para fortalecer a agricultura familiar e a produção no campo.

O Sicredi e o Sistema Faet/Senar assinaram, nesta quinta-feira (14), um convênio inédito no Brasil para ampliar o acesso ao crédito rural e oferecer assistência técnica e capacitação a produtores de todo o Tocantins. O acordo prevê a capacitação de equipes técnicas para orientar os produtores na obtenção e na aplicação dos recursos, além da realização de eventos com foco na educação financeira. A cerimônia foi realizada na agência Agro do Sicredi, na Avenida JK, em Palmas, e reuniu representantes das duas instituições.
Pela parceria, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibilizarão técnicos para atendimento direto nas propriedades, enquanto o Sicredi oferecerá linhas de crédito com condições competitivas e análise simplificada, o Sicredi é um dos repassadores do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte) e pretende capilarizar o recurso por todo o estado.
Segundo o diretor executivo da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Luis Guilherme Salles Trindade, a união de esforços fortalece o desenvolvimento regional e as comunidades. “Nós estamos muito gratos à Faet por compreender a importância dessa parceria com o Sicredi para que possamos expandir nossas ações. Nosso principal objetivo é levar educação financeira aos produtores. Enquanto o Senar oferece a educação técnica, o Sicredi contribui com a educação financeira e, consequentemente, disponibiliza linhas de crédito subsidiadas para apoiar o desenvolvimento desses produtores e, por extensão, das comunidades onde estão inseridos”, afirmou Trindade.
O Sistema Faet/Senar atende 135 municípios tocantinenses por meio de 200 técnicos rurais. Entre 2024 e 2025, mais de 7 mil pequenos produtores foram atendidos pela instituição.
O presidente do Sistema Faet/Senar, Paulo Carneiro, enfatizou que a iniciativa posiciona a federação como agente de crédito do Sicredi, facilitando o acesso ao financiamento para pequenos, médios e grandes produtores. “Essa união amplia as oportunidades de investimento no campo, com crédito ágil, seguro e suporte técnico para aumentar produtividade e sustentabilidade. Acreditamos que o fortalecimento do setor agropecuário começa na base produtiva, com crédito acessível e orientação qualificada.”
Também participaram do evento: Vanderson Fortuna (GRD CS/TO), Rita Della Santa (gerente da Agência Agro no MS), Delma Rodrigues (gerente da Agência JK), Diego Reis (GRD NT/TO), Rodrigo Machado (GRD SD/TO e Oeste da Bahia), Flávio Araújo (superintendente de Desenvolvimento) e Diogo Pelissaro (GRD MS).
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Faet e Senar
Eleição FAET 2026 terá chapa única liderada por Paulo Carneiro
Eleição FAET 2026 terá chapa única “Aliança pelo Agro”, liderada por Paulo Carneiro. Diretoria será responsável pelo mandato de 2026 a 2029.

A eleição FAET 2026 já tem sua configuração definida: uma única chapa foi registrada para concorrer à diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), com votação marcada para o dia 3 de outubro. A “Aliança pelo Agro”, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Paulo Carneiro, foi oficialmente registrada nesta segunda-feira, 14 de julho, na sede da FAET, em Palmas.
Segundo o presidente, a composição da chapa única reforça o alinhamento e o compromisso com o fortalecimento do setor agropecuário no Tocantins. “Essa composição representa a confirmação da unidade deste grupo em benefício do produtor rural tocantinense e também a certeza de que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais a entidade, que é a representação maior do agro do nosso estado”, afirmou Carneiro.
Registro da chapa na eleição FAET 2026
Durante o ato de registro da chapa “Aliança pelo Agro”, foram entregues à Comissão Eleitoral a ficha de qualificação e todos os documentos exigidos dos membros da nova diretoria e do Conselho Fiscal. A documentação foi protocolada de forma presencial e cumpre todos os requisitos estatutários.
A diretoria eleita será responsável pela gestão da FAET entre os anos de 2026 a 2029, conduzindo ações voltadas ao fortalecimento do setor agropecuário, qualificação de produtores e defesa institucional.
Composição da chapa única na eleição FAET 2026
Diretoria – Titulares
- Presidente: Paulo Carneiro
- 1º Vice-presidente: Frederico Sodré dos Santos
- 2º Vice-presidente: José Eduardo Guimarães Mota
- 1º Secretário: Vanderlei Silva
- 2º Secretário: Francisco Carlos Assi Tozzatti
- 1º Tesoureiro: Eurípedes Martins Costa
- 2º Tesoureiro: Darcy Dário Drews
Diretoria – Suplentes
- Simone da Silva Sandri Rocha
- Paulo Vieira Labre
- Jhonatha Araújo Silva
- Fabrício Henrique Ribeiro Cândido
- Flávia Caroline Germendorff
Conselho Fiscal – Titulares
- Jackson Souza Lima
- Valdemar Batista Nepomuceno
- Ozenira Caldeira Marques
- Cleiton Marinho de Brito
- Marcos Antônio Feitoza da Costa
Conselho Fiscal – Suplentes
- Raimundo Nonato Pessoa da Silva
- Mércio Viana de Oliveira
- Edilson Gabino de Sousa
- Saulo Soares
- Gilvânia Barros Camarço
Continuidade da liderança na eleição FAET 2026
Paulo Carneiro já lidera a FAET e segue como o principal nome do setor no estado. Sua recondução à presidência demonstra apoio maciço dos sindicatos rurais, cooperativas e produtores, refletindo uma gestão marcada por estabilidade, investimento em capacitação e representatividade nacional junto à CNA.
Além disso, a permanência de Carneiro fortalece o diálogo com instituições federais, estaduais e o sistema S, como o SENAR, parceiro direto nas ações educativas voltadas ao produtor rural.
Impacto da eleição FAET 2026 no agro tocantinense
A FAET é um dos pilares do agronegócio tocantinense. Sua diretoria atua diretamente na formulação de políticas públicas, defesa de pautas como crédito rural, infraestrutura, regularização fundiária e inovação tecnológica no campo.
A eleição FAET 2026, mesmo com chapa única, é decisiva para o futuro da federação e representa um novo ciclo de trabalho.
Saiba mais
Faet e Senar
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
Senar Tocantins realiza Jornada Técnica do Agronorte com foco em apicultura e capacitação de técnicos. Evento ocorreu em Tocantinópolis.

Tocantinópolis (TO) – Técnicos de campo, supervisores e instrutores do Senar Tocantins participaram da primeira Jornada Técnica do programa Agronorte no estado, com foco nas atividades de apicultura e meliponicultura, consideradas de alto potencial produtivo para a região.
Realizada de forma simultânea nos sete estados da Região Norte, a Jornada Técnica é uma iniciativa do Senar Central e tem como objetivo qualificar o corpo técnico das administrações regionais para ampliar os serviços de assistência técnica e extensão rural nos estados nortistas.
Capacitação estratégica
A etapa do Tocantins foi realizada em Tocantinópolis, e contou com a presença do zootecnista e consultor Heber Luiz Pereira, que ministrou, durante dois dias, conteúdos sobre novas técnicas de manejo de abelhas com e sem ferrão, com foco na produção de mel e seus derivados.
“A iniciativa do Senar Central é apoiar as administrações regionais com o que há de mais recente na apicultura e meliponicultura, para que os técnicos levem aos produtores informações mais relevantes e atualizadas”, destacou Heber.
Diagnóstico regional e ações planejadas
O assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional do Senar, Vilton Francisco de Assis Júnior, acompanhou a jornada e explicou que o programa é resultado de um levantamento feito nos estados:
“Mapeamos as dificuldades e limitações dos produtores rurais e construímos um planejamento estratégico com ações eficazes para atender cada realidade”, ressaltou.
Expansão e impacto local
A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Tocantins, Klísia Oliveira, informou que até o final do ano novas jornadas técnicas serão realizadas:
“Vamos promover capacitações em cadeias como bovinocultura, olericultura, fruticultura, entre outras, para atualizar nossos profissionais e melhorar ainda mais o atendimento ao produtor rural.”
Para a técnica de campo Bruna Dias Tavares, a jornada é uma oportunidade de aprimorar o que já se conhece:
“Mesmo com experiência, sempre aprendemos algo novo e adaptamos esse conhecimento à realidade do produtor.”
A supervisora de ATeG, Gabriella Souza Lima, também destacou a troca entre os participantes:
“Além do conteúdo técnico, a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões agrega muito à nossa prática.”
Já o técnico de campo Jefferson Melo apontou o acesso a novas tecnologias como diferencial:
“Essas capacitações nos permitem levar o que há de mais moderno aos produtores atendidos.”
-
Social3 dias atrás
Vantuil Junior fala do Show de Henrique & Juliano em Palmas
-
Social9 horas atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Social3 dias atrás
Carlos Alberto e Caroline Marques celebram noivado
-
Entretenimento3 dias atrás
Exposição “ENTREMEIO” chega a Palmas após sucesso em Goiânia com novas obras e experiências imersivas
-
Social5 dias atrás
Lu Tranchesi organiza o chá de bebê de João, segundo filho de Lelê Saddi